Tuesday, August 22, 2006

Seis meses

Pois é, galera, já foram seis... meio ano... Exatamente hoje, há seis meses atrás, embaixo de uma baita neve, estávamos chegando em Montreal. Sem nunca termos colocado nossos pés no Canadá, sem lugar reservado para ficar, sem conhecer nenhuma (repito: nem mesmo uma) pessoa aqui, com nossas treze malas, nosso frances meia-boquérrimo, nosso ingles idem, nossa coragem e nossa vontade de chegar. Que medo! Acho que sofro de medo retardatário... Lembro que foi um esforço para me comunicar no telefone e encontrar um hotel, mas achei, bem no Village Gay, por sinal. Lembro que fui saindo pela porta do aeroporto para falar com o rapaz responsável pelos táxis, só com meu moletom e que, logo que as portas automáticas se abriram, veio aquele friozaço na minha cara e eu voltei pra dentro correndo. O Rudi (que como sempre tava me cuidando de longe) riu e falou: This is fucking north america, baby! Nunca vou esquecer desta frase! Lembro que chegamos no hotel antigo e aconchegante e que eu pensei: cuidado com o que tu queres muito, tu acabas conseguindo! Eu tava aqui, eu tinha conseguido chegar (menos mal), eu tava começando a realizar meu sonho, mas eu tava com medo. Confesso: medão! Mas eu tava tão feliz, eu achei tudo tão lindo, eu achei todo mundo tão legal... que quando alguém me dizia "Bienvenue au Québec" ou "Welcome to Canada"eu quase chorava (detalhe: eu ainda quase choro, seis meses depois). Bom, agora, six months later, eu olho prá fora e olho prá dentro. Eu olho pra fora e vejo um ape bem mais equipado, muitos brinquedos, camas, um sofá. Vejo o supemercado e a farmácia que já não escondem tantos mistérios. As linhas de onibus e metro também não. O campus já é mais conhecido e começa a ser um pouco (muito) a segunda casa. Percebo que o frances vai indo cada dia melhor. A agonia agora é que consigo entender praticamente tudo (até no telefone e no rádio...hehehe), mas prá falar ainda não é tão rápido e isso me angustia. Consigo dizer tudo o que quero, mas queria ter estilo, fazer as ligações melhor e, de preferencia, diminuir o sotaque lusófono. Tá, eu sei que vem com o tempo, mas por acaso alguém ainda não percebeu que sofro de "um pouquinho"de ansiedade? Ansiedade é vida, e mesmo psicoloucos, tem direito a ela. Sobretudo, eu olho pra fora e vejo amigos. Amigos de tudo que é jeito, nacionalidade, preferencia sexual, nível educacional, etc. Lembro que uma coisa que me deu medo foi quando fomos fazer a matrícula das crianças e pediram o nome de algum amigo, no caso de eles não nos localizarem em uma emergencia. Reposta: não conhecemos ninguém. Lembro que fiquei triste, me senti muito sozinha. Quando eu for semana que vem, fazer a matrícula, eles vão me perguntar de novo e (voyons donc!) eu posso escolher os telefones que vou deixar. E o melhor, sei que nenhum de meus amigos vai se importar com isso, ao contrário, eles vão ficar felizes de poderem nos dar (mais uma) mãozinha, caso (Deus o livre!) seja preciso. A todas essas pessoas maravilhosas que nos acolheram e continuam a acolher tão bem, nosso mais profundo agradecimento, voces são os melhores amigos do mundo. De verdade! E o melhor é que o grupo (ou os grupos) continua crescendo e isso é uma delícia.
Aí eu olho pra dentro. Caraca, que bagunça! To tentando fazer uma pequena ménage pra poder contar pra vcs o que se passa lá. Muitas coisas aconteceram lá dentro. Como diria o Roberto Carlos "são tantas emoções", e quem me conhece sabe que minhas emoções são... digamos... um tanto quanto... emocionantes! Quero dizer que, por mais que eu tente, não consigo sentir "um pouco", "de leve". Ah! Como eu gostaria! Tudo é muito forte, e quando é mesmo forte, fica ainda maior. Alegria não é um delicado sorriso nos lábios, é uma gargalhada seguida de pulos, danças, lágrimas e comemorações. Isso só pra dar um exemplo básico. (Após seis meses de blog, não adianta mais querer convencer ninguém da minha "normalidade" hehehe.) Bom, mas olho lá e vejo que a felicidade é mais forte que tudo. Vejo que aprendi a ter mais fé, a conversar mais com o Cara lá em cima. vejo que aprendi a gostar mais de mim, a me admirar mesmo, a achar que sou uma louquinha do bem, que quer mesmo é criar os filhos (minha maios paixão) da melhor forma possível, trabalhar muito (minha paixão grande), curtir minha família e meus amigos, viajar e estudar, estudar e estudar. Graças a Deus estou conseguindo devagarzinho fazer tudo isso, mas podem esperar que vem muito mais por aí. No candomblé minha mãe é Yansã, a mulher tempestade, ventania. Acho que explica um pouco esse meu jeito de não parar, de não ter (muito) medo do novo, de não suportar o estagnado, o parado, que pra mim é o podre. Sei lá, pelo menos eu gosto desta explicação, dentre as tantas outras que existem pro meu jeito. A verdade é que eu me dei conta que comecei a me conhecer ainda melhor, e ainda bem, to gostando. Ontem tive uma conversa com uma colega canadense, ela me perguntou assim: o que vc encontrou aqui no Canada? Sem pensar, respondi: surtout moi meme (sobretudo, a mim mesma). E isso é muito verdade. Mas o que realmente resume meus seis meses de Québec, é um outro fragmento da conversa com essa nova amiga. O diretor havia me apresentado como "la bresilienne"(como sou conhecida na universidade) e depois da reunião ela veio me cumprimentar e disse assim: "Je veux te saluer parce que j'adore ton pays"(Venho te cumprimentar por que adoro o teu país) e eu, de novo sem pensar, "Et mois, j'adore le tien"( E eu adoro o teu). Ela riu e eu ainda repeti, "J'adore le tien". A verdade é pra ser dita!

