Tuesday, July 10, 2007

Nao basta ser mae...

... e se matar de trabalhar, e ir ao supermercado duas vezes por semana, e limpar, lavar e coser, levar no dentista, ir na reuniao da ecola, comprar material, etc, etc, etc...tem que levar na La Ronde. Nao tem jeito. Nem que seja uma vez na vida (da mae, obvio...)...tem que levar.


Quinta-feira. Chove um pouco. Alguém bate na porta. Nossa vizinha adolescente querida. Salut, habib! Ela pede para levar as crias a La Ronde, no sabado. Ela vai levar também os vizinhos da frente. Primeira reaçao da mae das crias: iiiuuuuppiii!!! Dia livre pra atualisar as leituras! Segunda reaçao, mais racional (bem mais racional): a adolescente tem 16 anos e quer se mandar para um dos maiores parques de diversao das redondezas com quatro crianças entre 12 e 8 anos. So que (detalhe muito importante) as crias ouviram e gritam em volta da mae: oui, oui, oui. Fim da historia: a mae, sem muita escolha graças ao comportamento exemplar das crias na ultima semana, desiste e cabisbaixa diz que vai junto. No entanto, nem tudo esta perdido para esta mae. A meteorologia anuncia chuva...muita chuva no sabado (deve ser verdade...a chuva adora cair no sabado no Québec). Ainda por cima sempre existe a possibilidade, nem tao remota assim, que a ado esqueça o convite face a uma bela noitada de sexta com o seu chum. A esperança...vocês sabem...


Sexta-feira. Nem sinal da ado. Deve ter esquecido. A mae toma um copo de vinho (ou teriam ido dois?), da uma olhada no céu nublado e vai se deitar feliz e relaxada.


Sabado. Oito e quinze da manha. Toca o telefone. A pobre mae desenchavida, escabelada e adormecida atende. Pesadelo. É a ado. Pergunta se vamos com ela. Se vamos precisamos nos agilisar, afinal temos que estar la para a abertura (as 10h), afinal, sabe como é, tem alguns brinquedos que têm até duas horas de espera. Pesadelo duplo. Mas a esperança... Talvez as crias nao tenham acordado com o telefone, eles foram dormir tao tarde, vamos deixar para uma outra vez, né? Tarde demais. As crias pulam em volta como se estivessem acordados ha horas. Vamos mae, vamos mae. Mas a esperança...vocês sabem... A mae, quase vencida, ainda se da o trabalho de olhar pela janela. Céu...semi-azul. Sem saida, sem chance. O pai, surfista desinfeliz da pororoca mais proxima, que até poça anda surfando, ja esta fazendo o café com um sorriso vencedor nos labios. Desde o incicio ele tirou o corpo fora e anunciou a visita a pororoca no sabado. Paciência. Definitivamente vencida, a mae, de cabelos literalmente em pé, cara amassada e ainda meio tonta (o maldito vinho devia ter azedado), toma uma xicara de café ainda esperando o pé d'agua que a loura do canal 35 tinha anunciado. Ah, se eu pego aquela loura, criadora de falsas ilusoes nas pobres maes! Ah , se eu pego!


É verdade, eu nao sou mesmo uma boa compania para parques de diversao. Nunca fui. Diversao pra mim tem mais a ver com praia, sol, parque, verde, comida, esporte. Pode me convidar pra subir morro, descer morro, a pé, de bici, na cacunda... sou parceira. Mas entrar naquelas maquininhas onde perdemos completamente o controle de tudo e ainda por cima pra passar medo....Franchement! O medo é uma emoçao que eu cataloguei como basicamente e principalmente de-sa-gra-da-vel. Assim, nunca fico afim de ativar a monstra. Quando vem, tudo bem, lidemos com ela, afinal, nao podemos esquecer seu papel de proteçao da espécie humana. Mas ficar chamando, implicando e ainda por cima gostar disso...je ne suis pas capable! Sendo assim, sempre fui a babaca da turma, aquela que so de olhar para uma roda-gigante ja quase vomita...pruma montanha russa entao...esquece... Na verdade nao tenho nada contra a sensaçao de voar. Dessa até eu gosto. O unico porém é que nos parques de diversao, o unico jeito que eles tem pra causar essa sensaçao é através das engenhocas que giram. E se girar...ja sabem...fico enjoada. Quanta frescura! Ainda bem que casei com o surfista que muito ja me levou pra barracao de praia, mas que nunca me encheu a paciência pra parquinhos. No entanto, como ninguém passa ileso pelo seu carma, agora tem as crias. Ano passado me fiz de Joao-sem-braço (como diz meu pai) e me livrei. Vejam so...que pena...La Ronde ja fechou pra essa estaçao.


