Tuesday, November 21, 2006

9 meses ou Sobre o esforço

E aqui estamos nos, caindo no maior senso comum em dizer: nasceu! Devo dizer que esta foi minha 'gestaçao' mais rapida... Talvez porque nao tive que carregar um excesso de peso no ultimo mês... Talvez porque nao havia um produto final esperado (e bota esperado nisso) no final. Sei la! O fato é que esses nove meses passaram mesmo muito rapido. Ontem a noite, me dando conta que deveria postar alguma coisa sobre os nove meses (como fiz em todos os outros), fiquei procurando um assunto chave que tivesse me marcado ou surgido em meus pensamentos nesse ultimo mes. Ai pensei que poderia falar das amizades. Sem duvida minhas relaçoes de amizades foram assunto de varias divagaçoes pessoais esse mês. Amigos novos, amigos antigos, afinidades, descompassos...Posso dizer que investi um certo tempo pensando nisso. Ainda hoje falava com uma amiga sobre o quanto a afinidade que temos com algumas pessoas pode fazer com que, mesmo passando muito tempo sem se ver, quando estamos perto é como se nunca tivéssemos nos separado... É mesmo engraçada essa historia de afinidade. Mas finalmente descobri que nao estou pronta para falar sobre isso e ai o assunto-chave do mes me veio como um raio. Pensei, vou falar do 'esforço'. Desde muito, muito cedo na minha vida (muito cedo mesmo) que eu reflito sobre o esforço. Na minha lembrança meu irmao sempre foi visto como o genial e eu como a 'esforçada'. Pode ser que isso nao tenha sentido nenhum na realidade, mas aqui importa é a vivência, e foi assim que vivenciei a situaçao. Por muito tempo isso me pentelhou a vida. Saco esse lance de nao ser genial! Ser esforçada da muito trabalho. Enquanto eu estudava toda santa tarde, meu querido e genial iramozinho, brincava, mexia no seu computador (se é que hoje em dia um TK2000 pode ser ainda considerado computador), via televisao. Sorte a dele de ser genial! E ele é mesmo genial, mas hoje devo dizer que lido bem melhor com isso. Depois dos trinta acho que desenvolvi a tendência a me preocupar BEM menos com besteiras, encucaçoes, neuras, traumas... Ja devo ter vivido meu primeiro quarto de vida (sim quero chegar aos 120), nao da mais tempo pra babaquices. Mas ai eu chego aqui no Québec e percebo, empirica e teoricamente, que o esforço tem um valor muito diferente do que no lugar onde fui criada. Outra vez: nao estou querendo dizer que no Brasil todo é assim, ou que em todo o RS é assim, apenas no meu contexto de vida isso se passou assim. Na minha experiencia o produto final foi muito mais valorizado que o bendito do esforço. Quer dizer: se deu certo significa que tu te esforçou, se nao deu... te puxa, meu! O problema é que as vezes mesmo que a gente se puxe muito, o troço nao rola, por um motivo ou por outro. E todo esse assunto me voltou este mês por que foi a entrega dos boletins das crianças. Dai eu notei que, entre os aspectos avaliados pelos professores esta la: esforço. Nao sei em outras escolas, mas em todas que eu e meus filhos estudamos no Brasil, nunca vi ninguém pontuar formalmente o esforço de uma criança em uma avaliaçao. Claro que deve ter escolas que façam isso, mas eu nunca vi. Ai me dei conta e comecei a divagar sobre o quanto esse tema é mesmo corrente por aqui. Diversas vezes na universidade, percebi o quanto o fato de tu te puxar é valorizado (por outro lado os folgados sao rapidamente... digamos.... queimados). Um dia tive que apresentar um texto em aula, bem no comecinho. Toda encagaçada fui perguntar pra professora se eu podia preparar um power-point pra me ajudar. Ela achou o maximo. No dia da apresentaçao, so pra resumir, fiz até novas amigas. Enquanto eu me 'debrouillava' o melhor que eu podia, tinha uma turminha que demonstrava o maior interesse, concordavam com a cabeça, se animavam na discussao. No final fui la agradecer e elas me disserma o quanto achavam legal alguém que se esforça tanto, que adoraram meu power point e nao sei que mais. Nunca tinhamos nos falado, ficamos amigas. Achei isso tao bonito que nem sei. Parece que depois que me aceitei como 'nao-genial' e 'esforçada', vim a descobrir o quanto o esforço tem valor, o quanto o caminho para chegar aos fins é tao importante e valorisavel quanto os fins em si mesmos, o quanto tem um lado bom esse lance de se esgualepar. E devo ter passado isso de alguma forma para as crianças, por que segundo os professores dos dois, eles ' travaillent très fort', sao realmente muito esforçados. Orgulhos de mami! Do meu lado eu continuo por aqui me esforçando: para réussir todas as disciplinas, para fazer um feijao comestivel, para passar mais tempo com meus filhos, para passar mais tempo no bureau, pra espichar as 24 horas do dia, para nao reclamar quando o Rudi puxa as cobertas, para encontrar tempo de falar com quem eu amo, para atender as expectativas que colocam em mim e, especialmente... para nao me estresar com tudo isso!!!hehehe E assim eu vou me encontrando nesse Québec de meu Deus!