18 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Félicitations.
Très bien Madame Mylène et votre famille...

Premier: Pardon par mon français terrible, au moin le écrit, mais que faire? Votre blog est très sympathique, heurese et toujour avec des bonnes nouvelles. Je avec ma epouse, mon garçon de cinq ans e ma fille de douze ans, nous avons besoin aussi beaucoup de courage pour faire la même chose janvier prochain. La même date, une anné ensuite. Notre dernière date. J'ai déjà connu cette region dans l'année dernière et c'est tout de bon.
Montréal est vraiment très joli, inclus Laval, Longuéuil, enfin, tout.
Mon français, bon, comme vous déja a vu, c'est chapitulle a partie...
C'est une chose pour rire quelque jour...

Une fois de plus, félicitations.
Deschamps et famille - SC - Brésil

2:11 AM  
Anonymous Anonymous said...

É....
O tempo passa...
Parabéns por estes 6 meses de sobreVIVÊNCIA.
Não vemos a hora de estar passando por tudo isso, todos os problemas e alegrias.
Curtimos cada post que escreves pensando como será na nossa vez. E podemos dizer que ja dá um "medinho". Mas é aquele medo gostoso, sabe como é, aquele que é parecido com dores nos musculos depois de uma sessão de exercícios, doi mas é bom...

Autrefois, felicitations, salut e tout de bien pour Vous !

Trio Viajante - Poa - Brésil
(Daisy, Matteo e Fabiano)

7:50 AM  
Anonymous Anonymous said...

Mylène,

Acho que dizer parabéns é muito pouco e muito formal de se dizer para alguém tão coração quanto vc! A coragem está estampada em cada letra e cada vírgula do teu texto. Sua bondade em não esconder opiniões importantes pra quem tá aqui do outro lado cojecturando se imigrar é bom ou não, é de uma grandiosidade tremenda. Então acho que ao invés de dizer parabéns pelos 6 meses, deveria dizer, muito obrigado pelo exemplo de família que vcs são!

Que Deus abençoe cada dia, cada hora, cada passeio, cada momento da vida de vocês!!!!

abraços

Leslie, Dilaine e Davi

P.S.: Ao ler teu post lembrei-me de um diálogo entre Jesus e seus discípulos onde a discussão eram as preocupações da vida. Jesus diz assim para eles:
"Observem como crescem os lírios. eles não trabalham nem tecem. contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês!" Evangelho de Lucas, cap. 12, versículos 27 e 28.

9:05 AM  
Anonymous Anonymous said...

Salut et félicitations!
Não tenho muito o que escrever, na verdade é sempre difícil de escrever após seus posts pois corremos o risco de sermos "menos", enfim de serem apenas pequenas palavras em comparação com as grandes emoções que nos são transmitidas em suas palavras.
Desejo-te, portanto, que continue tendo este espírito jovem e desafiador que todos nós deveríamos ter ao menos um pitada dele.
Bon semain à tout votre famille,

Sam.

