Friday, June 02, 2006

Alegría

"Alegría" é o nome do espetáculo do cirque du Soleil que assistimos no DVD da aula hoje. Achei que este título tinha tudo a ver com o post que vou escrever por que vou falar do famoso curso oficial de francisação para imigrantes, conhecido carinhosamente por "COFI". A previsão que o Ministério nos deu foi a de que seríamos chamados para as turmas de agosto, mas houveram algumas desistencias e nos chamaram agora. Fomos colocados, ambos, no nível 3 ( e último, depois dele só tem o frances escrito). O pobrezinho do Rudi, agora que está entendendo a diferença do Passé Composé e do Imparfait, mas já colocaram no último nível. Eles nem queriam me dar este curso, queriam me colocar direto no escrito 2, mas eu inisti por que algumas bases de gramática eu ainda não tenho. Esse curso tem muitas coisas boas para nós, entre elas: vamos receber uma ajuda de custos do governo (tipo uma bolsa) que vai segurar nossas pontas nestas 11 semanas de curso; o curso é aqui perto sempre vamos de bici; é um curso oficial, portanto inclui atividades de integração, palestras informativas etc que são bem úteis; é um curso mais estruturado do que o que eu estava fazendo, por mais chato que seja eles puxam na gramática e é isso que eu preciso;são mais horas/aula/dia - das 08:30 as 15:15; os colegas são muito simpáticos e divertidos( terras natais: Egito, Líbano, Afeganistão, Paquistão, Colombia, Argentina, China e... nós). As coisas que não são tão boas: inacreditavelmente as criaturas me botam um professor imigrante também para este curso (e com pouco tempo de Quebéc). O cara é até legal, apesar de eu achar a criatividade dele abaixo de zero. Mas o que eu acho brabo é que, neste tipo de curso, deviam colocar os professores quebecois "da gema"para a gente entrar em contato com a cultura, com o sotaque e tudo o mais. No entanto, nosso professor é originário do leste europeu. O outro curso que eu fazia era menos estruturado e isso era um pouco ruim pra mim, mas a profe era uma a quebecois das mais típicas que voces podem imaginar, isso era bom. Enfim... como eu já disse, sempre se perde alguma coisa nas escolhas. O Rudi disse que eu impliquei com o cara (como se eu fosse implicante... injustiça!hehehe coitado!), só por que eu sou a única da classe que consegue brigar com ele em frances e detesto quando ele não quer responder as perguntas de algumas pessoas e diz "não se preocupem com isso agora!", fico realmente tres fache! Ele ficou louco comigo por que estava dizendo uma bobagem sobre a formação do subjuntivo e eu repliquei. Ele teve que admitir que eu tinha razão, mas disse que a "turma ainda não estava naquele nível". Eu, que já estava p... (não interessa o nível da turma, ele não pode tratar as pessoas como imbecis e ainda ensinar coisas erradas), falei pra ele que tinham me colocado naquela turma "desolée!". Na verdade tem muitas coisas que eu quero e estou revisando, só de ser obrigada a fazer aqueles execícios chatérrimos, mas muito úteis já vale a pena, mas não me venha com arrogancia... Além do professor temos uma monitora e algumas outras pessoas que vem em sala de aula falar de temas específicos. No fim eu e o Rudi voltamos rindo e nos divertindo com as histórias da turma. Como é bom ser aluno, só que já foi professor é que sabe! Agora, essa história da língua aqui no Québec (famosa lei 101) é realmente algo a se preocupar. Eu pensava que eles te ofereciam cursos até que tu estivesse mais, digamos, fluente. Mas não é assim. Voces precisam ver o nível da nossa turma. Quase todo mundo chegou sem pra ticamente ne-nhu-ma noção de frances aqui no Québec. A galera é até fluente no ingles, mas frances, rien. Como é que pode? Vejo o pessoal no Brasil se preparando pra entrevista, se puxando, o que eu acho que deve mesmo acontecer já que escolhemos essa província. Mas não é o que acontece com a maioria pelo jeito. E o COFI pelo jeito não adianta quase nada pra quem chega aqui no zero (pelo exemplo de meus colegas). Ou seja, eles saem do curso após 33 semanas (tempo total dos níveis 1,2 e 3) e seguem sem condições de arrumar um emprego que exija o nível intermediários de frances. O que vai acontecer? Vão pegar empregos que exijam apenas o ingles. E aí? Adiantou pra que o COFI? Isso eles já podiam fazer há um ano atrás. E não é que as pessoas não tenham condições ou não se esforcem. Imaginem ter que aprender um idioma novo, em um alfabeto que não corresponde em nada ao que aprendeste na tua alfabetização ( caso de alguns países árabes, da China...). Realmente não é fácil! O que me pergunto é que bendito critério de seleção de imigrantes é esse.Tudo bem que tem outras categorias de imigração, mas nem todo o mundo é refugiado. Bom, mas são só considerações políticas e nem quero me aprofundar muito nisso, mas acho que a integração fica realmente difícil sem o domínio básico da língua e, aqui em Laval e Montreal, muita gente se vira só com o ingles, então o que vai acontecer com nosso amado frances daqui a pouco? Por esse andar da carruagem... sei não... Mas voltando a temas mais amenos, agora minha casa respira frances. É bem legal por que pais e filhos estão no mesmo barco, então todo o mundo se ajuda, um quer saber mais que o outro, um corrige a pronúncia do outro. Ontem falei não sei o que pro Pedro e disse "bien", com o sotaque standard. Ele me corrigiu enfatizando o "e": "Não é biãn mãe, é BiEn", ao que a Giu acrescentou: "Não Pedro, é que a mãe aprendeu auquele outro frances... aquele que a madame falou...". Eu me senti uma anciã falando uma língua ancestral (que tal essa, Cris?). Tomo muito cuidado para não corrigir o sotaque quebecois deles, já é muito trampo aprender uma língua sem uma mãe a pentelhar e afinal eles moram aqui não é? Outro fato legal é que agora eu e o Rudi estamos "ficando" (doze anos depois...). Estamos tendo um tempinho pra por o assunto em dia, fazer alguns planos e conversar mais, já que quando a galera está por aqui é um Deus nos acuda e todo o mundo quer falar o tempo todo. Descobrimos que é possível trabalhar, mesmo fazendo o curso, que nada te impede. Então esse lance de que te tiram a bolsa se tu fizer uns bicos não tem nada a ver. Mas o legal mesmo é aproveitar a chance ao máximo e dar tudo de si pra vencer essa barreira o mais rápido possível e se ver livre deste problema da língua. Vou terminando em clima de francisação, com um Pensée du Jour do jornal 24 Heures: "Un enfant prodigue. c'est un enfant dont les parents ont beaucoup d'imagination." (Jean Cocteau)