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bonito seu texto.
Interessante saber que aí premiam o esforço. Talvez porque compartilhem de que água mole em pedra dura... mas até os gênios, em sua imensa maioria, erraram muuuuito até conhecer a glória. Outros deles nunca chegaram lá. Aliás, isto só reforça a idéia de que um complementa o outro e, um meio termo já é muito bom. Certa vez tive um professor que disse: - Em todos os meus anos de docência, nunca vi o melhor aluno se transformar no melhor profissional. E é verdade, existem muitas variáveis pra isso.
Quanto a história de 9 meses, eu acredito que tem muito mais a ver comemorar aniversário de 1, 2, 3 anos. Essa idéia de gestação tá mais ligada, ao menos pra mim, é no processo em si, que mais parece um parto até sair, com direito a friozinho na barriga e tudo mais até botar o pé aí... talvez por isso não tenhas encontrado um tópico muito apropriado.
(Ce n'est pas une idée qui ait avoir avec machisme).

As escolhas e os acasos são os regentes de nossas vidas. E o melhor de tudo, é podermos errar, pagar o preço, recomeçar, acertar, voltar atrás. Aqui, aí, aí, aqui, em qualquer lugar.
Succès pour toute sa famille.
En janvier, nous alons.
Um abraço, família Deschamps. SC.

11:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá a todos,

Muito bacana seu texto e parabéns pelos 09 meses conquistados com muito esforço e dedicação!!!
Veja que a vida ed vcs já tem um rumo muito bem definido; o do sucesso e espero qeu sempre continuem assim.

Abraços,

6:03 AM  
Blogger Nilo, Tabath e Pedro said...

Minha reles opinião.
Embora o gênio tenha facilidade de aprender, acredito que muitas vezes lhe falta experiências. O fato do gênio ter facilidade em aprender algo, acaba por diminuir a sua interação com o outro, com o mundo privando-o, assim, de aprendizado mais "rico" repleto de experiências.

E quanto a comemoração, embora vc tenha recorrido ao censo comum, é muito válido. Comemorar é celebrar, reconhecer que chegamos até aqui não só pelos nossos próprios esforços, mas pelo esforço de todos que estão ao nosso lado com a ajuda de Deus.

Abraços para todos!

6:07 AM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Bom Deschamps,eu acho que tem a ver comemorar tudo,à todo o tempo, sempre...Essa historia de contar os meses foi so um jeito que eu achei pra comemorar sempre...e nao ficar esperando o "um ano, dois anos..." tao convencional demais pro meu gosto! Acho também que temos idéias diferentes par rapport à gestaçao...No meu ponto de vista podemos estar sempre em processo de "gestaçao": de idéias, de sentimentos, de projetos...E na real, acho que sempre estamos.
Adri e Nilo e familia,acho que estamos sim no bom caminho, e espero que continuemos.
Abraços a todos !

1:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

Myléne,

Engraçado seu texto... Neste dia minha 1ª sobrinha nasceu!!!! Imagina como essa questão de nascimento, 9 meses e tal estão presente na minha cabeça hj.... kkkkkkkkkkkk! Outra coisa, ela é linda! Depois te envio as fotos.

No país do "jeitinho" é muito natural que "gênios" sejam valorizados... Penso que por viver uma situal exatamente igual a sua (tb tenho um irmão genial, que nem fez faculdade e hj financeiramente reconhecidíssimo - Graças a Deus!), a glória para: pegar vários bus para ir a faculdade; acordar de 5h30 e muitas vezes ir dormir de 1h para conciliar estágios e faculdade;ler, tirar conclusões e análises freudianas, lacanianas, sobre gestão organizacional e etc; fazer Pós e ainda tentar se arriscar num mestrado no Québec, não tem muito valor quando aqui isso não se transforma em produto (dinheiro)... Gostei de saber do valor do esforço, me reconheci nesta palavra e posso afirmar que é muito estigante saber que "No Québec é diferente". Bjs, Natália - Recife

3:48 AM  
Anonymous Anonymous said...

Nasceu! Parabéns em letras garrafais!!!!
Vcs merecem toda felicidade!


Ao ler o post eu lembrei do filme "Gênio Indomável". Sei que não é exatamente a mesma situação, mas é que enquanto os gênios podem passar rapidamente de um nível para outro, nós, os não-gênios passamos por tantas experiências duras e valiosas que, no meu entender, nos fazem ver o mundo com uma visão muito mais ampla do que eles. Não é uma questão de ser de competitividade, mas de ser um ser humano melhor a cada dia.

6:56 AM  
Blogger Gleice Kelly said...

Adorei o texto Mylene.
Muito legal.
Meus parabéns pelo seu esforço, é admirável quem se esforça, é muito mais compensador o esforço do que a genialidade, que esforço faz um genio para resolver um equação matemática por exemplo? qual o prazer dele? agora o esforçado para obter o mesmo resultado, ele vai curtir a sensação de resolver aquilo, e no final ele se sente orgulhoso do que fez, sente prazer ao ver o produto final.

10:45 AM  
Anonymous Anonymous said...

e o teu esforco tb pode ser visto como milagre ne?!
ehhehehe

maira
www.fotolog.net/dantesca

6:50 PM  

Post a Comment

<< Home