Wednesday, June 28, 2006

Quatro meses

E o tempo está passando...Completamos quatro meses essa semana e comemoramos indo conhecer Oka, uma das praias mais proximas de Montreal. Praia de lago, bem entendido! A praia fica no "meio do mato", ou seja, é dentro de um parque muito lindo e muito verde. Tudo muito organizado e limpo. O mais engraçado é observar o comportamento do povo na beira da praia. Todo mundo organiza seu lixo, deixando na lixeira correta (plásticos, papéis e outros) quando vão embora. No entanto, a essencia farofeira do quebecois é evidente. Eles adoram levar "a casa"pra beira da praia, que por sinal já é equipada com mesas de pic-nic por todo o lado. Eles fazem verdadeiros banquetes. Levam churrasqueiras portáteis, cadeiras, colchões infláveis, pratos e talheres, copos (plásticos, por que nenhum vidro é aceito na beira da praia), toalha de mesa e, claro, caixas térmicas com muito gelo, comida e cerveja. Em uma parte da praia é tolerado o nudismo. Não entendemos muito bem o que isso significava e fomos caminhando, explorando... Eu imaginava que, em algum ponto, teria uma placa, como nas praias de nudismo do nordeste, dizendo tipo: "A partir daqui, só pelados!". Que nada! Quando passamos por um espaço mais vazio, começamos a ver a galera pelada. Tipo convivencia normal, quem quer tirar a roupa tira, quem não quer fica na boa. As crianças não estavam muito bem preparadas e começaram a ter pequenos ataques de riso...tivemos que voltar. Depois de algum tempo, entendemos por que eles levam tanta coisa pra praia: um cachorro-quente custa C$4.50... sem condições! A próxima vez, vamos de farofagem também. Mas como diz o Rudi: tem que ser um farofeiro bem equipado e organizado, como eles são. Estamos nos preparando. A água do lago é marrom, mas limpa. Tu caminhas um monte e a água ainda bate na cintura. Aliás, quando a água bate na cintura de alguém da minha altura (1.63), já tem bóias avisando que não se pode passar dali. E pra quem se aventura, os salva-vidas (tem um a cada 30m) apitam, falam no mega-fone... é um escandalo! Pelo menos, ninguém deve morrer afogado ali, só mesmo se estiver muito "louco" e ainda assim, se os salva-vidas não perceberem o perigo. Na saída fomos conhecer o camping, que é dentro do mesmo parque. Muito legal! Matão mesmo, mas com banheiros bem limpos, onde se paga 0.25 por um banho (não sei ainda quanto tempo dura), com pia pra lavar louça, mesa de pic-nic em cada recanto e um buraco com grelha, tipo pequena churrasqueira. Adoramos e não vemos a hora de ir pra ficar. A única coisa que me assustou foi uma cobrinha que eu vi entre os arbustos perto da praia. Eu tenho pa-vor de cobra e logo sai correndo. O Rudi me advertiu que camping no mato "tem destas coisas". Pra não me desanimar, eu disse que no camping mesmo"não ia ter"... foi gargalhada geral! Como aqui, em tudo o que é canto que tu vais te entregam algum tipo de "Manual da convivencia pacífica"ou "Carta de direitos e deveres", ele me disse que, certamente, eles entregavam um destes manuais para as cobras, afim de que elas não assustassem os pobres campistas pouca-prática como eu. É bem palhaço esse guri! Assim, comemoramos nossos quatro meses. Nossa vida toma mais forma a cada dia. Não tenho mais taquicardia quando toca o telefone, nem tremores quando sei que vou ter que falar com alguém em frances. Acho que estou mais a laise com a lingua, as pessoas não fazem tantas caras de "não entendi"quando eu falo. Inclusive consigo manter conversas bem longas e divertidas... Ainda não tá muito do meu gosto, mas por enquanto é isso.Estamos fazendo bons laços de amizade e isso é muito importante. Daqui há precisamente um mes, meus pais estarão chegando aqui e estamos bem faceiros. Além de sua presença, eles estarão trazendo um pequeno estoque de "marisqueira", que é uma cachaça feita com canela que a gente só encontra em Torres (RS). É muito muito boa, e certamente vai animar nossas festas brasileiras até começar o inverno. Por outro lado, esses dias tive um "pequeno ataque de saudade" das minhas amiguinhas. Fiquei triste que só... Depois de um tempo macambúzia, lavei o rosto, comi um chocolate e fui ler meus lances. A vida continua. Cris e Re: eu amo muito voces! Como diz a Letícia (uma amiga daqui): quem inventou a distancia, não sabia que existia a saudade!

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Que Massa!!!
Estamos sonhando poder chegar aí...
E os teus relatos já fazem com que a gente diga, nas conversas com o pessoal que vai imigrar, foi a mylene que disse... iiiiintimas...
Vou responder o teu e-mail agora
Obrigada
Beijos e fiquem BEM!!!
PAOLA

1:46 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Paola,
Sei lá, né...Não me comprometa!hehehe Vou colocar um lembrete tipo já li em alguns blogs:tudo aqui é opinião pessoal...O que mais seria, né?Beijão!

5:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Mylène, Rudi, Pedro e Giulia,
Nós somos um casal e uma cachorrinha,Yuna, de Curitiba, nos preparando para imigrar ao Quebéc. Já passamos pela entrevista e estamos na parte federal. Até então não tinhamos lido nenhum blog de pessoas em Laval e, quando preenchemos nossa papelada colocamos esta cidade como a primeira parada nas terras geladas!
Saibam que estou AMANDO os relatos de vocês e nunca abandonem este espaço pois descrevem muito bem todo o cotidiano!
Sentei na frente do computador e só consegui sair quando terminei de ler tudo!!
Parabéns por todas as barreiras vencidas, pela forma como conduzem a vida e obrigada por dividirem conosco as experiências vividas!!
Um grande abraço e bonne chance!
Tereza, André e Yuna

9:37 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Mylène,
Meu nome é Flávia e sou sobrinha da Míriam da Luz aqui de Porto Alegre. Estou pensando em ir para o Canadá para fazer um mestrado, mas antes devo fazer um curso de inglês.
Eu gostaria de saber de vocês se o curso de francês que fazem é gratuito e onde obteve as informações necessárias.
Estou pensando em morar em Toronto.

Obrigada!
Flávia

10:47 AM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Oi gurias!
Bienvenues!

Tereza: que bom que vc gosta,eu adoro escrever aqui, mas de vez em quando acho que ninguém tem saco pra ler tudo...hehehehe

Flávia: olha só,se queres ir para Toronto provavelmente não vais ter acesso a esse tipo de curso de frances que (pelo que eu sei) só é oferecido no Quebec.Mas se queres fazer mestrado em toronto nem te preocupa com o frances... por lá é quase só ingles!Em todo o caso, se eu puder ser útil just let me know!

Beijos pra vcs!
My

4:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Mylène,
Na verdade eu queria saber as possibilidades de fazer um curso de inglês gratuito. Tu sabes me dizer aonde eu posso encontrar informações?

Bjs Flávia

5:40 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Bah Flavia, não faço idéia... Que eu saiba aqui não tem... talvez em Toronto... sei lá!Good luck!My

7:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi, Mylene! Faz um tempinho que não venho aqui, mas achei muito legais os seus ultimos posts! Só uma duvida: vc mora em Laval mesmo ou Montreal?
Estamos começando a cogitar a possibilidade de ir para Laval...
Bjos

3:22 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

OI Manu,
J'habite a Laval (mesmo!).Beijo, My

3:32 PM  

Post a Comment

<< Home