Wednesday, November 01, 2006

Meus tesouros

Todo mundo ja percebeu que eu sou uma mae corujissima, mas ca entre nos, tenho muitas razoes. Minha pequena princesa ja passou para o segundo ano regular da escola, acreditam? Pois é, segundo a Comission Scolaire de Laval, os filhos de imigrantes tem direito de até 18 meses na classe d'accueil. No entanto, minha petite ficou apenas de abril a julho... No verao coloquei os dois no camp de jour como ja contei aqui. La eles aperfeiçoaram muito o frances, deslancharam mesmo. Na volta as aulas, ela deveria voltar para a classe d'acueil, mas em um nivel um pouco diferenciado. Como eu sei que uma boa parte de meu publico leitor é composto de maes e pais de futuros nouveaux-québecois, vou explicar melhor. É assim: quando chega uma criança imigrante ela tem direito de começar as aulas o mais cedo possivel. Lembrem que aqui o Estado é o principal responsavel pelas crianças, assim ele tem que fazer a sua parte disponibilizando logo uma vaga para o recém-chegado. Assim, existem turmas de accueil que recebem alunos o ano todo, a qualquer tempo. Sao grupos abertos. Os meus filhos, quando chegaram entraram num destes. Eram 22 crianças (eu acho, mas até o fim devem ter sido mais), numa mesma sala, com duas professoras que as dividiam em duas mesas, uma para aqueles até 7 anos e outra para os de 8 a 12 anos. Nessa classe o principal era a aprendizagem do frances, embora até fizessem uns que outros exercicios de matematica. Agora, no novo ano escolar que começou em agosto, os meus continuariam na classe d'accuel, mas diferente... É que como é um novo ano eles foram divididos por idade e de acordo com o nivel de frances ja atingido até agora. Assim, eles além do frances, começam a preparar as outras matérias também para que a entrada na classe regular seja o menos traumatica possivel. Quando eles vao para a classe regular, sao inseridos no grupo de sua idade atual. Isso quer dizer que o Pedro vai para a quarta serie ano que vem e a Giu para a segunda. Eles ficam na mesma serie que estariam se estivessem no Brasil, so tendo que levar em conta a diferença do calendario escolar. Bom, mas o que eu quero contar é que, quando começaram as aulas tive uma reuniao com a profe da Giu e ela me perguntou como era o nivel de frances escrito e falado da Giu. Eu me virei pra pitoca e falei em frances com ela, ela me respondeu super bem. A profe arregalou os olhos. Entao eu pedi, em frances, pra ela escrever uma palavra no quadro negro, qualquer palavra francesa. Ai a fofa arrasou!!! Voces acreditam que ela escreveu ' papillon'? Eu quase chorei de emoçao! Tudo bem que eu sou meio exagerada, mas estou falando de uma criancinha de sete anos que mal tinha sido alfabetizada em sua lingua materna e que, sete meses depois de entrar em contato com uma lingua absolutamente diferente, escreve ' papillon'. Papillon era o que eu queria ser para sair voando de alegria! A profe ficou abismada, e so repetia' Elle a écrit papillon!!!!' Passado o susto, ela ja me adiantou que a Giulia certamente estaria pronta para a escola normal, mas que ela faria algumas avaliaçoes em aula para encaminha-la o mais rapido possivel. Algumas semanas depois acharam uma vaga na segunda serie de uma escola no bairro vizinho e mandaram ela pra la. O engraçado é que, de cara, ela nao curtiu muito. Nao queria se separar das amigas (recém-feitas diga-se de passagem), do irmao, da rotina que ha pouco tempo ela estava conhecendo. Quase morri de pena! Ela se abraçou em mim e soluçou como que dizendo: mamae, esse é meu premio pelo meu esforço? Me afastar de tudo que acabei de obter nessa terra nova pra onde tu me carregou? Também chorei. Entendi o sofrimeno dela, mas felizmente durou pouco. Na nova escola ela tem um... professor... Isso mesmo. Diferente, né? Ja tive uma reuniao com o cara e gostei muito dele.Legal iso de professores homens, pelo menos eles nao tem TPM....hehehe Ela esta adorando e o frances vai que vai, agora que todos os colegas ou sao nascidos aqui ou vieram bebezinhos. E ta la a minha pequena. Enfrentando tudo de cabeça erguida. Um verdadeiro exemplo para os nouveaux-arrivants. O Pedro vai ficar mais um pouco na classe d'accueil. Quanto mais adiantada a criança esta na escola, mais tempo ela vai precisar para se familiarizar com todos os conteudos programaticos. Normal. Ele esta começando a estudar matematica mais a fundo além do frances. Quarta serie, tem mais trampo! Na verdade nunca tive pressa de lhes integrar na classe regular. Acho que tudo tem seu tempo e se a Giu ficasse até o ano que vem, eu tava era achando bem bom. A imigraçao ja é muita mudança em um ano so. Mas paciencia! O importante é que ela esta adorando e o Pedrao bem feliz com seus amigos, sua profe e suas liçoes de tabuada. Esses dias estava me dando conta que meus filhos sao bilingues! Coisa chique! Mas no fundo, no fundo, uma parte dessa minha corujisse é um mecanismo de defesa contra a minha culpa. Nao tem como nao sentir uma culpinha de vez em quando por ter desterrado os pobrezinhos. Bem ou mal eu nasci e cresci no meu pais, eu tenho a identidade brasileira e embora nao goste de futebol, adoro samba, feijoada, caipirinha, sol... sei la. Sera que os meus tatus vao ter a identidade brasileira, ainda que ela seja cultivada aqui em casa? Sera que vao ser québecois pure laine? Sera que vao ter conflitos de identidade na... adolescencia... AAARRRGGGHHHH!!!! Eu espero que nao! Sao tantas coisas que eu fico pensando! Filhos sao mesmo a maior fonte de prazer e preocupaçao que alguém pode ter... (Desculpa ai, viu maezinha! Agora entendi!) A nossa vontade que eles sejam felizes é tao grande que chega a doer no peito! Por outro lado, se eu tivesse ficado no Brasil, nao poderia ter dado o maior exemplo que eu espero que eles tenham. O exemplo de alguém que é capaz de perseguir seus sonhos (mesmo morrendo de medo), que enfrenta a vida de frente, que tem coragem, que arrisca... E nao de alguém que quer fazer as coisas e fica metendo milhoes de empecilhos comodistas pra depois ficar se queixando e culpando o mundo quando suas decisoes nao sao acertadas. Ou que inventa milhoes de responsaveis pelas suas frustraçoes. Pelo menos eles vao saber que os pais deles assumem de corpo e alma suas decisoes e as consequencias advindas delas. No fundo, acho que isso é o que eu mais desejo para eles: que eles se sintam livres para perseguir seus sonhos. Agora, se por acaso alguma coisa nao der certo, ja me preveni, entrei numa comunidade no orkut chamada: 'Se tudo der errado viro hippie'. Ah, eu viro!

