Friday, April 28, 2006

Laval

Galera, olha só, quero esclarecer que só estou colocando este post por que várias pessoas me pediram e por que parece que não tem muitos brasileiros pela "net"em Laval (pelo menos eu não encontrei ninguém). Sendo assim, em consideração as pessoas que leem este blog, resolvi escrever. No entanto, quero deixar claro, que isso é apenas a MINHA opinião. Digo isso por que acho que voces tem muitas opções de informantes pela net (informações nem todas muito seguras, é verdade), parece que tem uma espécie de "boom" de informantes. Todo mundo, mesmo quem nem veio ainda, fica postando um monte de coisa, em um monte de lugares, e acho que isso mais confunde do que esclarece para quem não está aqui e não tem como comprovar a realidade agora. Enfim... Eu nunca fui fazer propaganda deste blog no orkut ou coisa parecida, todo mundo que sabe dele, sabe através de alguém que o achou ou de algum amigo nosso. Falo isso, só para preservar o caráter absolutamente subjetivo deste espaço. Mas tudo bem... Laval. Olha só, não sei se foi uma boa opção a médio prazo. É certo que tudo deu muito certo pra nos vindo pra cá. Acho que demoramos muito menos tempo que o normal, para estabelecer residencia e pedir documentos e tudo isso foi graças ao serviço do Carrefour de Intercultures daqui. É verdade também que estamos morando em um local muito bem localizado. Passam muitos onibus bem na frente de casa (não, não tem barulho, os vidros são duplos por causa da calefação), tem supermercado, loja de conveniencias, clinica médica, banco, farmácia (onde também tem correio e um monte de bugigangas, chama-se Jean Coutu e é uma rede imensa aqui) - tudo isso a alguns passos de nossa porta (bem menos de uma quadra). Tem o Parque, que dá para ir a pé e fica na beira do rio. Tem uma pracinha bem legal na rua de trás. Ou seja, tem tudo que precisamos por enquanto. Ainda mais para quem não tem carro, isso é tudo. Nossos meios de transporte são: uma bici (roxa...hehe a minha) e um carrinho para compras que o Rudi insistiu para comprar (ele que transportava os sacos do super até aqui...hehe). Em cinco minutos dentro de quaquer onibus nós estamos na estação Henri Bourrassa do metro, quer dizer, estamos em Montreal, e aí é correr pro abraço que o metro te leva para quase qualquer canto (ou pelo menos te deixa perto). Então, eu me sinto morando em Monreal em um bairro mais distante, que era exatamente o que Laval era antes de virar cidade. Como desde pequena morei longe de tudo e tinha que me transportar pra todo lado, pra mim até que é normal. O bicho pega mesmo é no finde. Os onibus são mais escassos, e aí dá um certo desanimo de andar por Laval. Prá ir a Montreal, é até tranquilo, mas se tu queres passear por aqui, é meio sacal. Onibus pra lá e pra cá, espera e espera... O resultado é que ainda não conhecemos muita coisa de Laval, que por sinal é enorme... A cidade é muito espalhada e isso dificulta a vida de quem não tem tudo na mão como nós e não tem carro. Como não temos certeza de quanto tempo ficaremos por aqui, ainda resistimos a comprar uma barca véia, mas vamos ver por quanto tempo. O pior foi o dia que nós viemos no bumba com a bici, que tinhamos acabado de comprar. Que vergonha! Por acaso absoluto o bumba vinha vazio, mas ficou lotado em seguida (e nem era hora de pico...). Ah! Essa história de que os aluguéis aqui são muito mais baratos que em Montreal, também não é bem assim. É verdade que não pesquisamos muito sobre isso, mas conhecemos gente que paga o mesmo que nós ou menos em Montreal (claro que não no Centre Ville e nem no Plateau) em apartamentos relativamente equivalentes ao nosso. O que eu acho é que a presença de metro perto facilita a vida demais! Outra coisa, é que ainda não vivemos o verão aqui. Daqui há dois meses as crias vão estar de férias (grandes!) e eu vou ter que achar atividades para todos os dias com elas... Dizem que as piscinas publicas são numerosas e muito boas, vamos ver. Os parques da cidade são bem lindos e dá pra andar de bici pra todo lado aqui (é só ter folego). Transito também não vi, só na ponte para Montreal, dependendo da hora. Poluição também não chama a atenção. Em suma: o que realmente nos chamou a atenção até agora, especificamente falando de Laval, foi o serviço de acolhida a imigrantes (que talvez seja assim em todos os lugares, não sei) e a localização do nosso canto. Claro que conforme o tempo passa vamos tendo mais dados para comparar. Essa é só a primeira impressão. E esse post ficou muito chato... blargh! Espero que tenha ajudado alguém.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Salut mes enfants(acho que é assim que nossa professora de francês nos chamam..hehe)
Muito interessante seu relato. Mais uma vez feito de forma realista e tirado de uma opinião de quem realmente está vivendo de onde escreve, sem visões tedenciosas ou algo parecido.
Affectueusement(gostei desta palavra...hehe..no meu dicionário consta como "abraço")
Sam.

9:37 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi, eu e meu marido estamos adorando a forma em que vc descreve a cidade... acho que vou te contratar como guia...rsrsrsr...Bjim.

8:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

Para mim não ficou nada chato e ainda valeu por dar mais detalhes sobre a relação Montreal-Laval...Temos um grupinho de pessoas, aqui em Recife, que estão no processo , dentre elas, 6 irão pra Laval e 4 para Montreal,outras terão outros destinos...
Então, o que tiver na frente sobre Laval estamos devorando!!! Beijos
PAOLA

7:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

valeu Mylène,

informações assim é que todo "futuro imigrante perdido" sem saber nem para que cidade vai, precisa ler.

"chato" ??? tu rigoles..... pas vrai!

muuuuuuuuuuuito bom!

Obrigado por atender os pedidos sobre Laval, eu fui um dos "chatos" que pediu! ;-)

Abraços e continue a sua terapia de blog.... nos ajudando, contando o que vc vê por ai.

Carlos Luiz

10:44 AM  

Post a Comment

<< Home