Thursday, February 23, 2006

Segundo dia

Acordamos cedo (5:30 aqui, 7:30 do nosso ex-fuso). Eu e o Rudi comecamos logo a conversar e ver o que teriamos que fazer. A conclusao basica foi: temos que sair do hotel logo, é caro para um nao-turista.Resolvemos entao alugar um carro e dar uma banda em Laval, que foi uma cidade muito recomendada pelo pessoal da imigacao em funcao das criancas e da proximidade de Montreal para nos.Ficamos na internet pegando o endereco do Carrefour de immigration la. O cafe da manha é bem legal.As crias adoraram o croissant e o nescau com leite instantaneo.Saimos cedo, alugamos o carro em lugar estranho (pequeno e com uma mecanica do lado), mas foi o unico que aceitou o fato de nao termos cartao de credito, so que tivemos que deixar um deposito por 3 meses, para o caso de multas.Normal!As pessoas sao realmente gentis demais, parece que tudo fica facil, mesmo se tu nao conheces nada nem ninguem, como nos. Alugamos um Suzuki mini, o meu Ka era uma caminhonete perto dele!Mas para o que precisamos esta otimo.Fomos a Laval, achamos o Carrefour e logo me atenderam duas senhoras super simpaticas e solicitas. As criancas e o Rudi ficaram la fora - brincando - rolando na neve. Laval é bem bonitinha, mas ainda conhecemos bem pouco. Nessa primeira entrevista meu frances foi muito elogiado (oh nois Cris!), imagina o nivel da galera que passa por elas para ficarem admiradas com o 'mon francais très bizare'. Me deram varios papeis e informacoes, mas o resumo da opera foi: nao da para fazer nada enquanto nao tiver um endereco. Ou seja... Elas me encaminharam para outro servico, o Servico de integracao intercultura. Fala a verdade: É O MAXIMO!!!!Nao, elas nao me deram o endereco e tchau. A senhora ligou na minha frente explicou para a outra a minha situacao e agendou uma entrevista para dali a 1h. Sai muito feliz e disse pro Rudi: os caras matam a pau!Almocamos correndo e nos mandamos para la (ah! ganhei tb um mapa da cidade no carrefour de imigracao e varias informacoes sobre tudo, mas elas mesmas me disseram que eu poderia voltar la quando as coisas se assentassem mais, para poder fazer as perguntas que surgirao. Solicitude pouca é besteira!No servico de integracao a acolhida foi melhor ainda. As crias ficaram brincando em um computador e comendo balas echocolates enquanto nos dois tivemos a primeira entrevista com a nossa ... (acreditem...) agente de imigacao. Sim, temos uma agente!!hehehe Ela se chama Roxana é romena e muito gentil. Perguntou porque tinhamos imigrado e eu contei um pouco sobre os sequestros -relampago, so para ilustrar!Voces acham que eu peguei pesado?Bom, ela nos indicou um apto para alugar. Na real essa historia de alugar aqui, nao é bem assim. Disse ela, que se vc nao vai indicado, vc apenas preenche uma ficha para o proprietario escolher, entre os interessados para quem ele vai alugar. Os criterios nao nos sao muito favoraveis: ser quebecois, ter emprego e ter uma carta do locatario anterior. Mas ela conhece alguem que quer alugar um 4 e meio (dois quartos), num preco normalzinho e num lugar bem situado no bairro de Laval des Rapides. Que tal? Acho que para mim vai ser perfeito, nao ia dar se fosse Laval des Lents!(que besteira!). Bom, amanha temos uma visita com o proprietario, se der tudo certo talvez possamos ir para la na proxima semana. Bem bom, né?A Roxana também elogiou meu frances e falou pro Rudi que ele deveria treinar comigo (ele ficou puto!hehehe). Ela indicou um local de cursos de frances gratuitos(nao é aquele que vamos ter a bolsa do governo, para esse a espera é de 6 meses), mas avisou que so tinha nivel intermediario. Eu disse que gostaria muito de ir fazendo esse, e ela me disse 'mas o que vc vai fazer la?Seu frances é otimo, seu nivel é avancado!'. Cris: favor nao chorar de emocao! Acho que ela exagerou, mas tudo bem, sai me sentindo a ultima batatinha Pringles do pacote!So podemos comecar com a funcao da documentacao quando tivermos o bendito endereco, entao marcamos um novo encontro com ela para segunda. Saimos de la, passamos para dar uma olhada no apto, bem legal! Bem nova-iorquino. Eu amei! As crias nao gostaram da cor (detalhe: é de tijolinhos!), tem sacada e parece bem espacoso. Amanha veremos!Voltamos para Montreal e fomos ao Mont-Royal, tb conhecido como ' a montanha', ja que a cidade é plana e so tem esse monte (eu acho!). La caminhamos na neve e patinamos no gelo. Foi muito legal! Nos divertimos demais! A Giulia patina muito bem, gracas as aulas de patins que teve ano passado.O Pedro ganhou o trofeu de perseveranca. Caiu 1000 tombos, mas nao desistiu e nos valorizamos muito isso. Eu tb fui de bunda duas vezes e descobri que o gelo é muito duro!Saimos de la 19h, mas ja era noite fechada. Fomos jantar em um restaurante vietnamita. Me lembrei muito da minha mae, que adora esse tipo de comida, e apesar de eu nao ter dito nada em algum momento o Pedro falou: 'acho que a Vava é que ia adorar isso aqui, né mae?'. Chegamos aqui cansados, o Pedro ja dorme e a Giu esta vendo show de patinacao no gelo. A proposito ela fez sua primeira amiga na pista de patinacao: uma menina iraniana!Falei com o pai dela, eles tb sao imigrantes e ele esta fazendo seu doutorado em matematica.As duas se entenderam muito bem em criances, que deve ser a lingua das criancas.Assim, a Giu perdeu seu primeiro medo: de nao ter amigas aqui. Ela ficou tao feliz! Eu expliquei que existe uma limgua que o mundo inteiro entende: é a lingua do sorriso e da simpatia.Nossa experiencia ate agora, so pode confirmar essa minha teoria. Nao espero que continuemos sempre sem problema algum, mas so vou pensar neles quando comecarem a aparecer. Xo, ansiedade antecipatoria!Agora é so cutir! Afinal, também somos um pouco turistas ainda e temos que aproveitar bem essa condicao!