9:51 AM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Gente... que lindo... Não sei se estou na TPM, mas acabei chorando com os lindos comentários de vcs. Acho que quem ficou sem palavras fui eu...Como eu sempre digo, tudo é uma questão de "foco". Quem focaliza no ue é difícil, sempre ve tudo difícl. É claro que tem situações difíceis, mas e daí? Em qualquer lugar vai ter. E olha, Deschamps, não encana não, acho que o teu fances já está muito bom para quem ainda tá aí. Aqui ele vai deslanchar rapidinho. Logo mais quero começar a escrever alguns posts em frances, mas ainda não domino o suficiente para transmitir a emoção. de qualquer forma, parabéns pelo esforço. E obrigadão a todos. Meus leitores, não importa quantos sejam, são os melhores...hehehe Beijo a todo mundo!

11:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Mylène, já faz alguns dias que conheço o seu blog através de um outro blog (qto blog), mas enfim, no começo eu tinha até preguiça de ler os seus posts, afinal não são nada piquenininhos,heheh, mas fui lendo aos poucos e acabei colocando a minha "leitura" em dia, essa semana mesmo já estava ficando ansiosa por mais um post seu, e finalmente hj o li. Hj não tenho mais preguiça e fico até triste qdo acabo de ler, pois como muitos já disseram aqui, vc sabe falar e fala bonito.
Tudo de bom para vc e a para família, que filhos lindos vc tem.
Bjus

1:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

MENINA amei o de hoje, já vinha meio stressada da semana, com enxaqueca na segunda, canseira na terça e stress com pagamentos$$$$$ de hoje, e este post, lido no meio da jornada de trabalho foi o que há!!!CREME DE LA CREME....(DESCULPA A FALTA DE ACENTOS E A GRAFIA)
Beijos e mais um motivo pra me sentir "parecida" contigo,Para mim não há "mais ou menos" , só consigo ser eu mesma se estou TOTALMENTE envolvida em algo!!!
Cheiro nos pequenos e TUDO DE BOM!!!!!!!
PAOLA

3:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

MENINA amei o de hoje, já vinha meio stressada da semana, com enxaqueca na segunda, canseira na terça e stress com pagamentos$$$$$ de hoje, e este post, lido no meio da jornada de trabalho foi o que há!!!CREME DE LA CREME....(DESCULPA A FALTA DE ACENTOS E A GRAFIA)
Beijos e mais um motivo pra me sentir "parecida" contigo,Para mim não há "mais ou menos" , só consigo ser eu mesma se estou TOTALMENTE envolvida em algo!!!
Cheiro nos pequenos e TUDO DE BOM!!!!!!!
PAOLA

3:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nossa Mylène, é impressionante como eu me emociono quando leio as coisas que vc escreve... Eu tb sou muito emotiva, me vi em vc, quando vc descreveu sua alegria! rs... As vezes acho que sou espalhafatosa demais, mas concordo com vc: é mto bom ser como somos! rs...
Parabéns por toda sua conquista, e parabens pela maior de todas elas: o auto-conhecimento. Se todos tentassem se conhecer um pouquinho mais, o mundo hj com certeza seria melhor.
Mas é isso, o tempo voa, e pelas coisas que vc conta, parece que já se passaram mto mais de 6 meses por aí. Espero poder conhece-la em breve! Bio grande!

4:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

Poxa, que post, heim!

PARABÉNS pelos 6 meses! E muito obrigada pelo blog! Me identifico muito com os seus ideais e perspectivas desta nossa nova terra.

Bjs,

Isabela.

9:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ola Mylene e Rubi e Pedro e Giulia,
Acabei de completar a leitura dos posts antigos, e estou aproveitando para dar os parabéns pelos primeiros 6 meses dessa grande batalha (receber elogios é bom, não é?!).
Gosto muito do que vc escreve e de como vc escreve, porque vc é crítica e conta o seu dia a dia. Essas são informações importantes. A gente fica sabendo sua percepção de vida.
Eu tb sou mais um Recifense q pensa em ir para Laval.
Sucesso nas suas baatalhas!
Au revoir.

1:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá exemplos de vida,
Nossa, amei o seu post cheio de boas energias!! Como é bom estar em contato com uma pessoa positiva, cheia de vida e esperança!! Isso nos dá uma vontade de seguir em frente que você nem imagina!!
Felicidades na caminhada maravilhosa de vocês!!
E aguardarei anciosa os próximos posts!
Um grande e carinhoso abraço,
Tereza Possebon

7:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

OI MYLÈNE!!!!!!!

