Sunday, October 14, 2007

Mudaram as estaçoes...

...nada mudou...Ahn?! Essa musica so podia mesmo ter sido escrita por um brasileiro. Nao imagino como um canadense poderia ter escrito esta letra.
Essa semana, definitivamente, o outono deu o ar de sua graça. E que graça! Eu estava colocando as roupas pra lavar e me dando conta que alguns dias atras eu ainda saia de manha de blusinha de manga curta. Faz so uma semana! Parece que faz um mês. Segunda-feira ja começou meio chuvosa, as temperaturas despencaram e le voila... outoninho basico. Outoninho que mesmo pra gauchada ja teria cara de invernada: umido, 7 graus de manha, folhas por tudo. Outono! Sexta fui almoçcar com uma amiga, temperatura ao meio-dia: 5 graus. Força que ta so começando!
Tô falando assim, mas depois de ter sobrevivido ao primeiro inverno québécois, sou meio contra todo o alarmismo que a galera que ta aqui ha mais tempo, e mesmo os québécois fazem. Nao tô dizendo que é levinho, longe de mim.... Mas também nao é esse terror todo. É engraçado por que, no fim do inverno passado, pensei que todo esse escândalo fosse so pra assustar (e de preferencia, espantar) os cucaratchos, mas agora tô vendo que nao. Uma colega alema recém-chegada, veio me perguntar com os olhos arregalados, se inverno era asim tao terrivel. Ela disse que logo que uma pessoa sabia que ela era recem-chegada, perguntava como estava se adaptando. Ela dizia que super bem e ouvia em seguida a famosa frase: 'Ah, é...isso é porque tu ainda nao passou pelo inverno daqui'. Fatidico! ( Detalhe: quando tu ja passou por um inverno eles vao sempre dizer: Ah, mas o inverno passado nao foi nada perto dos outros... Ihh, tu nao viu nada...' ou seja: sem escapatoria.). Ai eu entendi porque ela veio logo perguntar pra mim (supostamente alguém vindo dos tropicos): se houvesse um real escandalo a ser feito, certamente eu faria. No fim ela tava impressionada em ver que logo a latina nao tinha tido la todo esse terror do frio. No entanto, reconheço que uma coisa eu achei bem chatinha.
Ano passado tivemos o Natal verde, nada de neve. O inverno atrasou. Assim, eu toda ansiosa e meio preocupada com todo o escandalo da galera, tava louca pra ver logo esse monstro todo e nada. Quando dava uma nevadinha de nada, eu chegava no bureau toda faceira, rindo, de botas de neve e tal.... a galera achava um barato as inhas reaçoes, mas nao compartilhavam muito. Em dezembro todo mundo ja tava de cara feia quando as branquinhas caiam la de cima. E nada do inverno embarcar. Em janeiro ele começa a se empolgar, em fevereiro toca ficha, e em março...Ops! Em março eu ja pensando: bom ta legal, agora da pra ir acabando, né fofo? Ja deu o que tinha que dar. Mas que nada, ai que ele veio a fuzel. Em abril, as vesperas da pretensa primavera: tempestade de neve. Piada de primavera! Reconheço que achei bem pentelho... Ja fazia frio desde novembro, so que a neve mesmo a valer chegou em janeiro...De qualquer jeito em março tu ja te contando os dias pra colocar os roller-blades. Se eu posso dizer que teve alguma coisa bem chatinha neste primeiro inverno foi isso: o inicio que nao começa e o fim que nao termina. Se é que vocês me entendem...No mais, é isso ai.
O bom é que depois do primeiro a gente se prepara pro segundo muito melhor, e desmistifica algumas coisas também. Fiz uma listinha de coisas que aprendi e tô tentando por em pratica esse ano pra facilitar a vida. Nao têm so a ver com o inverno, mas com a passagem do outono para o inverno que é outra coisinha...
