Friday, January 26, 2007

Onze meses!!!

E passamos o décimo primeiro!!! Ai, ai! Até agora tudo vai muito bem, obrigada! Neste ultimo mês, varias coisinhas nos marcaram entao vou usar a velha técnica da lista.
1) O Frio : que nao vinha, nao vinha e...veio! Hoje estou aqui ha menos 19, mas sem contar o fator vento e nao sei mais o que, que deve estar uns menos 27. Falando em estou aqui, hoje é sexta e sao 21;50 e eu aqui na UdeM ainda. Sabem por quê? Por que uma colega québécoise esta gentilmente corrigindo o francês de um trabalho meu (pra um profe meio chien). Pode ser coisa mais querida? Confesso que me acho a mais exploradora das criaturas, mas nao da pra negar uma ajudinha dessas. Quando se tem de três a cinco analises para entregar (em francês, obvio) por semana, uma ajuda num trabalho de sessao é TUDO de bom! Mas também por aqui todo mundo se ajuda, quando eu posso faço pesquisas pra eles e vice-versa. É assim!Viram por que eu nao suporto quem fala mal dos québécois?Isso sim é que é accommodement raisonnable...o resto é besteira!
Mas voltando ao frio... Ta frio mesmo...de doer... Ontem saimos pra tomar uma cerveja num barzinho aqui do lado. Achei que nao valia a pena colocar a touca. Dois minutos depois, com esses meus cabelinhos curtinhos, minha orelha doia tanto que pensei que ia quebrar.Credo!
2) A lingua: Tabarnuch, é f.... As vezes tenho a impressao que quanto mais me esforço menos consigo falar direito...Coisa triste! Mas por um outro lado, acho que com o tempo o nosso nivel de exigencia aumenta. Nas minhas aulas a unica nao francophone que se pronuncia sou eu. Sim, o resto fica calado. No entanto, nunca pedi pra um profe repetir nada...se nao entendi, paciência, quem mandou ser anta...heheheeh mas quando tenho alguma duvida ou contribuiçao (ou piada) , falo mesmo... Que se dane! O engraçado é que nunca tive a impressao que me acharam burra por causa disso. Nas aulas me sinto super integrada. Tenho minha galera, exatamente como todo mundo que é daqui. Acho que, dentro de minhas limitaçoes linguisticas, o pessoal entende o que eu digo, vê que o conteudo nao é idiotice total e até me ajuda a formular minhas frases. Ao invés de ficar sentido vergonha, eu acho é bom. Estou tendo o melhor tipo de aula: na vida! Se eu nao falar, nao vou aprender nunca. Se tem meia duzia de idiotas que vao me achar doida, eu tô pouco me lixando. Eu vivo é pra mim, tô interessada em aprender o maximo possivel e, no fim das contas, faço muitos amigos deste meu jeito meio louquinho. No mais ontem recebi um dos melhores elogios linguisticos...hehe...dos ultimos tempos. Um profe daqui que nunca tinha conversado comigo, sentou com a gente no bar e eu da-lhe que te da-lhe franguais. Uma hora eu falei das dificuldades que tinha para me expressar e tal e ele disse que eu nao devia ficar envergonhada por que falava melhor que uma profe anglofona que esta no QC ha cinco anos heheeheh Fiquei toda feliz! Eu que tô passando por uma fase de irritabilidade maxima com meu franguais...fiquei até mais encorajada!
3) A correria: é maxima! Essa sessao, sei nao! Tô achando que vou me estressar um tanto! Cinco disciplinas e mais quinze horas de trabalho semanal nao é brincadeira aqui. Das cinco disciplinas, três pedem trabalhos semanais, quatro tem exames, quatro tem apresentaçoes horais e defesa de tese, ou seja... Seja o que Deus quiser! Ainda preciso organizar melhor a vida e espero fazer isso esse fim-de-semana. O Rudi mudou de emprego, alias achou o melhor dele até agora por aqui. Estamos super contentes! Ainda por cima, temos que nos mudar até abril, o que significa ter que achar um novo lugar por agora...heheheeh Nao, nao fomos despejados...Nos é que decidimos sair. O problema dessas construçoes aqui é que é tudo meio fino demais, meio de madeira e papel demais ... Em cima de nos mora um casal com uma criança que nao dorme antes das onze e, antes de se deitar, tem um estranho ritual de correria pra la e pra ca. Eles sao super legais, por isso evitamos as vassouradas no teto, mas tudo tem limite! Quando o guri decide arrastar a poltrona também nao da. Ainda mais durante a semana que os nossos pequenos tem que dormir super cedo. Haja!!!! Tudo isso pra dizer que coisa pra fazer é o que nao falta!
4) A bicicleta: prevendo que eu nao ia conseguir ir a academia essa sessao, comprei uma bici ergométrica. O Rudi quase me matou ja que a minha ultima, la no Brasil, virou um lindo cabide no canto do quarto. Mas até agora estou fazendo direitinho minhas horas de treinamento semanal. Depois dos trinta...tem que se puxar!
5) O service de garde: na real, merecia um post so pra ele, mas vou tentar resumir. O service de garde é oferecido pelas escolas daqui, nos entido de aumentar um pouco o tempo das crianças na escola. Quando a gente chega e esta meio se organizando, tudo bem...sempre da pra ter alguém em casa as 15:45 pra esperar a galerinha que chega no onibus escolar. Mas quando a vida começa pra valer...nao é tao facil assim. Ai, o jeito é coloca-los no service de garde, que propicia diversas atividades diferentes como artesanato, filmes, brincadeiras diversas, musica e muito mais dependendo da escola. Tem outro problema tb que sao as benditas journées pédagogiques. Sao os dias que as crias nao tem aula. Em Laval eles entregam o calendario anual. Uma vez por mês tem jornada fixa da comission scolaire e um outro dia do mês a jornada da escola. Imagina eu, que tenho dois em escolas diferentes! Ninguém merece! Ai, se tu colocas no service de garde, ta tranquilo. As crias vao pra escola e tem atividades divertidas mesmo quando tem as benditas journées. É uma mao na roda! Eu bem que tava me estressando um pouco por que ja acho que eles ficam muito tempo na escola, mas eles simplesmente amaram essa historia. Ontem foi dia de journée e eles foram fazer glissade com os amigos. Amaram! Melhor assim! Quando nao tem soluçao, solucionado esta! Esse serviço é meio que subsidiado pelo governo e custa 7 dolares por dia... vale a pena!
Bom, acho que é isso! Vamos encarar essa fraca que "bom cabrito nao berra". Agora, se alguém ta ai no calorzinho, todo feliz em ler meu desepero congelante, so uma coisinha dizer... Estou saindo sozinha as 22h da universidade, vou pegar onibus e metro e caminhar...vou fazer tudo isso....SEM o MENOR MEDO!!!!! Super tranquila e segura!!!! meu marido ta em casa me esperando tranquilinho!!! Vive le Québec!