Bom, tudo isso pra dizer que eu fui. E de cara alegre, logico! Uma coisa que a gente aprende com a maternidade é ficar realmente e profundamente feliz em ver a alegria dos outros. Os pequenos estavam tao contentes, mas tao, mas tao, que até esqueci meu mau-humor. Tentei aproveitar. O Pedro foi na maior montanha russa que ele podia. Se apavorou, mas voltou contando pra todo mundo. A Giu, ja um pouco mais (digamos) temerosa, ficou uma boa parte do tempo comigo, dando graças aos céus que eu estava la e ela, além de ter alguém com quem ficar enquanto os outros 4 enlouqueciam, ainda este alguém era mais cagona que ela, o que fazia com que ela se sentisse muito mais forte e feliz. Até a pequena tirou sarro da minha cara. Tudo bem, a gente aguenta (agora so quero ver me pegarem pra outra dessas). Realmente, depois do meio-dia a galera chega em peso e ai, alguns brinquedos ficam mesmo impossiveis. Melhor assim...uauaua (brincaderinha!). Depois de caminhar o equivalente a uns 20 km, o maximo de adrenalina que consegui aguentar foi...foi...Para ta, nao foi o carrocel! Foi uma espécie de chapéu mexicano que eles chamam 'Le tour de la ville'. Tudo bem, pode rir. Como eu tinha dito, a sensaçao de voar é bem legal. So que roda, e rapido, e balança o treco. Gritei que nem um deseperada, pelo menos coloquei os diabos pra fora. A Giulia do meu lado so ria. Nem os olhos eu abri. Depois fomos todos juntos tomar banho no Splash. Esse foi o ultimo por que tu sai mesmo ensopado e nao tem impermeavel que resolva. É o tal barquinho que sobe, sobe e desce uma lomba ingrime a milhao e splash... Confesso que até gostei.


Sabado ainda (interminavel sabado). Quatro horas. La Ronde fervendo de gente. nada das pancadas de chuva da loira. Nunca mais assisto a meteo do 35. Ensopados, cansados, esmilinguidos, e sobretudo de saco cheio das filas, por unanimidade foi decidido que voltariamos para casa. Ainda tentaram me seduzir no finalzinho: mas a gente volta outro dia, né mae? Ah, nao. Tudo tem limite. Resposta: nao comigo. Reaçao: gargalhadas. Melhor assim. Agora quem tirou o corpo fora de uma vez por todas fui eu.


Pelo menos chegando em casa o pro da pororoca ja estava aqui...e fazendo churras! Cois quirida! Mas pera ai...Cois quirida uma ova! Tomei meu banho e dei uma de princesa. Eu mereço.A turminha. Falta a Maysa ado organisadora que nesta hora estava no celular com seu chum. Como eu disse, vale a pena pela alegria deles. Todo mundo ja foi criança e gostou de parques assim. Tem que ir.

Essa é so pra quem ainda ta pensando que fiquei mais doida que ja era. Voici a propaganda da Mastercar. O cara da foto é um dos donos de escolhinha de surfe na pororoca. Alias, ele esta surfando na dita cuja. Como diz minha amiga Rê: 'tem cada uma que mais parece duas'.

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

é a vida!!!
mas acho que vc se diverte com ela...
Camila

3:44 PM  
Blogger Fábio, Ana Paula, Juju e Lucca said...

Olá! Sou um frequentador assíduo do seu blog e não resisti a deixar este comnetário para ti! Este "post" foi um dos melhores que vc escreveu até hoje e gosto muito do seu jeito alegre e sincero de escrever! Parabéns!

Fábio

10:18 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Mylene!
Li teu blog por horas e adorei o teu jeito positivo de escrever. Estou me inscrevendo para um curso de francês na Universidade de Montreal e se tudo der certo devo estar começando em Setembro.
Procurei mas achei pouca informação de como você entrou na facul aí. Se puder me dar uma idéia de como é a coisa na Universidade eu agradeceria. Meu e-mail é: soraiajesus@hotmail.com
Um beijo, Soraia

2:24 AM  
Blogger Na terra do maple said...

Olá, Mylene! Achei o seu blog através do nosso amigo google, pois estava procurando blogs de pessoas que moram em Montreal ou Edmonton. Meu marido e eu estamos pensando em ir para Montreal ou para Edmonton (mais provável), para ele fazer doutorado. Por enquanto, não pensamos em imigrar, iríamos com visto de estudante e acompanhante, respectivamente. Se vc puder nos passar informações acerca de como conseguiu bolsa (se vc tiver), agradeceríamos imensamente, pois orientadora na Universite de Montreal, ele teria, só está relutando por causa do idioma...

Estou lendo seu blog todinho, optei por começar do começo...rs...Estou no finalzinho do mês de maio de 06, mas prometo que vou ler TODO!

Meu marido é gaúcho e moramos até março deste ano em POA, agora, estamos em João Pessoa (sou paraibana). Me identifiquei muito com seu jeito alegre, engraçado, positivo e meio cigano...rs...Acho que temos muito em comum!

No mais, já ri e já chorei com o seu blog, a estória dessa família é LINDA! E que família linda e feliz!! Espero um dia construir uma família assim, tão unida!!! Deus os abençoe e proteja sempre!!!

Beijo no coração...

Meus e-mails são aninhaonofre@hotmail.com ou annavita@administradores.com.br

2:50 PM  
Blogger Vanessa e Muryllo said...

Salut !!

É a primeira vez que posto nesse blog pois tinha lido uma vez por indicação do grupo (canadaimmigration) e achei que tinha perdido o link.
Fiquei feliz por ter achado o link novamente e poder acompanhar o dia a dia de vcs.
Realmente Mylene, vc deve ser uma figura! Adoro o jeito que vc escreve e me imagino assim quando for mãe tb. É inspirador!

um beijo!

11:14 AM  
Blogger Nós4 said...

Pois é, "não basta ser mãe, tem que participar!!"... Sabemos disso "de cadeira"!!
O bom é que sofremos, mas nos divertimos também.:-)
Parabéns pelos seus relatos!!
Quero ser assim quando crescer!!:-D

Beijos e tudo de bom!!

11:38 AM  

Post a Comment

<< Home