Monday, May 21, 2007

A outra mae

Além da mae da gente, aquela que nos colocou neste mundo, tem uma outra mae de quem temos muita saudade. A lingua. A materna. Êta que a danada faz falta! Esses dias conversando com um amigo que saiu de Porto pra fazer o doutorado no Rio, falamos de saudade e coisas assim. Ele disse que quando chegou no Rio chorou três semanas de saudade de Porto Alegre. E eu, como todo mundo sabe...nem tchuns (até agora!). Ai vem aqueles papos sobre as mentalidades diferentes em lugares diferentes, adaptaçao e tal. Ele dizendo que eu que tava certa de me mandar pra longe, mas ai eu me dei conta que ele tinha uma grande vantagem sobre mim. Eu que nao sou de me lamentar falei: 'Cara, pelo menos tu pode trabalhar na tua lingua'. E ele: ' Melhor pra ti que ja aproveita e aprende outra.' Ele tem razao, mas é duro. Claro que é. Nao estou falando de ser capaz de se comunicar em francês pra comprar o cafezinho ou fazer o super. Isso é o que o cursinho do MICC considera 'francês funcional'. Ai eu pergunto: 'Funcional pra quê, cara palida?' O nivel de exigência é absolutamente outro quando em volta de ti so tem francofonos e tu tem que te virar falando E escrevendo. Nao...nao é bolinho mesmo. E digo mais: nao é pra qualquer um. So quem teve essa experiência de se tornar fluente numa lingua morando e trabalhando fora é que sabe o significado que isso tem na vida da gente. A segunda lingua é muito mais que um monte de palavras e regrinhas que a gente decora pra se virar. É um outro jeito de ver o mundo, de contar a vida. A gente 'regride' a um tempo onde (embora nao nos lembremos) nao sabiamos como nos referir a certos objetos e pessoas e tinhamos que pedir ajuda. Pedir ajuda nao é facil pra todo mundo. Até por que nao é todo mundo que ta afim de ajudar. Ai complica! Pedir ajuda é um excelente exercicio de humildade e nem todos estao prontos pra isso. E nao é facil mesmo. Mas, se vocês querem saber, vale a pena. Reconhecer que tu nao sabes tudo e que, sim...sim...existe muita gente que sabe bem mais do que tu em algumas areas é otimo. Claro que as vezes a gente se deprime um pouquinho, mas caramba! Tu é mulher ou mortadela? Aguenta e toca o barco! Como todas as experiências enriquecedoras da vida, aprender uma lingua faz sofrer, mas é preciso encontrar os lados bons. Sim, os lados por que, como eu disse, tem a ver com outra forma de ver o mundo e quanto mais cabeça dura a gente é, mais dificil é aceitar a vida com outros contornos. Eu ainda nao parei de dar meus foras e ainda bem que tenho uma otima capacidade de dar risada da minha propria cara. Esses dias um professor olhou um anel no meu dedo e perguntou se eu era casada. Eu ri e disse que era, mas que aquele anel nao era uma 'blague'. Detalhe: blague = piada e bague= aliança. Me dei conta na hora, corrigi e caimos na risada. Ele so ria, e perguntava: mas é ou nao é uma blague tudo isso? Fazer o quê? É rir ou chorar, escolhe.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home