Thursday, November 16, 2006

Permitidos!

Ando com tanta, tanta, tanta sorte que estou pensando seriamente em jogar na LotoQuébec...hehehe Mas falando sério, o Cara la em cima nao me aguenta mais... Cada vez que vou pedir (mais) alguma 'coisinha', parece que vejo a cara dele... 'Ai, la vem ela de novo... Que que é agora, Mylène? Ja nao deu por enquanto? Tenho mais o que fazer, sabia, fofa?'; e eu aqui de baixo ' Pô, tô sabendo... desculpa ai... pô valeu por tudo, hein... Era so mais uma coisinha, assim.. pequeninha... e prometo que nao te encho mais por....hummm... uma semana (?).' E Ele: 'Manda logo!'. E ai eu vou explicando, pedindo, me desculpando. Ninguém me merece... Claro que isso tudo é so uma brincadeira por que se Deus tivesse o saco cheio, nao seria Deus, seria uma criatura limitada como nos. Em todo o caso, imaginar esse tipo de cena me faz lembrar de tudo que eu JA tenho, e agradecer muito, antes de inventar de pedir mais alguma coisa. Mas indo ao assunto do post, ontem tirei o meu permis de conduire. Isso significa que estou 'permitida'...hehehe O Rudi ja tinha tirado ha algum tempo, mas acho que a nossa saga vale a pena contar. Bom, perimeiro, tudo que é cucaratcho que tem que trocar o permis aqui na regiao de Montréal, tem que ir ao bureau da SAAQ no Boul. Henri Bourassa. Primeiro tem que ligar e marcar um rendez-vous. Bom, eu e o Ru fomos juntos e passamos a manha inteira la... Isso foi dia 06/10. Ai tu abres teu dossiê, entrega documentos, faz o exame de vista e ... se tu quiser... faz o teste teorico num computador. O Rudi até que tinha estudado, mas a anta aqui pensou que era ' mais ou menos a mesma coisa' que no Brasil, e como eu tive que renovar minha carteira de motorista antes de vir... So esqueci um pequeno (mesmo minimo) detalhe... no Québec É diferente! Das três sessoes do teste, tomei pau em duas. O desinfeliz do Rudi passou de primeira e ficou uma semana me chamando de 'échouante' (em bom franguês: fracassada, reprovada... abobada). Tive que aguentar. A coisa boa é que, as partes do teste que tu foste aprovado, nao vais precisar fazer de novo. Bem, um mes depois consegui outra data para ir la fazer o bendito (07/11). Enquanto isso, o Rudi conseguiu uma data para fazer o exame pratico. La foi ele, todo se achando... Tomou pau (échouante, échouante...!!!!hehehe)... Brincadeira, fiquei super chateada, mas paciência... O pratico é MUITO mais pentelho que no Brasil. Tem uns tais de 'angle mort', os angulos mortos que nao aparecem nos espelhinhos, que eles exigem que tu olhe cada vez que tu vais fazer qualquer tipo de conversao... Nao olhou:rodou! Um monte de detalhes, que alias fazem muito sentido, mas que nos faziamos meio que automatico, sem nos dar muito conta... enfim... Ele voltou pra casa todo desenchavido ( e mansinho) e deu um jeito de conseguir outra data logo. Fez e passou! Viva, um permitido na familia. Ai fui eu fazer a parte que me faltava no teorico. O pessoal da universidade quase se matou de rir que eu sou capaz de ser aceita num doutorado, mas nao consegui passar no exame da SAAQ. Claro, né, pra eles é facil!!! Estao acostumados com essas plaquinhas de neve e trem que eu nunca tinha visto! Mas na real, o erro foi meu de nao ter sequer abrido o livro. Mas ai, mesmo encagaçada de medo da vergonha que eu ia passar se nao réussisse (outro franguês), consegui! Meu exame pratico foi ontem. Uma boa tatica para conseguir logo uma data para fazer o exame pratico é, quando te perguntarem onde tu queres fazer, diz: onde tiver uma data mais proxima. Ai o cara do comptoir se puxa pra verificar todos os lugares possiveis e tu adiantas tua vida. Ainda bem que consegui uma data em Laval mesmo. O cara que me examinou foi muito tranquilo, eu é que tava meio desesperada... nao de insegurança com o carro (embora fosse automatico e eu sou acostumada com manual), mas por que se nao passasse ia ter que pagar outra taxa de C$ 25.00 pra fazer o exame e mais C$49.00 pra alugar o carro (que tu alugas la mesmo pertinho da SAAQ) ... pas drôle de tout! Fizemos um circuito que parecia nao terminar mais e da-lhe ponto morto pra la e pra ca.. sinalizaçao, pedestre pentelho se atravessando, obra... tudo que é tipo de imprevisto... No fim ele me perguntou o que eu mudaria na minha forma de dirigir. Eu disse umas coisinhas e ele me falou que ficou claro que eu era bem experiente e cuidadosa... ou seja, RÉUSSI!!!! Fiquei feliz que so. Acho que sairam duas toneladas de peso das minhas costas. Almoçamos fora e compramos algumas lembrancinhas de Natal, para comemorar!!! Afinal, nao é todo dia, né? Entao é isso, mais um passinho de cidadania... Apesar do caminho nem tao curtinho assim, aproveitamos tudo para dar muita risada. E o Rudi vai ter que amargar para sempre o fato que, desta vez, o gafanhoto superou o mestre! hehehehehehe

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Muito bem gafanhoto!!!!

6:35 PM  
Blogger Nilo, Tabath e Pedro said...

Quase um Gafanhoto Canadense!

Abraços!

7:09 AM  
Blogger Queila said...

Parabens! Sabe que eu também bombei o teorico?? E o pratico!!! Haha.
O mais engracado é sair dirigindo toda cuidadosa aqui em Montreal e levar businada. Uma semana depois do exame já tinha oltado à dirigir como em Sao Paulo. :0

Q

2:11 AM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

11:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Mylène, vi seu blo e gostei mto. Bem sou eng. elétrico e estou pensando em dar entrada no processo de imigração de Quebec mas tenho inúmeras dúvidas misturadas com medo.... a principal seria, pelo que entendi vc tá fazendo um mestrado, como foi esse processo de aceitação do mestrado? Vc já iniciou aki ou foi ai mesmo? e as exigências? tipo, tradução juramentada, cartas de recomendação, é fácil conseguir bolsa? pq pelo que vejo é 99,99% dificil estudar e arranjar um trabalho ai logo no começo. Abraço, Robson robsonlima1979@hotmail.com

11:00 AM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Pois é, Queila, nem me fala...Ainda bem que nos livramos deste capitulo!Uffa!
Pois olha, Robson, eu faço doutorado e ja tinha me informado no Brasil, mas so apliquei quando cheguei aqui, justamente pela possibilidade maior de conseguir bolsas canadenses. Mas cada caso é um caso. pesquisa na internet os programas que te interessam, acho que é a melhor saida. E bonne courage por que isso da um certo rampo, pelo menos pra mim deu.

8:09 PM  

Post a Comment

<< Home