1) Aqui em casa o periodo preferido pra galera pegar griponas é na chegada do outono. Desde o ano passado aderimos 100% ao consumo de vitaminas desde a primavera (quer dizer, so da para dar uma paradinha no verao). Podem dizer o que quiserem, eu nao tenho saco de ficar comendo cenoura e nao sei mais o que 24 horas por dia. Nem saco e nem tempo. As vitaminas sao bem populares por aqui e depois de um inverno inteirinho sem grandes gripes, entendi o porquê. É claro que elas nao substituem uma boa alimentaçao. neste ponto We do our best!, mas mesmo our best as vezes nao é assez. Nao quero nem saber, eu complemento mesmo.
2) Ano passado estavamos em um apto. A chegada do outono e do inverno em uma casa é outra coisa. O primeiro ponto positivo é que tu mesmo controla teu aquecimento, sem precisar bater boca com o concièrge por que no apto dele faz 22 graus e no teu 19 ...Liga essa porcaria, meu! Aqui, fez 19 a chauffage liga sozinha e para em 22...Nunca temos frio em nenhuma peça da casa. Aleluia! No entanto, estar em uma casa tem seus...digamos...'trabalhinhos' a serem feitos. O primeiro e do qual eu ainda estou me escapando é de recolher as folhas. Meu vizinho tem a arvore mais linda da redondeza...é enorme e neste momento esta dourada! Qualquer coisa! Ela enfeita demais nosso jardim, mesmo estando do outro lado da cerca. O unico probleminha é que todas...repito...to-das, as folhas da fofa voam pro nosso lado. Fait que...meu patio ta lindo! Cheio de folhas douradas, precisando serem recolhidas urgente. Sem muito tempo pra isso, eu e o Rudi marcamos nossa batalha pra semana que vem. Até por que, aqui em Laval tem um lance muito legal. Tu compra uns sacos reciclaveis pra colocar as folhas e, as 7 da manha, do mesmo dia que passa o lixo, passa também um caminhao de coleta apenas dessas folhas colocadas em sacos especiais. É que eles levam para os agricultores que vao utilisar como adubo. Achei super primeiro mundo isso...hehehe Como diz meu professor Tremblay: pas mal de choses se passent a Laval. O unico detalhe é que temos que descobrir onde comprar os tais sacos, mas nao deve ser dificil. Outra coisa de ter casa é que temos agora tb um jardim. O nosso é lindo de morrer, embora eu ainda nao tenha colocado grandes esforços nele. As pessoas que moravam antes eram hiper-caprichosas e, somente graças a eles, esse ano logo que a primavera chegou nosso jardim desabrochou maravilhosamente. So que, quando a neve derreteu ano passado, me lembro que tinha uma especie de 'paninho' em cima do lugar onde as flores nasceram...tipo uma cobertinha. Bom, nao preciso dizer que passei logo na Rona pra comprar um livro sobre como preparar as vivaces pra sobreviverem no ano seguinte. Infelizmente ainda nao tive tempo de tocar nesta revista, mas quando tiver novidades coloco aqui. Ou seja, preciso também pensar no processo de hibernaçao do meu jardim...ai, ai...
3) Outra coisa aprendida é que nao vale a pena comprar casacos pro inverno nas liquidaçoes. Mas nao vale mesmo! Em geral eles sao ou finos ou pesadoes. Quando a gente começa a se acostumar e ficar em contato com as novas tecnologias de roupas para inverno (coisa que a gente nao tem mesmo como conhecer antes do primeiro inverno aqui), pecebemos que vale apena gastar mais com um North Face e ficar tranquilo e confortavel. Pras crias é um pouco diferente. Eles crescem rapido de mais e também nao vale a pena comprar casacos muito maiores pra durar mais, por que esses nao segurarao bem o calor. Além disso é bom que tenham pelo menos dois casacos de neve ja que eles brincam sempre na neve na hora do recreio, e acabam voltando meio umidos as vezes...mas so as vezes, a calefaçao é tao porreta que seca até poça. Mas tem que comprar um lance bom. Eles precisam também de calças impermeaveis para escola, e se nao carregam todo santo dia tu recebe um bilhete gigante. Ano passado, como fazia três dias que nao nevava, aproveitei pra lavar a tal calça. As profes enlouqueceram...imagina se inventa de nevar naquele dia e meus filhos nao pudessem participar do recreio. D'accord, compris!
