Wednesday, February 21, 2007

FESTA!!!! UM ANO!!!! VIVE LE QUÉBEC!!!

So uma coisa a dizer: se esse ano era pra ser o mais dificil.... IIIIIUUUUPPPIII!!!!!! Nao podemos nos queixar das 'dificuldades'. Nao mesmo! Se esse era pra ter sido o mais duro...vâmo que vâmo! kkk Claro que eu tô brincando com a historia de que o primeiro ano é o mais dificil e tal. Ouvimos isso desde que assistimos a primeira palestra do Roque em 2005. E faz sentido... e muito... No primeiro ano sofremos mais com a lingua, com as idas ao supermercado, com o horario do lixo, com a documentaçao, com os mapas, etc e tal. No primeiro ano sentimos mais falta do gostinho da nossa comida (isso por que ele ainda esta fresquinho na memoria...depois é com diz a Mari Lucia: 'A gente chama urubu de meu louro' e come bem feliz esses bolos que sao puro creme de banha). Acho que durante o primeiro ano as pessoas se preocupam mais com a gente e, na melhor das intençoes acabam fazendo perguntas meio pentelhas do tipo: 1) tem certeza que vocês nao voltam? (Cristo, como posso ter certeza?); 2) tao pensando em voltar? ('Obvio' que estamos, afinal viemos de 'férias'...); 3) tem muita saudade do Brasil? (Essa eu adoro responder: Claro que tenho... Nao pode imaginar o quanto eu me sinto solitaria quando vou pegar meu carro e nao tem nenhum flanelinha me esperando!). Ta certo que as pessoas pensem que uma criatura que pega o marido e dois filhos e se manda pro outro lado do planeta (que alias congela) sem ter nada certo...nao seja la das mais saudaveis mentalmente falando. Alias, concordo plenamente! Agora tudo tem limite! Ao fim de um ano a gente ja ta cansado de responder se vai ou nao voltar, em todo o caso fica aqui registrada a resposta: NAO!!!! (pelo menos por enquanto, quando mudarmos de idéia vocês serao os primeiros a saber...prometo!). E fim de papo! Esse assunto nao nos preocupa de jeito nenhum agora. E nem pode preocupar. Ninguém pode se concentrar em bem se adaptar a uma nova cultura se ficar pensando a cada dia: sera que eu fiz a coisa certa? sera que vou me arrepender? sera que eu devia voltar?Sendo assim esse assunto esta temporariamente FORA de nosso cardapio de pensamentos e SEM data pra retornar. Falei e disse! Mas como eu ia dizendo antes de desabafar (alias, favor nao fazer essa pergunta pro Rudi também, ele nao parece muito motivado ao divorcio...), é que obviamente nos nao estamos esperando o paraiso sobre a Terra so por que o primeiro ano passou. Tudo é relativo! Dificuldades vem nao importa quando e temos é que nao esquentar muito a mufa com isso. A gente vai resolver 'au fur et a mesure'. Entao o Pedro e a Giulia querem festejar amanha, que é o dia em que nos tornamos residentes permanentes no Canada. Pena que eu tenho aula até a 19, mas acho que vamos dar um jeito de jantar fora ou sei la... Nos merecemos! Este ano provamos ser uma equipe das mais afinadas. Nunca vou ter palavras pra agradecer o que essas três criaturas fizeram por mim durante os ultimos doze meses. So pela presença deles eu me mantive com os dois pés no chao (bom...kkk...pelo menos tentei bastante) e nao me afundei de vez em um monte de papéis e oportunidades e amigos e correrias e loucuradas. Eles existiam, estavam aqui, estavam me esperando e precisam de mim como eu preciso deles. Sabendo disso, eu tinha sempre comigo um termometro que me avisava a hora de parar, de relaxar, de voltar. E quando eu voltava eles estavam aqui e isso me fazia (e faz) imensamente feliz. Pedro, Giulia e Ru, vocês sao a minha ancora, a minha raiz. Valeu por me entenderem e me darem força nesse ano que eu tive que abrir uma pequena clareira no meu terreno... e vocês bem sabem que nao foi sem esforço. Acho que conseguimos abrir um espacinho, ja é uma GRANDE coisa! Desculpa pelas muitas horas que nao posso estar com vocês...a sessao que vem vai ser mais tranquila (ouço o Rudi dizer: ' Ah, ta! Isso é o que eu ouço ha 12 anos!). Essa sou eu, fazer o quê? Aos meus filhos o que eu desejo do fundo do coraçao é que formem uma familia como a nossa, onde cada um é live para sonhar da sua maneira e todos perseguem os sonhos de todos. Cada vitoria mesmo que aparentemente pequena deve ser comemorada, so assim a vida faz sentido. Entao pra minha super maravilhosa equipe de gente pra la de batalhadora eu so tenho a dizer um OBRIGADA do tamanho do mundo! Que esse segundo aninho que começa amanha seja ainda mais incrivel e maravilhoso que o primeiro! Parabéns pra nos pela coragem, pelo desprendimento, pela alegria, pelo bom-humor, pela uniao, pelos enormes esforços...e por tudo o mais! Se cada um tem o que merece, parece tem Alguém la em cima dizendo que nos merecemos toda a FELICIDADE do mundo! Assim seja!

