Saturday, March 11, 2006

Trois Rivieres e Quebec

Como eu disse, zarpamos para dar mais uma de turistas em ferias (oh! a ilusao!). Ontem pegamos o carro algudao e fomos até Trois Rivieres que é uma cidadezinha entre Montreal e Quebec. A primeira coisa que fizemos foi parar num restaurante que é chamado de Cabana de Erable. La eles servem comida tipica da regiao e mostram como se fabrica o syroup d'erable. A conclusao que tirei da cultura desta regisao é que é uma mistura de velho oeste com tradicionalismo gauderio. A musica é muito parecida com o bom e velho vaneirao, com gaita ponto e tudo. A comida é meio diferente e me vi obrigada a provar o syroup com linguiça e com feijao (urgh! prefiro puro).Comemos mais pirulitos de syroup , que eu ja disse que amei, so que desta vez, feitos como manda a tradiçao - o caldo quente congela sobre a neve, ai tu colocas o pauzinho, gira e voila, pirulitinho. Fofo, né? A cidade em si é bem bonitinha a danada, embora estivesse chovendo e, pela primeira vez no Quebec (lembrem-se:onde tudo é diferente), senti um puta cheiro de esgoto podre. A cidade é meio que portuaria, digo meio porque o rio esta congelado... hehe...Fomos ate o escritorio de turismo e decidimos ficar la para ver duas coisas: uma exposiçao no museu especialmente dedicada às crianças: um lance de um ogro na floresta, lance interativo que eles amaram! E tb ficamos para fazer um passeio na velha prisao, destivada a algum tempo, mas que foi transformada em museu e, o mais legal, os guias do passeio sao ex-detentos, desta ou de alguma outra prisao canadense. A realidade que eles dizem ter sido a causadora do fechamento desta prisao (falta de higiene, superlotaçao - era feita para 40 e chegou a abrigar 160 - nada demais para os padroes brasileiros), é ainda a realidade de muitas instituiçoes publicas de nossa amada terrinha, especialemnte presidios e hospitais psiquiatricos. O fato é que, tudo o que pude entender do discurso totalmente quebecois, do nosso guia, foi muito interessante. Ele contou sobre sua experiencia (ficou 15 anos preso), sua vida (mae prostituta e tb presidiaria), etc, etc. Tudo coisas que psicolocos adoram ouvir (especialmente quando entendem... hehe).Depois fomos para um hotel legal, do outro lado da rua, comemos em um bistrozinho perto. Sim, perto, porque saimos escorregando pela neve, que com a chuva congelada, vira um verdadeiro ringue de patinaçao. Nos divertimos muito e ainda voltamos ao museu hoje de manha (para brincar mais no orgro....ninguém merece, mas viajar com crias é assim, eles tb tem que dar a sua opiniao).Demos mais uma voltinha na cidade, que deve ter uma igreja para cada 10 habitantes (brincadeira...), e tocamos para Québec City, ou melhor, para uma cidadezinha do lado de Quebec, que nao lembro o nome, onde fica o hotel de gelo - Hotel de Glace. Isso mesmo, um hotel totalmente feito de gelo - tudo: teto, paredes, camas, mobilia, etc... até copo. Ele é construido ha uns 3 anos em dezembro, derrete em março e no outro dezemnvro eles fazem de novo. Tem patrocinio da Vodcka Absolut, e mais de um monte de gente. É ma-ra-vi-lho-so!!! Manheeee: tem até capela de gelo, com vitrais coloridos (de gelo) e tudo... Em cima das camas e dos bancos, cadeiras etc. tem peles para as criaturas sentarem, mas é so. Tem gente que paga mais de C$600,00 para passar uma noite la. É obvio que nao tem calefaçao, entao os desinfelizes dormem nos sacos de dormir dados pelo hotel. Mas tem umas suites que sao demais, tiramos algumas fotos, mas é de babar!Depois almoçamos na estaçao turistica que da lugar ao hotel, e que tem uma vista maravilhosa de um vale nevado, com motinhos de neve passando e tudo o mais. Ainda descobrimos umas especies de boias que escorregam por um barranco de gelo, chama-se 'glisser' ou 'glissage sur la neige'. Nomes bonitos para: escorregar de camara de pneu pelo barranco congelado. É muito dez! Escorregamos a familia inteira em duas boias. É mais legal empilhando todo o mundo porque fica mais pesado e vai mais rapido. Era de graça e, obvio, os orsis dominaram o barranco. Foi o segundo esporte (esporte?) que fizemos no mundo gelado, o primeiro foi patinar. Nos divertimos muito, até que la pela vigesima quinta vez que desciamos (e subiamos, o que é pior) a rampa,fizemos um esquema de duas boias, as crias na frente, eu e o Rudi na de tras, escorregando em trenzinho. Eu fazia (ou devia fazer) a ligaçao entre as boias, so que, no inico da rampa, minha bunda escorregou da boia e la fui eu, gelando o rabo (com o perdao da ma palavra), rampa a baixo, sem poder sair do espaço que me sobrou entre as boias, o Rudi pedindo desculpas, achando que tinha sido o culpado, minha bunda gelando e eu sem conseguir parar de rir. Foi engraçadissimo, mas fiquei congelada um bom tempo e resolvi que era hora de ir embora.Viemos entao para Quebec, onde estamos agora, especificamente na recepçao de um hotelzinho, bem bonitinho, com um computador com intente (adivinhem?) gratis! A cidade de Quebec é muuuiiitttooo linda! Parece um conto de fadas, com direito a castelo, fortificaçoes e tudo o mais. É lindo mesmo! Por enquanto so conheci pelas perdidas que demos até conseguir um hotel (o lance é meio lotado), mas amanha vamos visitar alguns lugares para haoles verem, sem abusar muito da paciencia das crias, que certamente vao querer fazer passeios de brincadeiras na neve. É isso gente, ja dominei muito por aqui,vou sair para tomar um lance e fazer um lanche, ja que almoçamos as 15h e nem temos fome agora. Beijos a todos!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

salut!!!vous tous...les photos sont superbes, vous êtes tous très beaux. Rudi, prends garde cette chose là de ces animaux "cerfs" ça peut bien faire l'habitude...Philou m'a téléphoné pour me dire qu'il travaille sans cesse mais qu'il est vivant, en dépit de tout ce que se passe chez lui. Bises