Wednesday, March 15, 2006

St Norbert

St Norbert e o nome da escola que as crias vao frequentar. Antes de falar sobre isso, deixa eu contar que agora temos internet em casa, e pela primeira vez na nossa vida, rapida. Vale a pena pagar para ter uma internet que preste, aqui iso nao e luxo, e indispensavel. Tu usas a internet desde o momento de pensar nos onibus a tomar, ate para achar uma loja ou para ir no cimena no finde. Nao da pra viver sem. Estavamos ofrendo tendo que garimpar espaco no bureu dos imigrantes ou na biblioteca. Agora: C"est fini! (desculpa s spas , mas este tclado em frances nao esta muito bem configurado ainda hehe). O Rudi arrumou tudo e eu sentei aqui que ninguem me tira. As crias estao assistindo Harry Potter IV, ja que compramos um DVD por C$25,00.Barbada, ne. Em compensacao, o tomate aqui e a preco de ouro, tadinha da Giulia que adora... Voltano ao assunto da escola, hoje recebemos o melhor telefone dos ultimos tempos: da escola! Nos ligaram marcando uma reuniao para hoje mesmo com as profes. Fiquei super feliz porque sinto que as iancas sentem falta de brincar com outras e mesmo das atividades escolares. Eles nunca tiveram ferias tao grandes como estas! A escola e publica, mas nao fica devendo nada em estrutura para as particulares brasileiras. Tem computadores por todo o lado, ginasio interno, patio enorme... Enfim... Alem disso, me pareceu muito segur. Logo na entrda tem um cartaz dizeno que nao se pode permanecer nas dependencias da scola sem se identificar e esclarecer a razao na secretaria. A porta, unica que da acesso ao predio, fica trancada. Sentimos a maior firmeza. Junto conosco na reunia tinha uma familia de colombianos, tambem levando as crianca. Quando me dei por conta, o Rudi estava mandando um: Nosotros somo hermanos!, no maior papo com o pessoal. As profes sao umas gracihas, super simpaticas. A classe que as cias vao ficar e a classe de acolhimento, onde o principal objetivo e colocar os alunos em contato com o frances. Eles tambem tem alas de educacao fisica, musica e informatica. Os dois vao ficar na mesma turma (eles adoraram esta parte!). E uma turma de 24 alunos,com duas profes e alunos de 6 a 12 anos. Imagina a zorra! Tem iraniano, equatoriano, indiano... e agora brasileiros e colombianos. A gente paga uma taxa de material escolar e uma taxa por mes que e para pagar as professoras que ficam no horario do almoco. E que as aulas vao das 8:45 ate as 15:20. Ou seja, eles fazem um lanche, tipo fruta, de manha e ao meio-dia fazem um lanchao, meio almoco, mas que somos nos que mandamos de casa tambem. Tem que mandar um super sanduiche (o super e por minha conta), suco e uma sobremesa, tipo iogurte. Assim, os habitos alimentares da familia mudarao completamente. Como ja inham nos avisado, por aqui se toma cafe, se lancha, se anta no fim da tarde e na hora de dormir se come mais alguma coisinha, se precisar. O Rudi morreu de rir, eu achando ue eles vao ficar subnutridos. Disse que, de certo, vou querer mandar uma termica com sopa de osso buco ou com uma dobradinha... blargh! Mas o mais chocante para mim, foi saber que eles vao de onibus escolar desde o primeiro dia... Ai que meda! As professoras morreram de rir da minha preocupacao, explicando para elas que eles nao falam frances, e se se perderem, e se...e se...meus tatuzinhos... Mas me explicraram tudo direitinho, que vao estar esperando na porta do onibus, que nao tem perigo... ou seja... que no segundo dia e melhor! que devQuando saimos da reuniao, ja nos entregaram os crachas com os nomes deles, o endereco e telefone e a hora em estar na frente de casa para pegar o bumba, no caso 8:05. Eles felicissimos que so, ficaram o tmpo todo da reuniao, que foi na propria sala deles, com a outra professora, aprenderam algumas cores em frances, pintaram e tentaram conversar. Queriam ir para aula amanha mesmo e perdemos um tempao explicando e re-explicando quantos dias faltam para terca. A sala de aula e toda especial. Todos os objetos tem seus nomes pendurados do lado. Do lado de fora, cada um tem o seu armario para guardar o casaco e os outros pertences. Tudo bem organizadinho e colorido. E muito engracado ver nossos filhos numa turma de imigrantes, chamados de , com tanta gente diferente, com uma idioma que nao e o deles, com um ritmo alimentar diferente... E tudo tao louco pra gente, imagina pros toquinhos. Fiquei olhando de longe para essas criaturinhas que a gente judou a fazer e pensando o que sera que eles vao me dizer daqui ha 10 anos. Sera que vao agradecer... Sera que vao me odiar... So espero que eles entendam que se estamos errando, e com a melhor das intencoes de acertar, mas afinal isso e o que os nossos pais sempre nos dizem, e sera que adianta.... Em todo o caso, escolhas precisam ser feitas e deixar de fazer uma coisa e, necessariamente, fazer outra. Me consolo com uma maxima que eu adoro: na duvida, prefiro me arrepender do que fiz do que daquilo que nao fiz (se der tempo, obvio... hehehe). Na saida da escola fomos ao shoping comprar mais algumas coisas para organizar a casa. Faz bastante frio e hoje nevou ate que bastantinho, levando em conta que a neve ja estava toda derretida e a gente pensava que a primavera ja estava chegando. Estavamos todos prosas, saindo om um blusao so e o casaco. Cara, ontem a tarde quase congelamos. Essas sao as novidades de hoje!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home