Monday, April 10, 2006

Francisação

Pelo que eu entendi "francisation"é o processo de fazer os cucaratchos se entenderem em frances. O fato é que hoje começaram as minhas aulas de frances, oferecidas pelo Ministério de Imigração e Comunidades Culturais. Ainda não é o famoso COFI (aquele que dá bolsa para estudar em tempo integral), mas é gratuito e tem a mesma função. O Rudi vai esperar o COFI já que ele começou a trabalhar de manhã (horário das aulas). Meu curso é no "Loisirs Bon Pasteur", um centro comunitário, mais ou menos perto de casa. O lugar é simplesmente maravilhoso, bem na beira do Riviere des Prairies, que é o rio que divide Laval e Montreal (pelo menos foi isso que o Rudi me disse, detesto geografia...). É uma escola simples, mas pelo que entedi tem também atividades de integração para os imigrantes, o que é sempre dvertido. Minha professora se chama Sylvie e é muito simpática e elétrica. Bem do jeito de minha amiga Cris, que tb foi inha profe de frances. Acho que para elas o mais difícil é esperar os alunos falarem, mas tudo bem, por que é encantador ouvir o frances de ambas. A minha turma já vinha junta há alguns trimestres. de novas só eu e uma haitiana. No grupo temos a diversidade básica do Québec: um afegão, dois libaneses, um peruano, dois colombianos (ou 3), uma venezuelana... Gostei da definição que Sylvie deu para o Québec: "C'est l'Amérique, sans les americans, et la France, sans les français." Todos estão bem de saúde hoje, fiquei tão apavorada que vou fazer uma longa excursão nas prateleiras de vitaminas (acreditem são váááários corredores por farmácia). Esta semana o bicho vai começar a pegar pra mim: aula de frances de manhã, saio 45 min antes da aula terminar para poder chegar ao trabalho ao meio-dia, e só chego em casa as 19h, quando ainda vou ter que estudar para o dia seguinte. Quem me conhece bem não deve estar estranhando nada... este sempre foi o meu ritmo. Mas reconheço que em outro país os estressores são muito mais variados... ou seja... a gente cansa um pouco mais. E tem a idade tb!hehe

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bonjour, que bom que vcs estão se adaptando bem fico feliz pela família toda. Bom, eu tbm quero ir praí e estou começando a me organizar do zero... vou juntar dinheiro pra dar entrada no processo só em janeiro do ano que vem e espero conseguir meu visto de imigrante...deseje-me sorte ok! Gente que Deus continue abençoando a familia toda...Bjos.

9:41 AM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Valeu Gleice! Desejamos toda a sorte prá ti e que Deus te abençoe também!

7:27 PM  
Anonymous Anonymous said...

Salut tous! Mes petis enfants parleront très vite en français, My il faut leur dire que j'ai adoré leur musique! Et toi, Rudy comment ça se passe au travail? My, cette semaine je pense à toi davantage...Clayton fera son bal masqué le 27 avril, je serai la fée, tu peux m'imaginer déguisée en fée, raconte à Giulia, dit-lui que je lui ferai une photo. bises Cris

10:52 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Cris!
fala pro Claiton que ele é um veado...Esperou eu ir embora pra fazer o baile que eu tanto queria ir!!!Snifff... Mas tudo bem, pelo menos não vou ter que encarar a Encarnation... EEEEE!!!!Manda um beijo pra ele, com certeza o evento será um sucesso como tudo o que ele faz!Vou estar lá em pensamento, fantasiada de... digamos...odalisca!heheh

8:32 AM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Cris, no trabalho tudo beleza. Ta sendo bom pra melhorar meu quebecoise. Trabalham comigo 3 quebecoise e eu não entendo presque rien q elas falam. A chefe fala comigo e depois pergunta...tá...o q foi q eu te falei...heheheheh, mas vou me virando. As vezes me pedem um bagel e eu faço um bacon(oeuf muffin) elas se divertem com as minhas trapalhadas...saudades de vc. Abraço, Rudi.

7:40 PM  
Blogger Unknown said...

COFI ainda existe?
Mandem informaçoes por favor!!
docpatricia@hotmail.com

10:02 AM  
Anonymous Danielle said...

Good reeading

6:21 AM  

Post a Comment

<< Home