Tuesday, October 23, 2007

35 no lombo

Pois é, essa semana é minha: 35 no lombo, escorpiana até a raiz dos cabelos, com ascendente em virgem pra aumentar a malice da pessoa e lua em câncer pra amar loucamente a familia (e lhes enlouquecer em primeiro lugar, logico!). Chegou a minha vez esse ano...nao tem jeito. Acho engraçada as relaçoes que as mulheres desenvolvem com os anos que passam (leia-se com as rugas que aparecem, os cabelos que embranquecem e as bundas que caem). Digo "as relaçoes" por que sao realmente diferentes essas relaçoes.
Ja conheci gente que nao conta a idade nem abaixo de ameaça de morte (de morte mesmo, daquelas bem doloridas...). Mas nem a pau que elas contam. Esse tipo de relaçao com a idade é o que eu acho mais engraçado (pra nao dizer meio...esquisito...pra usar um eufemismo). No fundo todo mundo pode muito bem imaginar a idade da fofa: as ruguinhas nao negam nao, minha senhora, a idade dos filhos também nao e o marido...tadinho...esse de vez em quando solta umas pistas que ai...ai se ela escutasse! Mesmo assim, elas juram que disfarçam e juram que todo mundo pensa que elas tem menos anos no lombo (se nao qual seria a moral de esconder?). Mas tudo bem, é o direito da criatura. So que eu tenho direito de achar besteira se estressar tanto com isso. En tout cas...
Por outro lado, graças à Deus, conheço algumas mulheres que desenvolvem com a idade, uma relaçao que eu diria...quase de amizade. Fim-de-semana passado estive com uma dessas mulheres. Ela, em plena quarentena, tu olha e nao diz. Mas quando eu digo que tu nao diz, nao estou falando da aparência das rugas na mao ou no olho. Eu falo da energia, do dinamismo, do entusiasmo, dos projetos, da inteligência, da perspicacia, da luz, da esperança. Coisas que, pro meu gosto, sao as verdadeiras fontes da beleza feminina. Essa mulher é linda! É linda como a Cris, minha amigona, alias me lembrou muito ela. Sem traumas, sem fresuras, sem: 'tu tem menos celulite que eu', ou 'teu cabelo brilha mais' ou 'so compro nessa loja que faz apenas uma ou duas peças de cada modelo...sei la, nao fico afim de achar alguém com um modelo igual ao meu, ui credo!'. Sem nada disso! Gente cabeça aberta, afim de aprender e dividir o que sabe...espirito rico...beleza pura. Vendo um exemplo desses é que a gente se da conta que cor de olho, tamanho de bunda e/ou peito (e/ou formato), cor de pele... nao tem mesmo nada a ver com a verdadeira beleza feminina. Ja conheci modelos de beleza fisica por quem, ca entre nos, eu nao me trocava de jeito nenhum. Mas modelos de beleza real, como essa querida pessoa, nao digo que eu me trocava, mas digo que me inspira a melhorar. A buscar mais, a me puxar, caramba! Ainda por cima, na casa dessa pessoa, achei um livro que so pelo titulo era exatamente o que eu estava precisando ouvir (o Rudi diria que é o que eu sempre precisei ouvir)... Pausinha:preciso confessar um pecadinho. Se ha uma coisa que eu adoro olhar é estante de livros. Adoro! Nao interesa se elas estao em uma biblioteca, livraria ou...na casa de alguém. Entao eu sempre acabo dando uma reparadinha basica nos titulos que meus amigos lêem (ou fingem que lêem...hehe). Nao com o intuito de julgar, nada disso! É apenas uma curiosidade. Além disso, acho que o que a gente lê fala muito de como a gente é. Também adoro mostrar minha estante pros outros...Adoro! Adoro falar dos meus livros (mesmo aqueles que eu ainda nao li completamente...bom, nao é à toa que pagamos um enorme excesso de bagagem). Mas voltando ao titulo que me chamou atençao: "Nao adianta apressar o rio (ele corre sozinho)". Tao basico, tao lindo! Fiquei pensando nele esses ultimos dias. Voilà uma liçao para estudar dos 35 aos 40. Sim, por que dos 30 aos 35, posso dizer que atingi meu ponto maximo numa outra liçao.
Pois todo esse bla, bla, bla, era pra falar dos meus 35 que completo essa semana, caramba como eu dô voltas! Eu andei pensando neste ultimo mês (segundo meu chum, o mês do "inferno astral") sobre o que eu aprendi na ultima década (ai, quando a criatura começa a dividir a vida em décadas, ta sério!). Sei la, me sinto tao diferente, mas nao sei se identifico exatamente a razao disso.