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Congratulations.
Deschamps.

4:17 AM  
Blogger Gadi, Suzi e Ana Luísa said...

Super divertido e cheio de informações teu Blog!! Queria te fazer uma perguntinha - não te preocupa que não é nenhuma daquelas! 5 coisas que vc mais gostou em se tratando de adaptação, e outras 5 que te decepcionaram com relação ao Canadá. Como estou indo na metade do ano, quero me preparar psicologicamente! ABRAÇÃO, coterrânea!

12:49 PM  
Blogger Sandra Vicente said...

Merecem mesmo! Comemorem MUITO!!!
Acho que vocês estão sabendo equilibrar as coisas, mesmo quando diz que os 3 te dão o maior apoio. É assim mesmo que tem que funcionar.
Parabéns!
E o Rudi na área dele? Pergunto isso porque é próxima a do meu marido e não sei como é o mercado de trabalho aí nessa área deles.
Beijos!

6:02 PM  
Anonymous Anonymous said...

Parabéns pelo blog, pela família e pelo níver de 1 ano. Esteja certa que as estórias de vcs também encorajan outros "loucos" que querem ser imigrantes.
abc, camila

3:45 PM  
Blogger Unknown said...

Olá bela família...
parabéns pelo sucesso de vcs, e com certeza são merecidas muitas comemorações, não é fácil encarar uma nova vida em outro país, sabendo que dificuldades viriam e que todos teriam que estar unidos para enfrentar. Parabéns a vc Milene por esta bela família que vc tem, ela é nossa âncora da vida. Sucesso

11:31 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Mylene,
meu nome é Joana, também sou psicóloga e tenho interesse de ir para o Canadá. Gostaria de te fazer umas poucas perguntas a respeito da equivalência de diploma. Se você tiver um tempinho por favor me escreva. Prometo não tomar muito de seu tempo.
Obrigada!
Joana
jmut44@hotmail.com

1:03 PM  
Blogger Andando no deserto said...

Mylène,
Parabéns por completar um ano de vida no Canadá. Eu e minha esposa acompanhamos seu blog regularmente, não somente em busca sedenta de informações sobre o Canadá, mas principalmente para acompanhar a vida de uma família que aprendemos a amar sem conhecer.
Abraços

4:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

Salut Mylene.

Estou passando aqui novamente para deixar meus votos de feliz aniversário. Não é sempre que comemoramos um aniversário como este. Viver em um país que não seja nossa terra natal não deve ser uma tarefa fácil. Vcs devem estar muitos coesos para conseguir tal objetivo.
Deixo aqui meus parabéns a toda familia, que com certeza sem eles seria muito mais dificil, e que possa participar de outros aniversários como este.

Um grande abraço,

Sam.

7:29 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Todo mundo...muito obrigada! A comemoraçao continua! Abraços!

11:44 AM  

Post a Comment

<< Home