Sunday, March 26, 2006

Um agradecimento

Hoje fomos patinar para a Giulia estrear seu patins novo. Fomos no Atrio 1000, como sempre. Estava meio lotado, e ainda por cima teve show de um gupo de japoneses que tocam uns tambores enormes e outros menores, mas é tipo uma coreografia ritmada. Muito legal, as crias adoraram. No meio do lance, estourou uma baita bolha no meu pé, bem no calcanhar, e nao deu mais pra continuar. Deixei eles patinando lá e fui dar uma volta no centro velho. Enquanto caminhava até a catedral Marie Reine du Monde (entrada grátis,lógico), fui pensando na vida e achei que hoje deveria postar aqui um agradecimeno aos meus pais. Foi caminhando por ali que me dei conta da importancia que as viagens que eles me proporcionaram, tiveram na minha vida e no meu caminho até aqui. Quando eu tinha 9 anos, meus pais nos levaram para a Europa. Poderiam ter me levado para um parque de diversoes gigante, colorido, fanástico e templo do consumismo (sabem de onde eu estou falando?), mas não. Se tivessem me levado para este parque, certamente se livrariam de mim por algumas horas, pois ficaria inebriada de ilusao e ilusionismo, produtos de sonho para qualquer criança e certamente não teria tantas coisas a perguntar. Mas não os malucos me levaram pra Europa e olha que nao existia nem Eurodisney. Mas foi a melhor coisa que poderiam ter feito por mim. Lá eu entendi que a vida pode acontecer de muitas formas, muitos ritmos e muitas cores. Lá eu vi obras de arte que retratavam a tristeza das guerras, a solidão do ser humano, a emoçao de estar vivo. E me lembro de tudo até hoje, 24 anos depois. Foi lá que eu comecei a questionar os rumos da vida e nunca parei de pensar sobre isso, por mais assustadores que esses pensamentos as vezes sejam. Lá eu aprendi a refletir sobre a diversidade dos pensamentos e a me encantar com isso, embora algumas formas de pensar ainda me irritem muito...Lá eu conheci muçulmanos, indianos e judeus e vi que amizade pode ter muitas caras. Com nove anos eu conheci Paris, eu conheci a riqueza do ser e a vaziez do ter, a sensaçao de ser pequenininha dentro de uma igreja, dentro de um barco, dentro de um avião... Ainda hoje, enquanto caminhava sozinha pela Vieux Montreal, eu era aquela mesma criaturinha confusa de 9 anos, sentindo-se pequena ao perceber a imensidao do mundo e o mundo de coisas que eu nunca vou conhecer, que eu nunca vou saber e que eu jamais vou conseguir compreender. Se eu nao tivesse tido aquela experiencia tao rica, sera que eu estaria aqui hoje? Será que eu daria o valor que eu dou para esta experiencia? Por isso, o post de hoje vai para esses dois figuras que me arrastaram Europa a fora, mesmo pensando que eu nao ia entender muita coisa ou nao ia me lembrar depois. Posso nao ter entendido algumas coisa na época, mas digo que, com certeza, entendi o principal: que o mundo é grande demais e que a arrogancia é podre. Obrigada pai e mãe, por terem me ensinado muito cedo, que a mediocridade é um (triste) estado de espírito. Obrigada por nao terem me levado pra Disney!

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

D'accord!!! a qualidade da educação que recebemos, devemos realmente a estas pessoas maravilhosas que fizeram,com que tivéssemos a compreensão de um mundo diferente da massa...eles fizeram escolhas por nós, quando tínhamos nescessidade disto, com bom senso optaram por caminhos na maior parte das vezes corretos...espero estar fazendo o mesmo pelo meu filho. Je vous aime!!!Cris

8:31 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Pois é, amiga.O medo é grande, mas tb espero estar fazendo o mesmo pelos meus. Beijos!

7:06 AM  
Anonymous Anonymous said...

Vous êtes bien???Ça fait déjà quelques jours et pas de nouvelles, comment s'est passé le truc là du travail??J'attends des nouveautés, d'acc ? Bises

9:10 PM  

Post a Comment

<< Home