Uma das minhas hipoteses é que, dos 28 pra ca, me trabalhei pra caramba em um objetivo bem especifico que posso dizer, a essas alturas até que consegui efetivamente atingir. Tudo começou quando eu tive uma crise de desespero antes da minha sessao de defesa do mestrado. Tava apavorada, mas tao apavorada, que uma das minhas colegas mais competitivas, se encheu de compaixao e me mandou um e-mail. Esse e-mail todo mundo deve conhecer. É a historia de uma corrida de sapos em direçao à ponta mais alta de uma antena. Aparece uns desenhos e tal é super engraçado. Ai, tao la os sapos subindo e a galera em volta (outros sapos menos atléticos, provavelmente) gritando que aquilo era uma loucura, que era ridiculo, que nao ia dar certo. Assim, os sapos foram aos poucos desistindo, desistindo... Mas tinha um que tava doidao la e nao parava de subir e subir e acabou ganhando. Quando foram analisar porque o dito sapo ganhou, descobriram que ele era surdo. Vejam so a minha "profundeza" de espirito, foi lendo essa bobagem que eu me dei conta de um grande problema que eu tinha: eu pensava muito na opiniao dos outros....isso contava demais pra mim. Pobre de mim! Mas nao pensem que foi assim: ah, me dei conta, encontrei a luz, cheguei ao nirvana e elevei minha alma. Que nada! Isso foi so o começo de muita luta e reflexao, e auto-analise, pra arrancar essa neura da minha vida.
Hoje, às vésperas de completar meus 35, acho que esse ponto é um dos principais fatores que diferenciam uma menina de uma mulher. meninas estao sempre estressadas com a opiniao de todo mundo, ainda têm aquela ilusao que vao conseguir um consenso de opinioes (todos vao ama-las). Oh, doce ilusao! Mulheres...sei la...acho que mulheres ja levaram tanto na cabeça, ja conheceram tanta rejeiçao, e tanta aceitaçao também, que meio que começam a pouco ligar pro que a massa pensa. Isso nao quer dizer que nao se preocupem com que ALGUMAS pessoas pensam. No final das contas, as opinioes que interessam sao as de pessoas que podem realmente ter um efeito REAL nas suas vidas (o efeito REAL, nao é tao obvio como parece), pessoas que elas mesmas admiram e por isso a opiniao delas conta tanto...Bref: pessoas especiais! Pensando assim, tu tira dos teus ombros uma grande massa de gente inutil e desprezivel que tu fica arrancando os cabelos pra agradar (Como vocês perceberam, a diplomacia ainda nao foi uma caracteristica adquirida com a idade... e pior é que tô achando que essa vai ficar pra proxima encarnaçao).
Entao isso eu posso dizer que consegui. Hoje em dia, me estresso sim com algumas opinioes...mas pra ser alguém relevante pra mim, tem que conquistar a minha admiraçao (claro que isso nao vale para elogios...hehehehe...esses eu aceito de bom grado de todo mundo, eles nao estressam, so deixam a vida mais colorida). A gente consegue transcender a importancia da opiniao da massa quando se conhece um pouco melhor, quando fica mais segura de si mesma e de suas metas, quando aprende a se gostar apesar da quantidade de defeitos. Sem duvida, ter conquistado essa segurança foi a base de todas as minhas mudanças psicologicas e fisicas (e de continente).
Pois, a partir de agora vou começar a trabalhar esse lance do rio. Deixar o rio um pouco em paz! Ele corre sozinho mesmo. Tudo bem que, se tu nao remar nunca, é bem provavel que demore bem mais tempo para chegar em algum lugar. Mas se remar desesperadamente, sem dar bola pra correnteza do rio, so pensando no ponto de chegada... periga também demorar mais. Equilibrio! Êta troço complicado! Complicado e fundamental. Como podem ver, nao vai ser por falta de projetos que eu vou envelhecer tao cedo (podes ser bem o contrario...).
A minha relaçao com a idade e o tempo que passa (e a gravidade de cima pra baixo) eu tô amadurecendo lentamente. Ainda nao posso dizer que fico louca de feliz quando enxergo minhas celulites. Eu nao. Mas também nao digo que entre em depressao por causa disso. Estou aprendendo a dar mais e mais valor ao que vem de dentro, à pessoa que eu sou, e menos ao que esta na superficie. Talvez isso queira dizer amadurecimento...talvez nao. De qualquer jeito é assim que eu me sinto na beira dos 35. Até aqui, posso dizer que concretizei diversos sonhos, mas ainda tenho muitos outros a perseguir (uffs!).
Entao ta...podem me chamar de “balzaca” , nao tô nem ai. Eu tô é bem faceira com essa idade! A conclusao final é que eu nao trocaria a Mylène de 35 pela Mylène de 25...O Rudi diz que também nao (resta saber se ele ta sendo sincero...).