4) Botas de neve. Pras crias vale a pena investir um pouco numa boa. Eles usam obrigatoriamente e sempre pra sair da sala. Ah...so uma coisinha... Quando a gente chega aqui, a gente pensa que neve é tipo chuva. Quando chove as crias nao vao pro patio, certo? Mas nao é. Eles vao pro patio embaixo de neve mesmo, mesmo os toquinhos das garderies...É um sarro. So quando tem tempestade é que nao. Entao eles tem que estar prepardos pra valer...outdoor mesmo...plein air...o ano todo. No entanto, pra nos, sinceramente nao acho que vale muito comprar botoes furiosos. A menos que você ame caminhadas na neve, fins-de-semana plein air (na neve), etc. No primeiro inverno a gente fica besta de ver a galera toda usando praticamente os mesmos sapatos que usavam no outono, durante o inverno. Nada demais. No meu bureau eu era a unica arigo que trocava de sapato chegando da rua. O pessoal usava o mesmo sapato. E olha que todo mundo chegava de metro. Quem so anda de carro, entao, so falta chegar de gougoune. Assim, acho importante obvio ter uma bota de neve legalzinha, mas nao é o fim do mundo se tu tiver que sair de sapato normal (menos salto, obvio!). Esse ano vou repensar meus pisantes. Além disso, nem pensar em ficar com o sapato pra neve todo o dia....Na calefaçao teu pé sua horrores... é super ruim (digo por experiência propria quando esqueci em casa meu sapato pra trocar...ninguém merece).
5) Frutas. Todo cuidado é pouco. No primeiro ano temos a impressao que...viva! As frutas nao têm estaçao no Québec. Tu achas no supermercado as mesmas frutas (ou quase) e acaba pensando que a vida é linda e que a gente pode comer até abacaxi (se quiser pagar 6 dolares por um pequeno, claro) em pleno fevereiro. Obviamente as frutas sao importadas, provavelmente amadurecem nos navios, ou seja...Argh! Nao é a mesma coisa de jeito nenhum. Por isso, esse ano eu comprei uma literatura especializada ....heheheh (O Rudi diz que esse é o meu jeito de lidar com tudo o que eu nao conhecço...de camping a épicerie: livros... Nao entendo por que ele diz isso...). Mas esse livro eu até recomendo, mesmo que so tenha dado uma olhadinha meio por cima até agora. Chama-se: Épicerie. Foi feito em funçao de um programa de TV de mesmo nome, onde os caras dao informaçcoes e dicas sobre os produtos do Québec e até receitas as vezes. Mas o objetivo é mesmo informar a galera sobre futas, verduras, legumes, formas de preparar para guardar as vitaminas, época do ano, entrevistas com nutricionistas, enfim... Foi uma das minhas profes de francês que indicou e vale mesmo. Pois entao os caras fizeram um livro sobre os primeiros sei la quantos capitulos do programa. É bem bonitinho e eu comprei no Loblaws, nao sei se tem em outros lugares, mas deve ter. Acho que pra quem ta chegando é essencial, nem que seja so pra saber os nomes dos trucs. Ah, é isso...serve também como dicionario ja que é bem ilustrado. Essa dica foi pros corajosos que ainda estao lendo este post quilométrico.
Ultima coisa: no inverno, ocupe-se. Agora quem ta falando é a psicologa. Em qualquer estaçcao do ano, o tempo livre em excesso, ode causar uma certa angustia. No inverno a gente tem menos opçoes outdoor...ou seja...Toca ficha, se nao o saudadao bate mesmo. Ocupados a gente nao tem tanto tempo para se entristecer...agora se procurar razao para se deprimir...tu vai achar mesmo!
Uffs! Acho que é isso...Mas tenho a impressao que estou esquecendo alguma coisa, se for o caso escrevo depois. Agora vou me mandar pra uma feijoada deliciosa, comemorando as baixas temperaturas... Tem até caipirinha de Pitu me esperando...Uhhhuuuu!!! Inté!

