Saturday, April 22, 2006

Dois meses

Hoje estamos completando dois meses de Quebec. É estranho, mas ainda temos a sensação de que o tempo é maior. Parece mais tempo... a sensação é de que aconteceram tantas (tantas!) coisas nestes dois meses, que eles valeram por dez. No entanto, quando nos damos conta do tempo real, vemos que ainda estamos muito no início por aqui, e que ainda tem muita coisa (boa!!!) prá acontecer daqui pra frente. Não vou dizer que esses dois meses foram fáceis. Muitas vezes nos sentimos muito sozinhos e sentimos (acho que eu especialmente, hehe) muita falta de falar muito tempo (= fofocar) com nossos amigos. A pior fase foi aquela semana que todo mundo ficou doente. Aí é que a gente se põe a valorizar a saúde e percebe que, estando todo mundo com saúde, o resto a gente vai dando um jeito. A vida tem uns jeitos meio radicais de fazer a gente valorizar o que realmente importa, né? Mas botando na balança, graças a Deus, tivemos muito mais momentos bons do que, digamos, não bons. Resolvi fazer uma lista das coisas que mais gostamos e das que menos gostamos por aqui ( até agora!).
Amamos:
1) Montreal: a cidade é linda e maravilhosa. Tem muitas atrações culturais. É uma super metrópole, mas esconde bairros residenciais fofíssimos. Um dos nossos preferidos é a Cote de Neiges.
2) Serviços para imigrantes: nota 1000! As equipes são muito bem treinadas, tem muita paciencia com o frances (e/ou ingles) macarronico da galera, tem muito boa vontade em ajudar e fazem as coisas parecerem mais fáceis do que pareciam antes de encontrá-los. Aconselho firmemente, a todos que forem imigrar, entrar em contato o mais rápido possível com este pessoal. Vale muito a pena.
3) Classe d'accueil: a escola para os filhos de imigrantes. Voces não podem imaginar como as professoras são especiais! Fora o estilo pessoal agradável e o bom treinamento que devem ter recebido, a criatividade delas é imbatível. As crianças contam maravilhas. Por exemplo: para ensinar as cores em frances, elas entregaram a cada um uma série de copinhos com sucos coloridos. Cada um escolhia um e eles ensinavam o nome da cor, a relação cor/fruta, o sabor, etc, etc. Para ensinar o nome dos estabelecimentos no bairro, eles fizeram uma pequena excursão pela rua e contaram (parte matemática) quantas épiceries, quantas boulangeries, quantas pharmacies, etc, ficavam próximas da école. Para aprenderem o nome dos ingredientes utilizados na cozinha, eles fazem aulas de culinária. Todos os dias, nas horas do lanhe e do almoço, as professoras passam e conversam com eles sobre o que a mãe mandou. Não é 10? Eles realmente não se dão conta de que estão aprendendo frances e o resultado é que agora, após um mes de aula (antes jamais tinham estudado frances) eles já se comunicam com os vizinhos e fazem frases completas. A mais engraçada é do Pedro, brincando com o Sebastien, nosso vizinho: Tu es un cochon! Ou da Giu para sua amiga Gabriela: Attends! J'arrive! Ou seja, a escola é o máximo!
4) Minha aula de frances: minha professora, quebecois mais que convicta, muito figura, faz das aulas uma grande diversão. Todos os dias lemos o jornal juntos, cada um le uma noticia, e todos comentam, criticam, dizem como é em seus países etc. Depois tem a parte de gramática e alguns exercícios em dupla ou outras discussões sobre temas que ela determina ou a gente escolhe.
5) Farmácias e Wal Mart: coloquei juntos por que não quero ser muito politicamente incorreta citando o Wal Mart sozinho (voces sabem das polemicas em torno dele). A verdade é que ambos tem uma variedade incrível de produtos e a parte de cosméticos e perfumaria (minha tentação especial) é gigante (mas, verdade seja dita, no Wal Mart é tudo mais barato).
6) Boulevard de Praieries / Parc de Praieries: é a nossa Av. Beira Rio aqui em Laval, é bem onde fica minha escola de frances. É na beira do rio que divide Laval de Montreal. É lindo demais! E o parque é muito grande e com muitos recantos para pic-nic. Vale a pena.
7) Bicicletas: tanto em Laval como em Montreal, as ruas são muito bem preparadas para os ciclistas, que por aqui pedalam na calçada. Comprei uma bici roxa, com direito a casque (capacete) e tudo! Imaginem que linda!!! Mas me divirto muito indo pra aula de bici, bem na boa. De onibus eu demoraria uma hora para chegar lá (por causa dos horários), de bici vou em 20 min.
Coisas que não amamos tanto assim:
1) Gente mal amada: existe em qualquer lugar, o pior aqui é que este tipo imbecil de ser humano, faz umas caras imbecis muito particulares (e facilmente identificáveis) quanto tu tá te quebrando pra tentar achar uma palavra no teu, não "muito vasto" vocabulário de frances. Em bom frances: "gentinha desgusting!".
2) Lixo: a galerinha é meio desencanada... Tá certo que não tem muitas latas de lixo, e isso é uma falta grave, mas o pessoal é meio, como diria o Pedro, "cochon" , as vezes.
3) Carne e azeite de oliva: sem comentários...
4) Homeless: tem um pessoal que seriam os mendigos, especialmente em Montreal (em Laval ainda não vi), mas são bem diferentes dos mendigos brasileiros. Olhando de longe tu podes até nem perceber. Eles costumam ficar nos lugares onde os turistas frequentam mais.
Estou tentando pensar, mas não encontro neste momento nada mais de "menos bom"que tenhamos achado por aqui. A verdade é que temos apenas dois meses de Canadá (Quebec) e que tudo ainda é novidade. Felizmente a maioria das novidades são boas, a maioria das pessoas são amáveis, a maioria das comidas são boas (bem boas!), e todas essas experiencias são mais do que enriquecedoras: são impagáveis!

