Wednesday, March 22, 2006

Um mes... Mil e uma experiencias!

Hoje faz um mes que chegamos aqui. Quando falamos isso pras crias, eles entoaram uma canção: "Longe da Váva, há mais de uma semana. Milhas e milhas distante, do meu amor.Será que ela está me esperando...".Coisa querida, né? Bom, datas foram feitas para quantificar o tempo, e quantificar o tempo deve servir pra alguma coisa, acho que é pra refletir.Neste primeiro mes, nossa sensação é dúbia: por um lado temos a impressão de que passou muito rápido, de que nem deu pra ver o tempo passar. Por outro lado, parece que estamos aqui há uns 3 meses. Estranho, né? Isso prova que a nossa percepção do passar do tempo, depende muito do ritmo que damos à nossa vida. Quando sai do Brasil tinha uma propaganda que falava sobre isso, sobre o quanto a rotina faz a gente ter a sensaçao de nao estar aproveitando o tempo, de ele estar escorrendo entre os nossos dedos. Bom, essa é a única sensação que não temos - de não ter aproveitado esses dias. Cada um foi sugado e espremido ao máximo. Tipo: deu tudo o que tinha que dar! Não sei como foi o ritmo de adaptação das outras pessoas que imgraram, mas acho que o nosso está indo bem. Fico avaliando muito as nossas opções e até aqui, acho que fizemos as melhores possíveis. Aliás avaliar é uma coisa que canadense adora. Eles inventam um lance e dois dias depois começam uma pesquisa pra ver se adiantou, se vai rolar ou não, se deve continuar...Na Tv aberta passam muitos documentários, especialmente à noite, a gente adora ver, até porque o frances é compreensivel, bem bom. Ontem passou um sobre um projeto do Quebec de introduzir yoga nas escolas publicas e os resultados do projeto piloto tanto com alunos com dificuldade de aprendizagem, como com alunos sem.Pausa: percebam que estou entendendo muito bem a TV (claro né, quando a brasa vem pro meu assado...). Sei dizer que os resultados estao sendo muito bons e que eles pensam em aumentar o numero de escolas com esta modalidade. Achei super legal.Afinal, quem vai me dizer que aprender a respirar 'menos importante que aprender a jogar bola? Pode até me dizer, mas eu não acho. As crianças vão desde cedo aprendendo a se acalmar, a perceber o ritmo do corpo, a controlar a ansiedade. Isso só pode ser bom. me lembro que mnha mãe tentou fazer algo parecido comigo. Quando eu era criança e ficava muito puta (sim, eu já era deste jeito) ela me mandava ir no banheiro e falar tudo o que quisesse. Ela não sabia, mas esta é uma espécie de técnica catártica. Não sei se teve mito resultado no controle da raiva, mas uma coisa eu garanto, meu estoque de palavrões aumentou muito. hehehe Quando já estava quase dormindo ontem, ainda deu pra asistir uma parte de uma "aula" (só podia ser uma tele-aula) sobre avaliação de projetos de prevenção ao uso de drogas. Fiquei super feliz, porque entendi tudo, no meu terreno a coisa fica bem mais fácil. Falou-se sobre a importancia não apenas de avaliar, mas de avaliar a avaliação. É preciso saber se o que tu estás fazendo está e dando realmente as respostas que tu queres. Eu até já sabia o que a Dra lá estava falando, mas é bom saber que o idioma na área é mais ou menos comum e que tudo o que eu estudei nesta vida não vai ralo abaixo nesta hora. Enfim, o balanó deste primeio mes segue nos tópicos abaixo, versão resumida e comprimida (meu cunhado diz que não le o blogg porque eu escrevo muito hehehe azar!):
1) Sim, constatamos que touro em pasto alheio e vaca, mas a vaca também não pode se mixar muito, se não vem outra vaca querendo fazer as necessidades biológicas na cabeça da primeira (espero que entendam esta linguagem figurada do mais alto nível!).
2) Começamos a entender melhor o frances, especialmente na TV e nos livros/revistas, mas também na rua e nos papos das pessoas.
3) Detectamos os sons problemáticos do quebecois (ou pelo menos pensamos ter detectado). A questão é, principalmente, o "ch" no lugar do "j"(tendo um toque dos nossos cariocas), e o "r" enrolado no fundo da língua, uma coisa meio mineiros do interior. A isso acrescenta-se o ritmo: rápido e o "puis", eles adoram este...
4) Percebemos que eles tem um probleminha com o lixo. Ouvimos falar que melhora muio na primavera, mas no inverno é f... Tem uma cabines de onibus que , por mais frio que tu esteja, tu não consegues parar dentro. É que algum fofo tocou umas cascas de fruta na semana anterior e o fedor não dá. les tb tem poucas lixeiras, pensávamos que este ponto seria melhor. Apesar disso, tirando Trois Rivieres, não senti nehum cheiro de esgoto.Mas que neve é um troço sujo, é. Pode ser mito branquinha, mas não se enganem, por baixo dela já acharam até cadáver. Verdade quando chega a primavera é preciso limpar a podridão deixada pelo inverno.
5) Romenos são pessoas, na sua maioria legais, com um senso de família muito forte.
6) Imigrantes são pessoas, na sua maioria, loucas! hehe
7) Transporte público é legal e funciona bem, mas quando o querido do motorista passa antes do horário e tu tens que esperar 20 min pelo proximo onibus, gelando na parada, é brabo. Aliás, percebi que quando isso acontece, algumas pesoas passam por mim na parada, caminhando rápido, e quando finalemente eu já to quentinha no onibus, elas entram... tres ou quatro paradas depois da minha. Entendi que, pra nao ficar gelando, elas vão indo. Achei a idéia boa, mas não faço isso quando não conheço o caminho. De repente me bate aquela sensação de brasileira: e vá que não tenha outra parada tão cedo... e se eu for pro lado diferente do bumba... Touro...
8) Imigrantes tem muitas opiniões sobre imigração. Te passam experiencias as mais diversas possiveis. Não dá pra se deseperar nem pra estourar foguetes. O joio e o trigo são diferentes pra cada um de nos, deve-se pegar o que fecha com o nosso jeito de pensar e agir. Experiencia... cada um tem a sua... Essa aqui é a nossa!

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

My

Pode escrever, a gente lê.

Leo/Mari

2:05 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Thanks Leo e Mari!Acho que foi o E. Verissimo que disse algo parecido com isso:Eu escrevo porque não tenho muita clareza das coisas, quem tem, não precisa escrever.Não era bem isso, mas a mensagem é por aí... Beijos nos 4!

2:13 PM  

Post a Comment

<< Home