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

OUf! Voilà um post em que eu nao choro, que dei boas risadas!!! Concordo com TUDO o que tu escreveu, que o inverno chegando muda muito a vida da gente. Eu, por exemplo, desde a semana passada estou de mal humor os sete dias da semana e sei que sera assim até ... digamos ... maio ? quando o inverno deveria acabar. Meu marido ja me conhece e sabe, a sorte é que meu mal humor eu enfrento ... de bom humor!!!
Acho que la em POA eu sofria bem mais com o inverno pela falta de calefaçao , confesso que prefiro o inverno daqui, até porque dias de neve vêm geralmente acompanhados de um sol lindo e brilhante
Ah, pras roupas de inverno,na minha opiniao, o melhor lugar é a Winners, têm coisas maravilhosas e a preços sao bem acessiveis. ja faz duas semanas que nao tiro meu casaco de plumas que comprei la, na liquidaçao do ano passado, por 20 dolars
Para finalizar, como o inverno é longo, espero que em breve possamos estar juntas para tomar um chocolate bem quentinho e para falar , sans arrêt, das nossa ultimas aventuras
super beijo e bom inverno para nos
leticia

2:44 PM  
Blogger Sandra Vicente said...

Valeu por mais esse post.

3:47 PM  
Anonymous Anonymous said...

como sempre... ótimas dicas!
bom friozinho a todos!
Camila

5:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

ih! com o frio ja to até trocando
mau humor por mal humor!
leticia

11:02 AM  
Blogger Queila said...

Amo o outono e até que não me importo com o inverno. Não é o frio que é ruim. O problema é a falta de luz em novembro e dezembro e o fato de que quando o inverno começa parece que não vai acabar nunca mais...
:)

Otimo post!
Q

9:05 AM  
Anonymous Anonymous said...

Cara, eu adoro ler tuas publicações! hehehehe

Continua! Sempre!

Saudações,

Ed =]

10:58 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Mylenne !

Tudo bem ? Você tem transmitido impressões quanto ao Quebec e também quanto ao estilo de vida dos quebecóis. Entretanto, gostaria de tentar compreender certos estilos de vida. Parece-me que os mesmos não gostam de trabalhar muito como os brasileiros e além de uma expressão que sempre ouço delevar a vida fácil...eheeh?

Espero que tu me respondas...

Abraços
Adriana.

12:57 PM  
Blogger Mylène, Rudi, Pedro e Giulia said...

Oi, todo mundo! Valeu pelos comments!

Queila: tu tens toda a razao...esqueci de frisar esse ponto...a LUZ é fundamental.

Adriana: espero que nao tenham sido meus textos que te deixaram com essa impressao...Se foram, desculpa ai, mas houve um problema de comunicaçao. Eu nao concordo com isso de jeito nenhum.
O que eu acho que acontece, é que alguns imigrantes chegam aqui com um certo problema de auto-estima, e pra se sentir bem, precisam ficar colocando defeito nos québecois. Sabe aquele lance: pra eu ficar legal, os outros nao podem ser bons? Ai ficam inventando coisas do tipo 'que os brasileiros sao todos melhores que os québécois', que trabalham mais, que sao mais inteligentes, que têm mais experiência...BLARGH!!!! Eu tenho NOJO disso! Pra mim, nacionalidade nao tem NADA a ver com o valor da pessoa. Alias, acho que esse tipo de pensamento burro é a gênese de todo o racismo.
Ja que tu pediste a minha opiniao: nao, isso nao tem nada a ver. Eles trabalham tanto ou mais que uma boa parte dos brasileiros, estudam e correm atras tanto quanto. Nao vejo NENHUMA diferença neste aspecto.
Desculpa se fui muito incisiva, mas esse tipo de pensamento que ficam difundindo por ai me irrita demais.

Abraço,

Mylène

3:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Mylenne!!

Com certeza não foram seus comentários que subsidiaram as minhas impressões, pelo contrário fico sempre com a alma leve após a leitura dos mesmos. Concordo plenamente com você, quanto as projeções que muitos brasileiros fazem em relação aos quebecóis, ou mesmo em relação a qualquer outra pessoa independente da nacionalidade. Talvez eu não tenha sido clara em meu comentário quanto ao quebecóis, na verdade não fui. Entretanto, você respondeu a minha pergunta e agradeço desde já. Volto a salientar que de modo algum minha itenção foi pré-julgar os quebecóis, assim como tento não fazer com outras pessoas.

Mas muito obrigada,

Adriana.

6:08 AM  

Post a Comment

<< Home