Saturday, September 08, 2007

A nossa Vava


Essa é a semana dela. Minha maezinha esta de aniversario. Feliz aniversario mamae! É dificil escrever sobre a mae da gente. Ainda mais sobre a minha. Acho que todo mundo acha a sua, a melhor mae do mundo. Nenhuma novidade até ai. Eu acho a minha a melhor também. E tenho boas razoes para isso. Acho que aprendi muito mais com o jeito dela ser do que com o que ela me disse, embora isso também tenha sido importante. Mas mais do que discursos, minha mae me deu exemplos ( e olha que ela adora discurssar).

Hoje eu estava lembrando que quando eu tinha uns 7 anos falei pra ela que eu também ia morar em Paris, como a minha tia. Naquela época, meu sonho era sera a primeira bailarina da Opera de Paris. Nem mais nem menos, voyons! Lembro que ela sorria e mesmo que talvez ela achasse minhas ambiçoes um pouco fora de orbita, ela nunca me disse isso. Também nunca disse que ia ficar com saudade de mim, que queria me ter sempre perto dela. Minha mae sempre soube que um dia eu ia pra longe, bem longe. Tudo que me lembro é que ela dizia: 'otimo, assim eu vou ter uma boa razao para sempre voltar a Paris'. Pra minha mae nenhum oceano no mundo é grande o suficiente para afastar ela de mim.

Mas nao, eu nunca fui a primeira bailarina do Opera (nem a segunda, terceira ou milésima). Esse foi apenas um dos 5.567 sonhos que eu ja tive. E ela...ela escutou a cada um deles. Dos mais loucos, aos mais reais. Quase todos os meus sonhos me levavam pra longe dela, mas ela nunca tentou me fazer mudar de idéia. Grande alma tem a minha mae. Grande generosidade.Uma grande mulher é a minha mae!

Quem olha nao consegue talvez ver a enorme fortaleza que ela é. Minha mae sempre trabalhou nos bastidores. Nunca quis as luzes sobre ela. As luzes ela deixava pro meu pai, pros meus irmaos e pra mim. Ela se sente feliz de ver a gente brilhar, ela nao da bola pra isso. O que a minha mae gosta é de cuidar dos outros. Que grande médica o mundo perdeu! Ela sempre tem a soluçao pra tudo, de unha encravada a dor de crono (como a gente diz nos Pampas). Em geral a soluçao envolve alguma coisa pra comer (de chocolate a mocoto) ou beber (de cha-de-cridreira a um golinho de wisky). O engraçado é que sempre funcina, talvez seja o efeito psicologico.

Quando eu era criança lembro da gente brincando de comidinhas. Tadinha, acho que ela queria ver se despertava em mim algum talento para culinaria. Doce ilusao! Nas nossas brincadeiras eu sempre deixava ela picando as folhinhas, pegava uma bolsa e dizia que ia viajar, que faça o favor de cuidar das minhas filhas. Pena mae, que eu nao posso mais te pedir isso!

Faz mais de um ano que eu nao vejo a minha mae. Muito tempo! Muito, muito, muito tempo! Nunca fiquei tanto tempo sem vê-la. Ela me vê nas fotos do blog, comenta as minhas roupas e o meu cabelo. Mas a minha mae nao tem blog e o MSN ainda é um desafio na familia. Faz tempo que nao vejo a minha mae! Nos falamos todas as semanas. Mesmo quando estou viajando, dou um jeito de ligar pra ela. Nem que seja so pra dizer que ta tudo bem, que estamos na luta, que é isso ai. Desde que sai de casa, aos 19 anos, sempre, sempre que eu tive um problema, no outro dia o telefone tocava e era ela, querendo saber o que tinha acontecido, por que eu estava triste, quem era o fdp que estava me fazendo sofrer. Minha mae ama quem me ama, detesta quem nao me ama. Isso é que é mae! hehehe

A minha mae nao chorou quando eu fui embora. Ela sofreu, mas nao chorou. Quando entrei no embarque, todas as minha amigas estavam chorando e eu entao... Mas ela ria, ria e dizia que tudo ia dar certo e que nao era motivo de chorar. É forte a minha mae! Ainda por cima as gurias me contaram que quando a galera foi se disperssando meio chorosa, era ela que dizia para pararem de chorar para 'nao atrair energias negativas'. As gurias riram..muito doida essa minha mae!

Eu tenho muitas coisas pra agradecer a minha mae, mas a principal é liberdade que ela me deu. Liberdade pra sonhar, pra mudar de sonho, pra sonhar de novo, pra ficar sem sonho. Liberdade pra ir e voltar, pra pensar e pra mudar de idéia. Pra amar e também pra odiar. Pra me revoltar, me emputecer. Liberdade pra chorar e gritar, de alegria ou de raiva. Liberdade pra me procurar e me achar. Liberdade pra buscar a minha felicidade, onde, com quem e do jeito que EU quisesse e nao onde, com quem e do jeito que ELA achasse melhor. Minha mae nunca me julgou. Os meus erros ela ouviu, as minhas lagrimas enxugou e a soluçao ela sempre apontou, nem que fosse com a frase mais simples do mundo 'quando a gente nao sabe o que fazer, melhor é nao fazer nada'.

