Wednesday, March 22, 2006

Primeiro dia de aula

Pedro e Giulia foram para a escola.Primeiro dia foi ontem, 21.Acordamos cedo (07:00), arrumamos tudo (a alimentaçao eu ja tinha deixado pronta - salada, sanduiche e suco para o almoço e fruta para o lanche da manha) e colocamos os fofos no onibus pontualmente às 08:15. Tiramos fotos deste momento. Como eu previa foi uma agonia daquelas. A motorista (sim, uma senhora muito simpatica), foi olhando pra eles e dizendo: Asseyez-vous!Voces acham que eles se mixaram? Qual nada, foram se sentando, também o que mais eles poderiam fazer naquela situaçao?Alguns dias antes eu tinha sentado seriamente com os dois e o manual de regras da escola (sim, isso exite, nao é uma maravilha?) e fui passando lentamente todas as regras estabelecidas. Tentei esclarecer tudo, comparamos com as regras na escola do Brasil (ou a falta de), e conversaos bastante sobre as mudanças nas regras na nossa vida, de uma forma geral, e o quanto eu e o pai deles também estamos passando pelo mesmo proceso de asimilaçao de novas contingencias e bla,bla,bla. Nunca esquecendo de lembra-los do precioso mandamento da familia Magrinelli, eternizado pelo meu pai: touro em pasto alheio é vaca! depois de tda esta preparaçao, eles estavam sper afim de ir pra escola, nem dormiram direito na noite anterior, foi aquela emoçao. Particularmente acho isso legal. Coisa chata aquela gente que nao se anima com nada. Oh saco! Enfim, se foram e eu fiquei aqui chorando, naos sei de que, saudade, medo, apreensao... cagaço! O velho e bom cagaço!Logo saimos de casa para aitar a nossa vida e o cagaço passou. Na hora combinada cá estavam eles em seu onibus amarelo voltando bem felizes, tao entrouxados quanto foram. Ai foi o caos, um queria falar mais que o outro e ambos estavam famintos, com esta mudança de horarios e formas de alimentaçao, nao é de se esperar menos. Sentamos juntos para almçar ás 16:00, nosso novo horario de almoço. Resumndo nos contaram que tem aluns monitores que os levam no banheiro (que fica trancado), se alguém quer ir tem que pedir pra profe que ela vai junto. Achei bárbaro. Em uma escola que possui alunos de primeiro e sgundo grau convivendo basicamente em um mesmo espaço fisico, isso é o mínimo. Todo o material é comprado pela escola, ninguém pode levar nada de casa. Ou seja, nao tem essa frescura de " minha caneta é mais bonita que a tua". Todas as canetas e lapis e crayons, sao denticos. Perecebem a mensagem por tras disso? Isso aí: todo mundo é igual, nao interessa se teu pai tem mais grana que o meu. de fato, essa historia de materialismo é bem menos cultuada aqui. E o paradoxal é que a oferta de produtos é muito maior e melhor que no Brasil. Aém disso, cntaram das atividades, que desenharam, fizeram biscoitos e comeram dos amigos, um japonezinho que o Pedro adorou, o hatinho da aula, o quanto as profes foram queridas e o Pedro se queixou que as vezes é dificil de entender o que dizem. Bem-vindo ao mundo dos imgrantes pouca prática, filhote!hehehe No mais, tudo bem. iveram temas e fizeram com capricho. A rotina-mitar-escolar-mylenar esta estabelecida e agora il faut se acostumar com ela. hehe A vida vai omando seu caminho. Acho que eles percebem a riqueza da experinecia que estao tendo. That's what I hope!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home