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Salut
Bonne chance dans le cours de français mes amis.
Je vous embrasse.
Sam.

9:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Que legal, ter saído antes do que vocês esperavam... mas a vida nos reserva, sempre, boas surpresas...
No outro curso, antes de sair a bolsa, vocês pagavam quanto???
Desculpa a cara-de-pau, mas é que assim podemos nos organizar melhor...
Beijos e fiquem com DEUS
PAOLA E MARCIUS

6:52 AM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Paola, o outro curso era gratuito, tb subsidiado pelo ministério, mas não era o curso oficial e não recebíamos bolsa.
Sam, bonne chance a toi aussi et merci!
Beijos pra vcs!

3:29 PM  
Anonymous Anonymous said...

Obrigada... e o curso que vocês faziam tinha fila de espera ,ou não???
Beijos e bom fim-de-semana
Paola

9:43 PM  
Blogger Queila said...

Bonjour! Minha primeira visita aqui.

Amei o blog :) Diferente.

Eu fiz o curso do COFI em 2002 de março a agosto. Ainda estava muito crua quando sai mas larguei o curso antes do fim para me matricular em um curso tecnico em um CEGEP. Foi lá , fazendo 3 semestres de LITERATURA numa sala repleta de alunos quebecois que eu senti a diferença. Meu francês delanchou!

Hoje trabalho em um ambiente predominantemente francês sem problemas. Ainda com sotaque e aprendendo um pouco mais todos os dias, é claro...

As vezes encontro um ou outro que fez o curso do COFI em um supermercado ou em um parque por aqui e todos parecem estar indo muito bem com o francês também!

Acho que o que eu estou querendo dizer é... não se preocupe... a gente acaba aprendendo o que o COFI não ensina na raça. Seja no trabalho ou na continuação dos seus estudos.

Q

7:23 AM  

Post a Comment

<< Home