Minha mae nao conhece a minha casa, o meu diretor, minha vizinha libanesa, minha amiga francesa, meus colegas, o esquilo do meu patio, nem o meu jeans novo. Eu nao posso mais tomar café sabado na casa dela, nem acompanha-la nas caminhadas de domingo na beira do Guaiba. Eu escolhi ir pra longe. Nao foi ninguém que me levou pra longe dela. Nem a desculpa de ter casado com gringo eu tenho. Fui eu mesma, de livre e espontanea vontade, que fui embora. Eu nao tenho nada que me queixar e nao me queixo.

Mas nessa semana do aniversario dela, eu queria que ela soubesse que eu sinto muito a sua falta. Que uma mae faz muita falta na vida da gente, nao importa a idade que a gente tenha, e que se eu pudesse eu ia la uma vez por mês, so pra bater um papo, dar uma caminhadinha, tomar um chimarrao. Agora, no caso de....so no caso de...que ela queira vir com o Tuta passar o Natal com a gente.... Ah, eu ia ficar super feliz! Nem é tao frio...isso é intriga da oposiçao...Ano passado nem teve neve....tivemos até um Natal verde! Além disso tem os subterraneos de Montréal para fazer as compras, a gente quase nem passa frio. Ja cmprei um casaco de neve novo pra emprestar pra ela o meu do ano passado. E, é claro, no quesito originalidade, a vitoria estaria garantida. Até agora nunca vi meus amigos receberem visitas do Brasil na época das Festas. É so começar o friozinho que a turistada deita o cabelo e nos deixa aqui sozinhos dentro do freezer (brincadeirinha, brincadeirinha...nao é freezer nao...).

Maezinha: desejo que tu tenhas um otimo aniversario. Vamos comprar uma garrafa de vinho pra beber um gole em tua homenagem no dia 12. Eu te amo muito e acho que a melhor coisa que posso te desejar é o que tu me desejas sempre: QUE DEUS TE ABENÇOE E TE CUBRA DE FORTUNA!

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Pra começar, como de habito quando leio o teu blog, deixa eu enxugar as minhas lagrimas. Desejo um Feliz Aniversario para a tua mae e , mesmo que tu nao tivesse escrito todas estas maravilhas sobre ela, eu ja saberia que ela é maravilhosa, visto a forma divina como te criou
Parabéns para a mae, parabéns para a filha
beijo
leticia

5:02 PM  
Blogger Sandra Vicente said...

Isso mesmo: vendo a filha a gente já imagina a mãe. É uma virtude criar filhos assim.

9:25 PM  
Blogger Renata, Dory, Olívia e Vítor said...

Faço minhas as palavras da Letícia: deixa mais uma vez eu enxugar as minha lágrimas!
Minha mãe tb é assim....não me quer perto dela, me quer feliz seja lá onde for!
Que amor é esse não? Chega a doer de tão lindo e forte. Minha mãe tb é uma fortaleza. Que sorte nós temos de ter uma mãe como as nossas!

10:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

Pelo que me falaram (seu blog é famoso) vc é psicóloga. Eu sempre tive uma antipatia por esse povo, me desculpe, mas vc é exceção. Adoro ler o seu blog, e como li em algum canto aqui seus comentários sobre os leitores do blog, deixo aqui o meu: seu blog é único, faço parte da "galera" encantada com as belezas e encantamentos com o ainda desconhecido. Apesar do seu blog não trazer nenhuma informação a respeito do precesso de imigraçaõ ( entrevista,CSQ,etc)frequentemente passo por aqui pra ver que no Quebec é diferente. A visão do blog é outra, já não existe aquela euforia inicial,e acho que nem existiu, pelo menos aqui no blog. São relatos sobre o cotidiano de uma família muito "doida", não quero dizer de forma alguma desestruturada, pelo contrário, que resolveu mudar-se para o Quebec.
Felicidades pra vcs e á bientôt!
Fernanda

7:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

Que emocionante!!!
é uma mãe que cria os filhos para o mundo, e o ciclo continua... vc está criando os seus para o mundo tb! é a corrente da independência que se perpetua...
e salve as nossas mães!
Que Deus acalente o coração da sua e lhe de força para encarar a friaca do Natal.
um abc, Camila

5:46 PM  
Blogger Rossana said...

Parabénsss para a a Vava!! Com o devido atraso!!

Parabéns a todos!!

Seu blog cada vez melhor!!


Agora fala sérrriooooo!! Natal sem neveee? Como assim?? hahahaha

bisous!!!

4:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

...my, esqueceu de umna coisa importante! Frase da Vava..."quando você estiver com muita raiva, muita raiva de alguem ou alguma coisa va para o campinho e dê 10 pulos gritando e colocando tudo para fora" essa sempre funcionou comigo....

beijo

lipe

10:25 AM  

Post a Comment

<< Home