Saturday, March 10, 2007

Montréal en lumière

Faz duas semanas. Resolvemos enfrentar o inverno e sair a noite no Québec - ao ar livre! Doideira completa, ainda mais com duas crianças, mas valeu a pena. Era o festival Montréal en lumière, uma tentativa de tirar a galera de casa a todo pano nessa invernada de lascar. A festa é linda demais: luzes por tudo, show de fogos de artificio, musica, glissade, gente fazendo espetaculos pela rua, patinoire,... Mas que frio!!!! Basta dizer que isso tudo acontece no Vieux Port, o ventinho encanado é basico e a sensaçao térmica deve ser de uns 10 graus a menos do que marcam os termômetros. So pra vocês saberem, os termômetros marcavam menos 16. Esse lance aqui embaixo eu achei muito engraçado. É uma armaçao de metal com varias estufas dentro. Entao a galera se reune ali pra assistir aos shows ao ar livre sem congelar muito. Realmente fica bem mais quentinho la dentro, mas é um atrolho total. Ninguém sabe se o calor vem das estufas ou da aglomeraçao de gente. Olhando de fora parecem um monte de moscas sobre uma gota de sorvete derretido. A glissade de gelo de 200m contruida especialmente pra festa. É uma delicia! O unico detalhe é que pra glissar tu precisas pegar o treno que eles dao (que tem o tamanho perfeito), e pra pegar esse treno...15 minutos numa fila. Faz frio! As crianças brincam e correm em volta, pra eles tudo bem. Mas a gente tem que ficar ali parado esperando nossa vez. Infelizmente nao ha paciência que aguente ficar esperar duas vezes e aqui esse negocio de ficar guardando lugar na fila nao pega muito bem.
E assim chegamos a conclusao que ainda nao estamos termicamente preparados para os esportes de inverno. O pior é que roupa nao nos falta, mas algo acontece com a sensibilidade de nossos rostos: doi! Mesmo que pra fora da roupa so tenha o rosto, a sensaçao é de dor no nariz, nas bochechas, o nariz cola por dentro e até o branco do olho doi... (tudo bem, posso estar exagerando....).
Em todo o caso, esta festa é bem especial pra nos por que sempre cai na época em que fazemos aniversario no Québec. Ano passado quando estavamos chegando nem pensamos na possibilidade de sair na rua nas temperatura glaciais desta época. Esse ano, nosso primeiro niver, valeu. Claro que a manteiga derretida aqui nao aguentou e congelou as lagrimas durante o show de fogos. Além das luzes coloridas e maravilhosas, a trilha sonora que eles colocaram era mesmo pra me emocionar: Aguas de março cantada em francês pela Mônica Freire (a cantora brasileira que mora aqui). Meu pai amava a Elis Regina e essa musica marcou muito a minha infância. Pois é... aguas de março...


0 Comments:

Post a Comment

<< Home