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá!
sou defensora múnero um de escola, acho que criança no ambiente escolar, principalmente fora do horário, cria um amor e um prazer por estudar e tira aquela impressão de rotina porque no período de aula normal é tudo muito programado. Com certeza os meus terão essa rotina tb, afinal, terei que entrar nesta vida de "etudiante" principalmente pq nossa profissão é barra para regulamentar, ou batalha ou morre na praia... Dentista mulher, meu professor quebecois disse que nunca viu!! E um casal de dentistas regulamentados no Quebec? Alguém será que viu?? Nossa batalha será árdua. Bem, foi só um desabafo!
Espero conhecê-los em Março na nossa "viagem de reconhecimento".
Gosto sempre de ler seus posts,e torço muito pelo sucesso de sua família.
um abc,
Camila ( agora tenho um blog! depois dê uma olhadinha lá )

8:58 AM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Oi camila,
Obrigada pela torcida...nunca é demais...Tu esqueceste de deixar o endereçco do teu blog, se nao eu teria te respondido la. Em todo o caso, tenho a te dizer que nosso dentista aqui é brasileiro. Nao sei como ele fez, mas sei que ja esta aqui ha algum tempo. Nao é a minha area, mas tenho certeza que quando estamos prontos para tudo, nada é imposivel. Alias, as coisas 'impossiveis' sao privilégio exclusivo dos medicores, nao é? Boa sorte!

10:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Mylene,
Qual o nome da escolinha das crianças?

;-)

7:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Mylene e família,temos acompanhado seu blog.
Estamos indo pra Laval em abril,
eu(David),Ercília minha esposa e a Carol de 10 anos.
Suas colocações tem nos ajudado.
Um abraço e sucesso em seus projetos.

3:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Mylene,
Estava querendo te escrever, por e-mail, para saber um pouco mais sobre Laval. E fazer umas perguntinhas. Temos um casal de filhos e vamos nos mudar em junho.
Se puder, passe-me o seu e-mail.

Um abraço,
Sandra
(smelovicente@gmail.com)

12:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

segue o link para o Blog, desculpe-me!
Sobre o dentista Brasileiro, você pode me passar o telefone dele? Nunca conseguimos falar com um no Quebec e só entramos em contato com um dentista de Ontário que não foi muito amistoso, acho que é uma certa resistência em relação a futuros concorrentes.
obrigada,
JR e Camila

5:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Orsis do Quebec...
Realmente este ritmo de vida de vocês tá impressionante, impressionantemente bom. Vejo que por aqui gostariamos de proporcionar mais coisas para as crianças mas é mais complicado e proibitivamente caro. Ver o que um estado decente e organizado pode causar na vida de uma família é impressionante. Viva o futuro de vocês todos. Mas eu queria dizer que tenho muita saudade de vocês, mas vocês estão - na minha visão - no caminho certo. Em breve lerei o seu post de um ano, e sei que vou gostar. Um beijo do Orsi do Brasil!

6:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

Salut Mylene.

Tenho andado meio sumido de seu blog devido a falta de tempo, mas como já sabe sempre que posso dou uma passada aqui para desejar uma boa jornada para vc e sua familia.

Amitiés,

Sam.

6:04 PM  
Blogger Unknown said...

Cara Mylene,

pretendemos imigrar para Laval e tenho buscado informações por toda parte, encontrei seu blog e gostei muito. Vamos com 2 filhos (3 e 8 anos) e estou bastante preocupada com a escolha da escola. Se vc puder me escreva para trocarmos algumas informações sobre a cidade/filhos/mães trabalhando o dia todo etc. meu email é maga_magdesian@yahoo.com
um abço!
Margaret (Rodrigo é meu marido que tem conta no google)

6:39 PM  

Post a Comment

<< Home