Thursday, March 09, 2006

Escola

Terça tive a reuniao com a Mme. Lucie que é a responsavel por acolher os cucaratchos desesperados pela escola para os filhos. Explicando melhor, ela é da Comissao Escolar de Laval. Fui me perdendo até o endereço dela, mas consegui chegar a tempo para a reuniao.Ela é muito simpartica, e como todos que trabalham com imigrantes, ficou muito feliz de poder falar frances 'facilmente' comigo. Perguntou um pouco sobre as crianças e disse que eles vao mesmo para Escola St Norbert, onde participarao da classe de acolhimento e francisaçao para imigrantes mirins. Ela também me encaminhou para a comissao de frances para adultos ( e eu que nem sabia que isso existia). Perguntou se eu ja tinha ido à escola e por quanto tempo. Pensei que nao tinha entendido a pergunta e pedi que ela repetisse. Era isso mesmo. Eu sorri de leve e disse que tinha mestrado. Ela se surpreendeu, disse ' Mon Dieu!', e me mandou urgente procurar esta tal comissao, porque eles podiam me ajudar a ter um curso mais adequado ao meu nivel e tb a achar um trabalho mais apropriado, tanto pra mim, quanto pro Rudi. Liguei pra tal comissao e marcaram uma reuniao para semana que vem. Acho que estou dando um o na cabeça desta galera dos cursos para adultos. É que ja tinha me inscrito em um, mas so vai começar em abril e o cara nao sabia se teria o meu nivel (aquele onde as crianças comeram o pao). Ai agora vou conversar com esta na terça e ainda por cima, hoje falei com o cara do outro e ele marcou um teste de nivelamento, formal, com o professor do Ministerio de Educaçao, para dia 24. Acho que estou me adiantando muito... hehehe... É nova! Bom, como diziz meu avo: Nao sou de capinar sentada! hehe Sei la o que vai dar, mas ninguem pode dizer que nao estou me mexendo o maximo. O Guzi tb. Ontem ele foi se informar sobre a busca por um job e resolveu que a melhor forma é escrever cartas de apresentaçao e curriculo e mandar por e-mail para o maior numero de estudios possivel. Agora ele esta la no escritorio da Roxana agilizando este lado. Alias, acho que ja agilizamos tudo o que podiamos neste primeiro momento. A partir de agora, falta que nos cheguem estas carteirinhas para que possamos dar entrada no resto da papelada.Ate para trabalhar precisamos de uma carteirinha que deve chegar so no fim do mes. Assim sendo, dei uma rezada pro santo Expedito, meu santo de plantao, e decidi que tenho duas opçoes: ficar me amufinando e ficando ansiosa ate essas coisas chegarem ou... fazer turismo. Adivinhem o que eu decidi?Vou economizar minhas energias para ficar ansiosa com o que realmente adiantar e nao com estas coisas sobre as quais meu dominio é minimo e o que eu podia fazer , ja fiz. Resolvi entao que vamos para Quebec amaha, provavelmente. Vamos conhecer o hotel de gelo, a capital formal da Provincia, passear, aproveitar. Afinal, esta era mesmo a ideia nestes primeiros tempos. Durante a semana temos que estar aqui para receber os telefonemas que virao (especialmente da escola das crias), fazer contatos, descobrir facilidades para noso dia a dia e nos adiantar (hehe, esta ultima fica por minha conta). Mas no finde, vamos aproveitar e ' Vamos encarar a neve', como diz a Giulia.Inclusive mae, falando em dia a dia: descobri que tem uma igreja aqui em Laval com um padre portugues. Parece que a missa é em portugues, tem uma comunidade de lingua portuguesa e varios eventos comunitarios ... almoços.... ja pensei que tu vais te achar bem para tua missinha dominical. A Giulia , misseira que ela so, tambem adorou e logo quer ir la. Hoje fizemos um programa que faziamos no Brasil. hama-se Dia dos Homens - Dia das Mulheres. É quando o Rudi e o Pedro passam o dia sem nos, pentelhas. hehe E nos, sem eles. A Giulia fez a programaçao e decidiu que primeiro viriamos ate a biblioteca ( ela esta manado mexer nos livros infantis, inclusive a seçao infantil parece a da Livraria Cultura dai, tem sofazinhos, mesinhas, tudo do tamanho deles e todos os livros - muitos e lindos- ao alcance de suas maos) e depois vamos patinar em uma arena interna la em Montreal. Estou feliz que meus filhos estejam descobrindo o prazer das bibliotecas publicas, elas sao uma atraçao que nao temos muito por ai, pelo menos nao tanto como aqui e tao completas. O Pedro tb adorou e sempre encontra uns livros de biologia ou de planetas , dinossauros e estas coisas que ele adora. Eles pensam que estao so olhando as figuras, e nem se dao conta que, ludicamente, começam a ter seus primeiros contatos com o frances. Ja comecam a se dar conta que algumas palavras sao parecidas como o que eles adoram comer de manha: cereal. A palavra é exatamente a mesma. Depois que fomos a Chinatown e que eles viram a forma de escrever dos chineses, começaram a perceber que a adaptaçao poderia ser mais dificil do que sera... hehehe... sempre pode ser pior... mas temos consciencia que este primeiro periodo émais dramatico, depois so vai. O grande desafio ainda é assistir TV (claro, o super tb). Quando tu pegas um que fala calminho ate vai. Mas em compensaçao, quando é um jornalista quebecois, falando a milhao com seus colegas ou entrevistado, tu chegas a ficar tonto. Nao é a toa que às 20:30 eu ja to morrendo de sono!Mesmo assim, chegamos em casa e ligamos a TV para ficar ouvindo e ouvindo, ainda mais agora que nao falamos com muita gente e ainda nao começamos nosso curso. Alias, CRIS!!! Onde estas, mulher? Esta é pra ti: ontem eu assistindo Tv com minha cara basica de vaca atolada e de repente quem eu vejo sendo entrevistado... Roch Voisine! Lembrei demais de ti e ate pensei em te ligar, mas nao tinha mais cartao. O cara é bem lindao, e o melhor, fala um frances bem compreensivel. Ele esta fazendo shows no Cassino de Montreal, mas é claro que nao vamos com as crias, né? Queres vir??? É um bom momento, hein? Bom, minha ama e senhora Giulia esta solicitando minha presença para darmos continuidade às festividades do Dia das Mulheres. A todos, beijos e até!

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Caros amigos

Este meio virtual é bárbaro. A verdade é que conversamos mais agora do que antes...

Por aqui, tudo bem. A Mari com sua insipiente barriga (mas crescendo...). E eu com a defesa marcada (finalmente) para sexta, 17.

A qualidade narrativa dos textos é ótima. Dá vontade de estar aí, de conhecer, de ver... a propósito, My, sabes que o site comporta fotos, né? Eu sei que é difícil mas, quando der, posta umas!

Um abraço para todos,

Leonardo e Marília

9:05 AM  
Anonymous Anonymous said...

Puxa vida eu ñ sabia que tinha cara assombrante?!?!?!

Lipe

12:14 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Leo,
Força e fe que a defesa passa rapido... e nao deixa saudades heheh. Confesso que o elogio sobre a qualidade da narrativa vindo de sua pessoa me deixa...digamos... envaidecida!Ainda mais que sao feitos sem nenhum draftizinho basico. Quanto as fotos, ja estou informada, o unico problema é a falta de uma camera digital (que vergonha...). Bjo!

7:03 PM  

Post a Comment

<< Home