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

My:
Estamos muito felizes com as postagens de vocês. Bem sei que não é fácil chegar num país diferente, catar as malas, sair do aeroporto e achar um lugar para ficar, mas pelo jeito vocês conseguiram passar por tudo isso sem grandes sobressaltos, com dois pequeninos e uma bagagem de fazer inveja. Maravilha é a gente poder ver um sonho sendo realizado no dia-a-dia, especialmente quando ele é compartilhado com as pessoas que amamos. Me tiras um peso do coração saber que tudo está correndo dentro do esperado (apesar desta história dos dólares, que barbaridade do pessoal daqui). Já ia ligar para a tua mãe para ter notícias quando o Léo disse: entra na internet para ver se eles já disseram alguma coisa. Adorei. E não me surpreende a receptividade do Pedro e da Giulia diante das novidades. Eles são ótimos mesmo. Diz pra Giulia que é assim mesmo, a gente nunca sabe de onde podem sair os amigos (ou aonde eles podem chegar...). Há, o Léo diz que, nesse clima de "Brokeback Montain", já está com saudades da lingüiça crua do Rudi.
Beijos,
Mari e Léo.

1:51 PM  
Anonymous Anonymous said...

Amigos queridos:
Voces conseguiram, voces merecem de verdade, leio todos os dias e teho a certeza de que sempre encontrarei sucesso. As crias são frutos dos pais que elas tem. Quanto ao teu francês My mérito de tua capacidade, tu Rudi preferiu o judô! Quoi faire??? Tenho dificuldade de escrever, pois tenho sempre lágrimas nos olhos...virei babaca!!!
Amanhão vou para a praia, ficarei sem contato uns dias mas amo muito os meus irmãos. Um grande e carinhoso abraço
Cris

9:30 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Galera!!!
Nunca pensamos que este blog traria tanta alegria... Parece que vcs estao aqui, pertinho de nos!Mari: o Pedro disse que ele nao é pequeno e que ajudou a carregar as malas, hehehe!Vejam as proximas noticias!Beijos!

9:28 AM  
Anonymous Anonymous said...

HAhahahahahah...essa da liguica eh pra la de bambi. Proxima visita vai rolar um churras com carne no ponto...hehehehe. Abraco.

7:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

Cris, realmente me arrependo de ter ido mais no judo q no frances...hehehe. Nao é facil se comunicar por aqui. O Quebecoise é brabo, o frances da Romenia nao tem R na garganta, é lingua no dente e o ingles da galera do oriente medio é quase mexicano...uma salada! Mas to me virando hahaha. Se vc tivesse almocado hoje com a gente acho que nem vc teria entedido o q a garconete falava...quebecoise no mais alto nivel e péssima diccao. Bises, Rudi.

7:58 PM  
Anonymous Anonymous said...

Mylene e Rudi,

Não resisti e fiz as reservas da primeira classe para vocês no decolar.com,
quanto a grana não se preocupe, depois a gente acerta !

2 adultos a R$ 18.773,66 c/u + 2 crianÇas a R$ 13.194,78 c/u
mais impostos
Total: R$ 65.067,88

Vôo UA 842 United Airlines
De: São Paulo, Brasil (GRU) 03/03, 9:10 PM
Para: Chicago, USA (ORD) 04/03, 5:10 AM
Classe: Primeira
Avião: BOEING 767-300


Duração da escala no Chicago, USA: 1 horas, 50 minutos
Vôo UA 7756 United Airlines
De: Chicago, USA (ORD) 04/03, 7:00 AM
Para: Montreal, Canadá (YUL) 04/03, 10:10 AM
Classe: Primeira
Avião:



Vôo AC 930 Air Canada
De: Montreal, Canadá (YUL) 01/12, 9:10 AM
Para: Miami, USA (MIA) 01/12, 12:44 PM
Classe: Primeira
Avião: AIRBUS A-320


Duração da escala no Miami, USA: 1 horas, 50 minutos
Vôo UA 9835 United Airlines
De: Miami, USA (MIA) 01/12, 8:00 PM
Para: São Paulo, Brasil (GRU) 02/12, 6:05 AM
Classe: Primeira
Avião: BOEING 777-200

-----------------------------------
NÃO PENSEM QUE NÓS INVENTAMOS, CONFIRA: www.decolar.com

Beijos,

Paola, Marcius, Camila e Pedro.

7:27 PM  

Post a Comment

<< Home