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Mylène, sempre leio teu blog, mas nunca achei necessário fazer nenhum comentário. Mas esse post sobre seu aniversário e sua idade me tocaram profundamente. Tenho 27 anos e devo chegar no Quebec as vésperas de fazer 29. Tenho um verdadeiro pavor só de imaginar em fazer 30 anos, embora saiba que esse dia vai chegar querendo ou não. Às vezes me pego pensando que chegar aos 29 no Quebec é tarde demais. Mas agora ao ler teu post, houve uma espécie de click dentro de mim, algo que diz: caramba ela tem 35 anos e exala juventude, sonhos, projetos, maturidade, alegria, inteligencia, beleza. Que belo e precioso exemplo você me deu com seu post, aliás seus posts. Sei que não vou desencanar de uma hora para outra, mas com certeza você me fez dismistificar um pouco essa coisa do "fazer 30 anos". Obrigada.

10:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ah e Feliz Aniversário!!!

11:02 PM  
Anonymous Anonymous said...

Parabéns, parabéns,hoje? é o seu dia que dia mais felizizizizizizzz.
Adoro seu blog,um dos poucos que eu acompanho,depois de chegar aqui.
Engraçado, pois a todos que eu vou conhecendo expresso minha estranhesa para com os blogs, comunidades, internet em geral, ou melhor, a relaçao que se estabece através deles.Sempre penso no meu jeito bem "toucher" de ser.Sou do tipo grude, amo abraçar bem apertado as pessoas, olhar no olho... Mas sinceramente, depois deste seu post (e os outros tb!)me sinto até sua amiga(e me sinto um pouco ridìcula tb!)Mas passei para os trinta enquanto o processo pra vir pra ca rolava, e tive mais ou mesnos o mesmo cliq tb. Putz achei hiper fantastico!!! Como se um véu caisse e hj me permito até de ser ridicula... simplesmente me permito pois todos os olhares nao mais me incomodam...(Bem ja ficou imenso)Mil beijos e abraçao apertado ,te encontro um dia!
AdrianaKangussu(Québec)

3:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Parabéns pelo aniversário, tb fiz dia 18, mas acho muito bom com 2 filhotes de 8 e 10... tenho certeza que os 35 serão melhores e não tenho problema algum com idade, acho que cada dia que passa ficamos melhores...
Que Deus sempre te guie e conserve tanta vitalidade,
um abc,
Camila e José Roberto

4:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

My,
Feliz aniversario, tudo de bom, tu merece o céu e a Terra !!!!! Amei teu post, faço 35 ano que vem e vou relê-lo às vesperas do meu aniversario. A impressao que eu tenho de ti é como o vinho da adega: quanto mais o tempo passa, melhor fica
continue nos encantando com a tua sabedoria, beleza, entusiasmo, energia, alegria,brilho , enfim, merci por seres tao maravilhosa!
beijos

11:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

My,

Vc é encantadora! Parabéns!

Como diria na minha terra "panela véia é que faz comida boa, minha filha"!!!!!

Adorei seu post, amei ver sua vitalidade!
Legal que conheça pessoas assim, que exalam energia.

Tenho 28 anos e um montão de amigas quarentonas, cinquentonas, sessentonas que são um exemplo REAL do "que devemos ser quando crescer"... Acredito que está se tornando uma delas...

Elas têm conteúdo, experiência e principalmente: vida!

Mais uma vez, parabéns!
Bj grandão para vc!

Natália, Recife - PE

5:09 AM  
Blogger Renata, Dory, Olívia e Vítor said...

Antes tarde do que nunca...tava viajando com a família e não poderia deixar de dar meus parabéns pelos 35 anos de entusiasmo e juventude!
Um beijo grande!
Renata

4:45 PM  

Post a Comment

<< Home