ESSA É A PRIMEIRA VEZ QUE POST NO SEU BLOG,APESAR DE TE ACOMPANHAR A UM TEMPINHO DIGAMOS QUE.......... UNS SEIS MESES.HEHEHHE
PORÉM ,ESSE ME CHAMOU ATENÇÃO DE TAL FORMA,QUE NÃO PUDE ME CONTER, SÓ EM LER.
NÃO VOU REPETIR O QUE TODOS JA FALARAM AO SEU RESPEITO, POR QUE VC DEIXA BEM CLARO ,QUE VC É, O QUE É, E PRONTOOOO.
MAS QUERO DEIXAR ESSA LINDA CANÇÃO DO MINISTÉRIO TOQUE NO ALTAR QUE É UMA VERDADEIRA BENÇÃO DE DEUS .

*DEUS DE PROMESSAS*

Sei que os teus olhos
Sempre atentos permanecem em mim
E os teus ouvidos
Estão sensiveis para ouvir meu clamor
Posso até chorar...
Mas a alegria vem de manhã
És Deus de perto e não de longe
Nunca mudaste ,tú és fiel
Deus de aliança,Deus de promessas
Deus que não e homem pra mentir
Tudo pode pode passar,tudo pode mudar
Mas tua palavra vai se cumprir
Posso enfrentar o que for
Eu sei quem luta por mim
Seus planos não podem ser frustrados
Minha esperança está
Nas mãos de do grande Eu sou
Meus olhos vão ver o impossível
Acontecer...
(Deus te Promessas-Ministério Toque no Altar)

P.S.:QUE O SENHOR JESUS DERRAME BENÇÃOS SEM MEDIDAS NA SUA VIDA,E DE SUA FAMÍLIA.
DEUS VOS ABENÇOE.

SIMMMMMMM,PELO QUE TÔ VENDO VC TA FAZENDO SUCESSO AQUI EM RECIFE.
RSRSRSSRSRSR
BEIJOS.

DE:LUCIANA,MARCOS E LUQUINHA

10:02 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Galera, valeu or tudo. Adoramos as citações e tudo o mais. Para nós seus comentários são como presentes mesmo. Super beijo!

1:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

Obrigado Mylène.

Sorte, saúde e sucesso a todos nós.

Deschamps.

12:19 AM  
Anonymous Anonymous said...

My, Rudi, Pedro, Giulia

Passaram-se seis meses e, finalmente, a Mylène aprendeu a escrever em Português (he, he, he...). Que texto, menina, que texto! O início, emocionante. Vê-se o quanto viveram, em relativo pouco tempo.

O Lourenço cresce bastante (1 quilo em um mês), chora pouco e é um amor. Já brinca com o móbile, já conversa (sobretudo com a mamãe - o que é normal, é muito simpática esta mamãe). Como dizes, é certo que iniciam os melhores anos de nossas vidas.

Uma hora dessas apareceremos por aí. Sei lá quando, agora que eu tenho 50 mil milhas a Varig nos passou a perna... Em verdade nossa limitação é a idade do pimpolho, mui tenra.

Um abraço, amigos, sejam felizes. Muitas saudades.

Leonardo, Marília e Lourenço.

8:24 AM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Ai, ai, Léo... Ainda bem que guardei teu comment em um dos primeiros posts onde elogiavas meu texto. E não adianta desmentir por que eu não esqueceria um elogio vindo de alguém com vossa erudição (hehehe). Novamente não esquecerei este comment, pelo mesmo motivo. En tout cas, merci! Coisa querida o Lourenço, mandem outra foto que a que eu tenho ainda tem aquela carinha de nouveau né.... quero ver ele agora! Beijo grande em todos vcs, saudadã0!

12:20 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Le querida! Tu que és uma baita fonte de inspiracao (detalhe: configuramos o teclado pro frances e agora to doida aqui, nao da bola pros acentos...hehhe).O bom é que nos duas somos tao hiperbolicas que ate a nossa amizade, em pouquinho tempo, se transformou num amizadaaaaoooooo!!!!Espero que no momento em que tu leste este post, tenhas te identificado no grupo dos melhores amigos do mundo...Com certeza, pra mim tu ja es muito mais que ma amiga, ainda mais depois do nosso ultimo encontro. Guria, aquilo me ajudou horrores...Tu acreditas que desncanei totalmente? Pois é...mulher ventania...hehehehe Te amo demais!

6:27 PM  

Post a Comment

<< Home