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá Mylene, Rudi, Pedro e Júlia,

Parabéns por estarem no caminho e se adaptando a este país diferente.
Percebi que estão em Laval que é a mesma cidade que escolhemos no processo para Quebec. Outra particularidade é que estamos no RGS(POA). Gostaríamos de obter mais impressões desta cidade, pois ano que vem esperamos estar aí e quem sabe nos encontrarmos.

desde já um grande abraço do sul e o nosso obrigada.
deixo meu -email para contato.
Jane e Antônio
jnmor@hotmail.com

11:31 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Oi Jane e Antonio,
Logo que der vou colocar um post falando mais sobre Laval.Na verdade ainda não conhecemos tudo, a cidade é grande e espalhada o que dificulta um pouco para quem não tem carro. Além disso estamos muito perto do metro e de Montreal, entao muitas bezes é mais pratico resolver as coisas por lá.Mas assim que der, descrevo um pouco melhor a nossa banlieu. Abraço,

5:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá, tudo bem?! achei seu blog ontem por uma indicação de uma pessoa do grupo e fiquei lendo a tarde inteira, muito legal os seus posts. Parabens e muito boa sorte nessa nova jornada na vida de voces todos. Com os seus depoimentos comecei a pensar em ir para Laval tambem. Agora estou entre Quebec City e Laval, vamos ver quem vai ganhar :)
Abraços a todos e até mais.
Rafael
rapha.correia@gmail.com

11:01 AM  
Anonymous Anonymous said...

Bonjour à la famille,
acabei de descobrir o blog de vcs e passei a manha inteira lendo! Adorei. My, vc tem uma maneira de escrever otima, que nao da mais vontade de parar de ler!!
Eu (gravida de 6 meses), marido, dois cachorros, mala e cuia, estaremos desembarcando em Montréal no final de maio se Deus quiser (estamos aguardando o pedido dos passaportes).
Se possivel gostaria de manter contato com vcs em pvt: lu.mb@wanadoo.fr
Merci pour partager vos experiences avec nous,
bisous,
Luciana et Eric Boutin

12:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

parabéns pelo blog !

muito interessante ler as experiências de vocês ai.

Laval, hein? alguma razão especial para ter escolhido esta cidade?

Se vocês vão postar uma ensagem especifica, nos digam o porrque desta cidade ok?

Bon courage et bonne chance!
Carlos Luiz

2:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá!

Que tal umas fotos?
Seu blog já é muito bom ilustrado entâo...
Um beijo. Ruth

3:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ola pessoal.
Adorei o blog de vocês.
Gostei muito dos relatos que vcs fizeram sobre Montreal, a medida que vcs iam contando eu ficava mais feliz por vcs, parece ser bem legal por ai. Meu parabéns pelas conquistas.
Eu e minha esposa estamos com planos de dar entrada no processo para Montreal, pois para minha profissão acredito que ai tenha mais oportunidades.
Estamos em busca de conhecer pessoas como vcs, se puderem nos adicionar fiquem a vontade meu msn e email é cadinn7@hotmail.com e o da minha esposa é gleicekellyp@hotmail.com
Sou webdesigner se vcs souberem de algo nessa minha profissao por favor me falem.
Um grande abraço e muito sucesso ai em Quebec.
Ricardo Silva

3:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

Mylene, nossos parabéns!
Primeiro pela conquista do sonho e segundo por sua maravilhosa redação. Quando achamos alguém que tem filhos compartilhando, ficamos de antenados. Nós temos 4 filhos, três boxers e uma tartaruga (que já foi doada, rsrsrs), e estamos aguardando nossa entrevista.
Abraços

5:24 PM  

Post a Comment

<< Home