Friday, December 01, 2006

Neve!!!!!!!Neige!!!!!!!Snow!!!!!!

Corri aqui so pra registrar!!! Primeira neve pra valer!!!! Ta tudo lindo la fora! Ma-ra-vi-lho-so! A grama ainda ta verde e os floquinhos caindo a fuzel! Tenho a sorte de execptionalmente estar em casa hoje e com a Giu pra melhorar, que tem congé por causa da journée pédagogique. Dia 01 de dezembro, primeira neve! A Giu olhou pra mim ha pouco tempo e disse assim: 'Sabe, mae... eu ainda nao acredito que eu tô no Canada. Acho que alguém vai me arcodar e vai ser um sonho tudo isso...' Engraçado que eu também tenho a mesma sensaçao! No dia a dia, a correria, a gente nao se da muito conta, mas quando acontece um evento externo marcante, como essa neve por exemplo, a ficha cai e a gente se da conta que esta... bem... quase no Polo Norte... O bom é que a gente ta muito feliz de estar aqui e nestes meses todos eu nao tive nem um segundo de arrependimento, acredite quem quiser. Saudade de quem eu amo, sim. Arrependimento, jamais!Nem quando eu trabalhei como arrumadeira num hotel chiquetésimo, me senti incomodada. Eu estava mesmo preparada pra isso e me diverti pra caramba com a portuguesada de la. Tive que sair por dois motivos: tendinite nos dois braços (hehehe... coisa de fresca...) e a aprovaçao no doutorado (viva!). So uma anedota pra terminar que eu tenho que buscar no metro uma amiga do coraçao que vem me visitar... Ontem tive uma aula com um cara que estuda sobre a policia. Quase tive um ataque de riso (bem na verdade, eu tive...). Imaginem quantas balas de revolver foram gastas pela policia da regiao metropolitana de Montreal em 2005. Imaginaram? Resposta: oito. Detalhe: sete foram usadas pra aliviar o sofrimento de animais que estavam sofrendo antes de morrer e uma... bom essa uma foi um boca aberta de um policial que disparou por acidente dentro da viatura... Nao é pra se torcer de rir? O pesquisador falava sobre o 'mito' de que o trabalho de policiais é um trabalho perigoso. Ai eu me indignei, mito???? Questionei e ele começou a rir ' Eu nao sabia que tnha uma brasileira aqui.... bem, eu nao estava pensando de forma nenhuma no Brasil ...' Ai ele despencou a falar do Brasil, das taxas de violencia etc e tal, e como tinha uma colega colombiana toda apavorada com a situaçao do pais dela, ele disse mesmo que o nivel de violencia no Brasil é ainda maior que na Colombia, mesmo tendo em vista a quase guerra civil deste pais. A colombiana que se achava a latino-americana mais fu... do pedaço, teve que ceder o espaço para esta que vos escreve. Tô falando como uma pidada por que rir também é uma forma de lidar com os problemas, mas claro que eu fiquei triste de ver a imagem do pais que eu nasci assim tao deploravel! A colombiana ainda se referia a Colombia como 'mon pays'. me dei conta que eu nao me referia mais assim ao Brasil. Me dei conta que nao chamo mais o Brasil de 'chez moi' ou 'mon pays'. Brasil é o Brésil. É o pais que eu nsaci, meus filhos nasceram, é sem duvida um pais que amo do fundo do coraçao e logo que tiver oportunidade vou me engajar em projetos para ajudar um pouco a galera de la. Mas, chez moi.... Chez moi é onde eu estou. Onde estou feliz, onde estou com os meus pequenos. Chez moi é o lugar que respeita meu trabalho, me respeita como cidada, me oferece condiçoes de educar meus filhos e de viver em segurança e tranquilidade. Agora, chez moi é o Québec. A saida do Brasil eu achei...o aeroporto.

4 Comments:

Blogger Camila said...

Mylene e familia,

Muito legal esse post. Estamos vivendo o antes do iniciar o processo que sera feito possivelmente em feveriro ou março por causa do Frances que ainda ta fraco.

Muito sucesso e filicidade para voces.

Jean e Camila

6:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Hehehe, está foi ótima!!
Imagine soltar um Canadense deste no meio de qualquer cidade aqui no Brasil? Ficaria assustado!
Lembro-me de quando moramos na Itália e tentavámos explicar a violência no Brasil. Você acredita que eles não entendiam! Achavam que estávamos exagerando... Bom se fosse!!
Mas acredito que até metade do próximo ano estaremos no nosso lar doce lar!! Canadá nos aguarde!!
Abraços

6:13 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá, suas mensagens são bem entusiastas e gosto de ler sempre o seu bom humor,
fiquei feliz em conhecer seu blog e de saber que suas crianças são da mesma isdade que as minhas...
quem sabe nos encontraremos.Vou dar entrada na minha papelada... sorte para todos!
Camila, JR, Lara e vitor

1:58 PM  
Blogger Renata, Dory, Olívia e Vítor said...

Olá, tudo bem?
Sempre leio o blog de vcs, mas nunca comentei...
Achei esse post sensacional! Sua colocação sobre o cjez moi é fantástica! Realmente temos que aprender de uma vez por todas que nossa casa é onde nos sentimos bem, onde somos tratadas com respeito, é onde temos o direito de ir e vir...
Já não me sinto "em casa" no Brasil faz tempo...
Renata

10:11 AM  

Post a Comment

<< Home