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá Mylène, Rudi, Pedro e Giulia,
Gostaria de parabenizar a todos por esta conquista! Mas principalmente a Giulia e ao Pedro que mostram se esforçarem muito!! Devem ser seguidos como exemplo, não só para crianças, mas para adultos, pois passam boa parte do tempo (na escola por exemplo)com "estranhos" e vencendo as barreiras da língua e da cultura "sozinhos",sem ter medo ou aponhando-se em outros! Com certeza já são vencedores pelo mérito de vocês!!
E a vocês pais, que estão dando esta maravilhosa oportunidade para seus filhos de terem contato com outra cultura e principalmente dando, mesmo que indiretamente, o exemplo que deve arriscar sempre, nunca ter medo e superar todos obstáculos!! Assim eles serão pessoas mais preparadas para a vida!!
Adoro acompanhar a vida de vocês e sempre me emociono!
Felicidades hoje e sempre!!

8:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi, Mylene!

Vc escreve com um sentimento tão bonito que até fico emocionada, viu!

Brigadinha por relatar um pouco da sua história pra nós!

[]'s

Isabela.

9:00 PM  
Blogger Nilo, Tabath e Pedro said...

Isso é verdade, a maneira que vc escreve nos emiciona... ah! e nos faz rir também e muito, viu??
Fico ancioso para ler novas postagens!
Quanto a ser pai a gente só se dá conta da responsabilidade, do apego, da corujisse quando é de fato. Um dia eu ouvi da minha irmã que ela falou coisas para nossa mãe que jamais diria hoje que também é mãe. Eu não sabia como era isso, hj eu sei.
Mas falando dos pequenos, quando vemos eles se superarem é a maior satisfação. Parabéns para a Giulia!!

Abraços!

6:57 AM  
Anonymous Anonymous said...

Mylène e família!

Olha minha cara, vcs são admiráveis mesmo! Parabéns a Giulia pela conquista e pelo esforço! Ao Pedro, por perseverança! E a vc e ao Rudi pelo suporte maravilhoso ao rebentos!
Obrigado por tudo que vc escreve!
Pode até acontecer da gente não ir morar no Québec, mas já elegi vcs aquelas pessoas que queremos conhecer ao vivo e a cores!!!

Abraços

Leslie, Dilaine e Davi.

4:57 AM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Oi gente!
Bom, so posso agradecer todos os comentarios gentis que vcs deixaram... tem tanta gente querida que eu nao conheço e que lê esse blog que um dia poderemos combinar uma feijoada la em casa... Vai ser a feijoada dos "amigos do blog dos Orsi"...hehehe So precisamos achar alguém para fazer a feijoada por que, se depender dos meus talentos, todo o mundo vai é morrer de fome!!! Abraços a todos!

2:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

pois me fizeste chorar com esse post...

quando voce fala em perseguir os sonhos

maira
www.fotolog.net/dantesca

10:19 PM  
Blogger Alexandre said...

Oi Mylène, Rudi, Pedro e Giulia,

Sempre lemos os seus relatos..são muito informativos e divertivos.
Esperamos estar em Québec em maio do ano que vem. Laval é uma das opções. Qual bairro vcs recomendam(preço,localização) ? Como é o apoio ao imigrantes aí ?
Somos um casal sem filhos..ainda..
Se preferir responda no email alempo@terra.com.br

Au revoir !
Ale & Dani

2:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi!
Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo excelente blog! Mt divertido!!!
Seria possível ter seu e-mail para contato? Pelo seguinte, minha esposa faz psicologia aqui no Brasil, mas ano q vem iremos para Montreal, onde ela pretende ingressar em uma faculdade e terminar o curso. Como vcs são "colegas de profissão", gostaríamos mt de ter o seu contato.
Mt obrigado.
Peter
peterss@superig.com.br

7:45 AM  
Anonymous Anonymous said...

Mylène,

Precisava trocar umas opiniões sobre Laval com vc, caso vc não se importe, claro!
Sendo assim, deixo o meu e-mail para contato: leslielima@oi.com.br

11:44 AM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Oi pessoal,
Merci encore pelos belos comentarios... Infelizmente estou sem muito tempo, entao se alguém quiser fazer alguma pergunta mais pessoal, pode escrever pro meu e-mail mypsi2002@yahoo.com, se demorar um pouquinho a resposta é a correria... detesto isso!Meu estilo é responder na hora... Abraços,
my

12:28 PM  

Post a Comment

<< Home