Sunday, April 09, 2006

Integração

Esta semana começamos efetivamente nossa intergração no Canadá. Arranjamos uns "survivals jobs", para parar de mexer no nosso rico dinheirinho em Reais. O Rudi está trabalhando em um restaurante, que é tb uma loja de conveniencias.Voces precisam ver como ele fica lindinho de touquinha na cabeça...hehe Eu to me virando em m Café no Centre Ville de Montreal, dentro de uma galeria muito linda. O bom é que nem preciso sair na rua , o metro me deixa dentro do trabalho (só tenho que caminhar um pouco). Sabemos que isso não é nenhuma maravilha, mas foi nossa escolha para esses primeiros tempos. É um pouco difícil coordenar os horários para ter alguém em casa na hora que as crianças saem para escola e na hora que voltam, mas não sei como, conseguimos fazer isso perfeitamente. O Rudi trabalha das 06:30 äs 14:30 e eu das 12:00 äs 18:00. Neste primeiro momento só eu vou estudar frances ( de manhã, a partir de amanhã), já que em maio começa meu curso na universidade (não... não esquecemos dos nossos sonhos e do por que estamos aqui...). O Rudi ainda vai ter tempo, a tarde, para agilizar a busca de emprego na área dele. Começou a correria... Não sei como consigo me comunicar com a galera do Café, a fluencia ainda tá longe, e minha tecla Sap (do frances pro ingles), ainda tem um delay... Alguns clientes acham engraçado eu começando a falar em frances, eles tocando em ingles, eu respondendo em ingles e daqui a pouco em frances...tem uma hora que eu dou uma parada e brinco: May I speak portuguese? Eles dão risada... A verdade é que quando começamos a trabalhar, não importa com o que, a gente realmente se insere no país. Tu te sentes mais produtivo, te obrigas ate irar em aguma língua (em casa a gente fica falando portugues, óbvio). Fora que tu conheces gente de todo o canto (só lá no Café tem uma francesa, uma chinesa, duas vietnamitas, uma marroquina e... eu!). Uma coisa que chama a atençao é a educação que a maioria das pessoas tem. Todos pedem "por favor" "com licença", na saída "Merci. Bonne journée!" ou "Bye, have a nice day". Bem que o meu chefe (vietnamita) falou: "Aqui não tem essa de melhor trabalho ou pior. Não interessa se tu trabalhas em um Café ou em um escritório. O que interessa aqui é tu poder pagar as contas no fim do mes". Acho que é isso mesmo. Na nossa metalidade brasileira-tupiniquim, pode parecer meio estranho, mas concordo plenamente com ele. É claro que sabemos que estamos passando por uma fase inicial, e mesmo ainda no Brasil, sabíamos que seria assim. Acho que tem dois, ou tres tipos de imigrantes skilled workers: 1) os que vem com uma boa grana guardada (geralmente sem filhos) e ficam só estudando até achar um emprego em suas áreas; 2) os que já vem com emprego por que tem profissões em demanda; 3) o nosso grupo: que tem uma graninha, mas não quer torrar tudo, tem filhos, estão a fim de recomeçar ( sentido amplo da palavra) e buscar seu espaço na profissão escolhida. Fora isso, a semana foi das doenças. Todo o mundo ficou mal aqui (menos o Rudi). parece que tem ma virose de primavera no ar. Eu e as crias tivemos febre, aquela sensaçao gripe... blargh! Mas hoje parece que todo o mundo está melhor e talvez até nos aventuremos em uma super liquidação de uma loja lá em Montreal. PS: apesar da saudade dos amigos e familiares ( e da feijoada da mãe), a saudade do Brasil ainda é inexistente.

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá Mylène, Rudi, Pedro e Giulia.
Antes de mais nada, parabéns pelo feito de vocês. Estou torcendo que tudo de certo aí neste recomeço. Sempre leio os seus posts e é bem emocionante.
Vocês não me conhecem, deixem me apresentar: sou Thiago. Eu sou aluno da Cristina. Estou no intermediario-A da AF aqui de POA.
Foi ela quem me passou o blog.
Bem ,estou escrevendo, pois, minha esposa e eu, estamos nos preparando para o mesmo feito de vcs. E se vcs puderem nos passar alguns "pulos do gato", nós seríamos muito agradecidos.
vou passar email, caso vcs possam dar um help, manda para: theitling@yahoo.com.br
Merci et bonne chance!!

11:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Mylène, Rudi, Pedro e Giulia,

Descobri hoje o blog de vcs e acreditem, passei a tarde toda lendo todos os posts. Ainda não dei entrada no meu processo porque meu namorado soh se forma em junho, mas já estou procurando a cidade que iremos morar. Gostaria muito de ir pra Laval mas não encontro tantas informações quanto gostaria.
Bem, esse comentário é mais pra dizer que a partir de hoje vcs tem uma leitora fiel! :>

meu e-mail é nara.falcao@gmail.com

Se vcs tiverem alguma dica ou coisa do genero manda um e-mail OK?

Boa sorte!!

Nara

4:33 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Nara e Thiago,
Em primeiro lugar, obrigada pelos votos de sucesso e pela paciencia em ler os posts. Eu mesma acho que äs vezes ficam muito gandes, mas deixo assim...hehe Quanto a imigração é tudo muito simples, não tem segredo algum. Se eu puder ajudar, prefiro que vcs me mandem um e-mail, mypsi2002@yahoo.com, que responderei com prazer. Abraços e boa sorte a vcs tb! My

2:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

My:
Só assim para eu conseguir o teu e-mail...
Beijo,
Mari.

7:18 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi My, Rudi, Pedro e Giulia,
Continuamos na espera e lendo tudo o que for possível em relação a imigração pro Quebec,acreditamos que o Blog de vocês é muito realista e vai se parecer bastante com a vida que a nossa família irá levar por essas bandas.
Estamos nos reunindo com pessoas daqui de Recife que já passaram pelo processo e estão viajando nos próximos meses, e com outras que como eu , já tem data da entrevista e estão tirando as dúvidas.(Nara ,sei que você é daqui, se você quiser se juntar ao grupo deixa um recadinho aqui no Blog de Mylene, que eu mando um convite pro próximo encontro)
E My, estou postando hoje porque gostaria de obter as informações referentes a psicologia pois de tudo o que eu pesquiso, o mais difícil tem sido a minha área de trabalho, por favor, manda os sites e o que você tiver em relação a Ordem e as equivalências...
MERCI
PAOLA, MARCIUS, CAMILA E PEDRO

6:44 AM  
Anonymous Anonymous said...

OOOOOOOOOOPS!!!
Fui eu quem postou
PAOLA

6:48 AM  

Post a Comment

<< Home