Wednesday, May 24, 2006

Repostas aos comentários

Oi gente! Tentei responder aos comentários do último post no lugar adequado, mas foi ficando imenso e tive que colocar aqui. Até que é bom, por que inclui algumas respostas a outras pessoas também. tentei evitar de dar "nua e crua"minha opinião sobre isso, embora tenha lido idiotices de todo o tipo na internet, mas já que voces pediram e aqui é "chez moi", lá vai. Primeiramente, Sam, obrigada pela presença amiga.Leslie, as coisas não são "um paraíso"e nem "um horror" como dizem. Repito sempre: DEPENDE MUITO DE CADA UM!!!! Depende da humildade (bem isso!) e da abertura de cada um para novas experiencias. Esses dias alguém me perguntou se nós pegávamos "esses empregos para imigrantes de que o Roch fala". Essa pessoa queria se referir aos chamados "survivals jobs" ou empregos de mao-de-obra "braçal", que vejos todos tratarem com desdém na internet.Resposta: sim, pegamos este tipo de trabalho por que não temos papai rico (que pena!), nem milhoes de dólares no banco (que pena mais ainda!), para ficar aqui esperando um trabalho a altura do que nos consideramos capazes, sem sermos perfeitamente fluentes na língua, nos primeiros 6 meses. Sabíamos desde sempre que isso ia acontecer no primeiro ano e, surpresa, as coisas estão andando mais rápido que pensávamos na direção que queríamos!Mas não encucamos nenhum um pouco de fazer ne importe quel tipo de trabalho, para não "fazer água no barco".Esse é o nosso posicionamento e sempre foi. Não sei se é o mais correto, mas não queremos gastar todo o nosso dinheiro (em reais convertidos!) a espera do trabalho dos sonhos. Il faut commencer!É claro que nunca perdendo de vista o ideal. O problema que vejo é esse, as pessoas pegam os survivals, vivem financeiramente melhor do que viviam no Brasil e se esquecem da vida!Depois de um tempo ficam frustradas e não sabem o que fazer. Se sentem infelizes por terem suas capacidades subestimadas, ou por terem elas mesmas se subestimado. É preciso ter cuidado com isso.Eu e o Rudi não nos sentimos menos "capazes profissionalmente" se, em nosso primeiro ano em um país diferente, decidimos fazer, as vezes, trabalhos que nunca haviamos feito em nosso pais. Ao contrário, a gente se diverte, conhece gente, cansa bastante, mas treina a língua, começa a fazer parte do mundo daqui! Por isso, talvez meus posts possam parecer excessivamente otimistas para alguns, mas é assim que nós estamos vivendo. Não viemos iludidos e não nos deixamos iludir. Viver é fazer escolhas e escolher é perder alguma coisa! Sempre! Por algum tempo, talvez, mas sempre é perder algo. Na nossa balança, o que estamos ganhando pesa muito mais do que o fato de não estarmos, agora, exercendo as profissões para as quais estudamos, que amamos e para as quais somos,"modestamente", imensamente qualificados! hehehe É tudo uma questão de tempo. Agora, as pessoas que eu vejo quebrando a cara feio aqui, são aquelas que chegam "de salto alto", escolhendo isso e aquilo e sem cacife ($$$) para tanto. Tenho alguns colegas assim no frances e lhes garanto, essa galera sofre! Ou seja, quem vem com emprego garantido, beleza! Quem não vem, deve estar preparado, ou ter uma boa grana (que não faz mal a ninguém...). Essa história que aqui existe profissões em demanda, desculpe-me se alguém do Ministério está lendo, eu acho uma balela! Se houvesse profissões em demanda, não haveriam desempregados qualificados procurando emprego na tal área. Ou me engano? Se houvessem realmente profissões em demanda, as ordens profissionais não demorariam cerca de um ano para emitir permis de travail. Outra vez: essa é só minha opinião. Trabalho é uma das coisas que nós viemos buscar aqui, não a única. Educação, qualidade de vida, cultura e segurança são algumas das outras coisas importantes para nós. Então é preciso pensar bem. Escolher o melhor caminho pra cada um. Não acho que as palestras iludam, acho que as pessoas decidem "filtrar"as informações e ouvir só o que lhes favorece. Enfim, estamos bem por que encontramos o que pensávamos encontrar neste ano e por que temos a nossa auto-estima em um nível suficientemente elevado para não deixar " a peteca cair" . Uma sugestão de sites de emprego, o que eu acho o melhor o Emploi Quebec. To até me sentindo mais leve de ter desabafado! Obrigada por me darem esta oportunidade e pesquisem por voces, falem com seus conjuges, preparem-se bem. No fundo o que eu acho é que a gente pode passar essa vida reclamando se a gente quiser, não importa onde a gente esteja ou quanto dinheiro a gente tenha. Nós pensamos que o importante é tocar o barco, assumindo nossas escolhas e não procurando culpados para nossos problemas.

16 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Mylène,

Muito obrigado mesmo por suas palavras. Eu penso muito semelhante a você, pra não dizer igual!hehehehe! É que tem muita gente que prefere só ver o lado ruim das coisas. Sei que sou muito otimista com a vida e às vezes preciso aterrisar pra não quebrar a cara, mas quando penso nessa realidade do Brasil atual, não consigo mais me imaginar aqui, mesmo com os temores da mudança.

Obrigado mais uma vez!
Abraços no maridão e nas crianças!
Que Deus sempre traga a felicidade a vida de vocês

1:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

VIXE!!!
Leslie leu os meus pensamentos ou éisto é o quer pensa a maioria???!!!
Que LAVADA de alma hein ,My???
Continue assim!!!
beijos e fiquem bem...
PAOLA

2:25 PM  
Anonymous Anonymous said...

Mylene,
Interessante o posto é isto mesmo , as coisas tem seu lado bom e ruim cabe a nós decidirmos pelo equilibrio e que poderá ser os dois..
Abraços

Jane e Antônio

4:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

Mylene

Tenho lido regularmente seus posts, e digo isto mesmo sabendo que você não acredita em mim :). Por outro lado é a primeira vez que comento. Você sabe que não bato bem e nem você, mas tu mandou muito bem neste post. Que vocês continuem assim e que você, meu irmão e meus sobrinhos sejam felizes ai ou em qualquer outro lugar do mundo. Uma vez um amigo meu me disse... "as coisas sempre dão certo, nós que temos a expectativa errada" Temos que tomar cuidado com frases feitas, mas dentro do contexto que você falou acho que pode se encaixar.
Que o caminho de vocês seja iluminado (e o meu também, pois aqui no Brasil ta f....)
Beijo....
Cunhado (ou belo irmão como se diz por ai)

6:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Salut mes amis!
Primeiramente gostaria de agradecê-la pela sua mensão a minha pessoa no post. Merci beaucoup!
Penso que o chamado trade-off, ou custo de oportunidade,está mais que favorável à vcs. Estão com humildade construindo um novo caminho e este talvez seja o grande desafio de uma jornada como esta.
Achei muito bom seu relato, ou desabafo, e também o achei bem realista. Se quisermos começar uma nova vida e principalmente em um outro país, deveremos ter acima de tudo humildade!
Bonne chance mes amis!!
Sam.

7:49 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Pessoal,
Obrigada de novo pelo apoio, acreditem, isso é muito legal quando a gente está aqui. Até meu cu-nha-do (que apesar desta primeira sílaba desanimadora, não é "nada mau")comentou o post!hehehe Grande abraço e muita luz para todos nós!

8:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

Valeu My, penso exatamente igual a você estou me preparando e caso consiga o CSQ chegarei com a mente bem aberta e humildade de sobra. Gostaria de saber se posso contar com vocês para obter outras informações sobre Laval e sobre tudo.

Obrigado.

7:26 AM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Oi Otávio!
Acho que tem bastante informação aqui no blog,mas se pudermos te ajudar de alguma forma, posta aqui uma pergunta que eu tento responder. Abração, My

8:14 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Mylène!!

Não sei se vc lembra de mim... entrei em contato contigo já há alguns meses já que eu pretendo ir pra Laval. Andei divulgando o seu site para pessoas que como eu tb querem ir prai. Espero que não se importe.... De todos os blogs que visito, vcs são os imigrantes mais "pé-no-chão". Espero que continuem assim!! Se não me engano vcs trabalham em Montreal não é isso? É possível arranjar algum "survival job" com certa facilidade em Laval mesmo?

Obrigada e boa sorte!!

1:05 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Oi Nara,
Não, não me importo que tu divulges o blog, se ele é algo que consideras útil. De jeito nenhum! O que eu digo é que eu não vou pro orkut falar dele, nada assim, não tem a ver comigo. Mas se o boca a boca funciona, fico feliz.Quanto a survivals aqui, é fácil também.Sem estresse!Conseguindo se comunicar, só vai!Obrigada por nos prestigiar com a tua presença! Abração, My

5:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi, nossa parabéns!!!! amei seu desabafo...olha é muito bom mostrar que não é o paraíso mas com força de vontade podemos usufruir de muitas coisas boas. Um grande abraço.

5:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Mylène! Obrigada pelo seu "desabafo"... Vcs pensam exatamente como nós pensamos. E é um alivio pra nós, saber que com o coração aberto e pensamentos positivos, se chega a qualquer lugar. Nós tb não temos a pretensão de já chegar trabalhando em um bom emprego. Estamos dispostos a fazer o que for preciso pra nos adaptarmos bem por aí.
Adorei tudo que vc disse, falou tudo com mto realismo.
Bjos e passem no nosso blog! :)

5:16 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Oi gurias, obrigada! Manu, deixei uma mensagem no teu blog. Beijos!

6:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

Aê, Mylène!!
Parabéns! Humildade e foco no seu projeto!!!

P.S.: Ñ imaginava que fosses tão bela. :P (Calma, Rudi).

Sucesso!

8:56 PM  
Anonymous Anonymous said...

Je vous aime énormement, jamais vous serez capable d'imaginer le tout que vous me manquez...tous les soirs je me couche et je vous fais une prière...je désire que vos vies soient chaque fois plus vivantes et colorées. Cris

7:09 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Chere Cris,
Toi aussi, tu nous manque vraiment.Mais le meilleure c'est savoir que nous ne nos oublierons jamais une de l'outre. Je t' adore! My

6:00 PM  

Post a Comment

<< Home